• Nenhum resultado encontrado

Como verificamos anteriormente, a informação é uma das variáveis que mais impacto pode provocar no ato de investir para além das condicionantes do capital disponível, o retorno e risco que estamos dispostos a assumir para investir.

O objetivo deste estudo é encontrar respostas sobre o sentimento do investidor face à evolução da informação, a sua transmissão e de que forma estas contribuíram para o seu sucesso ou se a sua interpretação é enviesada, agindo assim de forma pouco racional no ato de investir. Para alcançar este objetivo foi desenvolvido o Método de Investigação Quantitativa21

através da formulação de um inquérito por questionário, dada a necessidade de se obterem informações a respeito de uma grande variedade de comportamentos como atitudes, opiniões e preferências sobre o tipo de ativos, informação e confiança nas suas capacidades enquanto investidor ou potencial investidor.

1 A População Alvo

Este estudo procurou abordar uma área de investidores e potenciais investidores que até à data não tinham sido abordados sobre A Importância da Informação no Mercado de

Capitais, que são os Alunos do Ensino Superior, nas áreas geográficas do Porto e Aveiro.

No sentido mais restrito sobre estas áreas geográficas, estudaram-se os alunos de três instituições de ensino superior que são: Universidade Portucalense (Porto), Universidade de Aveiro e o Isvouga (Aveiro), procurando obter assim uma representatividade equivalente entre ambas regiões.

O inquérito foi distribuído no quarto trimestre de 2011, em forma física cuja abordagem decorreu através da aproximação de dois pivôs chave, um no Porto e um em

21 “Os métodos quantitativos procuram dar explicações que generalizam os alvos do estudo. Uma amostra simples e cuidada e objectivos bem definidos, são aspectos fundamentais para um resultado com significância. O investigador deve observar e registar os dados cuidadosamente, tendo o cuidado que os interesses da pesquisa não se confundam com os interesses pessoais”. (Glesne &

34 Aveiro que cooperaram neste estudo, abordando os alunos de estudos de 1º ciclo e 2º ciclo de estudos, de forma aleatória por área de formação e quanto aos regimes de estudo diurno e noturno.

1.1 Amostra

Para obter-se a representatividade desejada no estudo, podendo retirar conclusões verosímeis do mesmo, num intervalo de confiança de 95% com uma margem de erro de 5%, obteve-se um número satisfatório de 323 inquiridos. A metodologia utilizada teve em conta uma difusão funcional aleatória e geograficamente direcionada no Porto e em Aveiro.

2 Objetivos do Inquérito

Com o intuito de se aprofundaram os conhecimentos acerca da opinião dos alunos que são investidores e os potencias investidores no mercado de capitais sobre a importância da informação, formulou-se um inquérito (reproduzido no anexo 1) pretendendo atingir os seguintes objetivos:

 Analisar a capacidade de investimento,

 Analisar a qualidade da informação disponível, os meios de difusão preferidos e a periodicidade desejável da informação,

 Analisar o comportamento e confiança do investidor.

o Verificar através de testes de hipótese a existência de relação ou de independência entre as variáveis que melhor ajudem a explicar os comportamentos e resultados obtidos.

o Verificar através do teste de Regressão Logística, quanto do resultado obtido é explicado, procurando alcançar um modelo que clarifique os resultados.

35

2.1 Organização do Inquérito

O inquérito foi formulado em formato papel, composto por 26 questões, sendo 24 questões de resposta fechada e 2 questões de resposta aberta. A formulação das questões permitiu opções de resposta única e de resposta múltipla, dando assim liberdade de escolha ao inquirido para ir ao encontro dos objetivos traçados.

Para evitar o aparecimento do efeito da mediana nas respostas, em questões do tipo: Muito Importante, Importante, Não Importante; colocaram-se opções de número par, de forma a anular o referido efeito.

2.2 Metodologia na Organização e Cruzamento de Respostas

O inquérito está dividido em cinco grupos de forma a responder aos objetivos estabelecidos, permitindo assim uma caracterização adequada e uma melhor analise e tratamento de dados. As questões que compõem cada um dos objetivos estabelecidos são:

 Capacidade de Investimento (Grupo I)

 Qualidade da informação disponível, os meios de difusão preferidos e a periodicidade desejável da informação (Grupo II, III e IV)

o Questões: 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17.  Comportamento e confiança do investidor (Grupo III)

o Questões: 14 e 15.

 Caracterização do inquirido: permite retirar conclusões importantes por região, idade, sexo, atividade profissional e formação académica.

A organização das questões por grupos facilita o tratamento estatístico da informação recolhida, deixando também propositadamente a caracterização do inquirido no fim, de forma a não criar uma barreira condicionante psicológica de resposta às questões seguintes.

36 Com o intuito de evitar o aparecimento de opinião não fundada logicamente, separando claramente os alunos do ensino superior que são investidores e os que não são, sendo potenciais investidores formularam-se duas questões que estão interligadas:

 Questão 1: Já investiu alguma vez no mercado de capitais?  Questão 24: Há quanto tempo investe no mercado de capitais?

Se o inquirido respondeu “Não” a questão 1 então a questão 24 é automaticamente nula.

3 Tratamento dos Dados Recolhidos

Nesta fase será feita a exploração de dados por grupo de questões, de acordo com os objetivos estabelecidos. Os dados encontram-se tratados da seguinte forma:

 Análise Descritiva.  Analise Estatística.

A informação recolhida através do sistema de inquéritos é trabalhada com o suporte informático Software PASW 18. A cada variável foi atribuída uma codificação específica, de forma a simplificar o processo e tratamento da informação no software, a qual se encontra disponível para consulta no anexo 2.

3.1 Apresentação dos Resultados

Os dados do estudo serão apresentados de acordo com os objetivos previamente fixados (apresentados anteriormente no ponto 2).

No sentido de aprofundar e descrever da melhor forma os resultados obtidos, facilitando a leitura e compreensão, para cada objetivo, as questões serão cruzadas com outras três variáveis: região, idade e sexo, que melhor ajudam a caracterizar a amostra. Os mesmos resultados que complementam a informação apresentada, estarão expostos em anexo.

37

Capítulo 4 - Resultados do Estudo do Inquérito colocado aos

Documentos relacionados