• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de adicionar à investigação validade científica, combinam-se dois métodos qualitativos11, sendo eles a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) e o Estudo

Avaliativo, optando-se assim por uma triangulação de métodos12 (Tabela 2). Segundo Carmo e

Ferreira (2008), esta integração metodológica promove uma melhor ilustração e compreensão do fenómeno em estudo, permitindo estabelecer relações entre os resultados obtidos.

Etapas de Investigação Métodos

1ª Etapa

(estudo do público alvo e contexto de investigação) Teoria Fundamentada nos Dados 2ª Etapa

(concetualização e desenvolvimento do protótipo)

Estudo Avaliativo 3ª Etapa

(avaliação do protótipo)

Tabela 2 – Métodos adotados segundo as etapas de investigação

A Teoria Fundamentada nos Dados consiste num conjunto de procedimentos metodológicos que tem como principal objetivo a análise de dados, descritos e organizados numa sequência evolutiva que procura a integração dos mesmos (Glaser e Strauss, 1967). Assim, visa a recolha e a análise sistemática dos dados, orientando os investigadores através de um método indutivo de criação de conhecimento. Para além destas características, a comparação constante é o princípio central desta teoria, na qual a interpretação e conceptualização dos dados têm um papel fundamental. Segundo Coutinho (2013), é vantajoso que este tipo de estudo se inicie apenas a partir do problema que a questão de investigação levanta, sem a preocupação de criar hipóteses, para que o investigador tenha a liberdade de desenvolver a sua perspetiva teórica, fundamentando-a na observação empírica dos dados que vai recolhendo ao longo do estudo. Todo o processo assenta numa lógica iterativa de análise dos dados – análise teórica, para que seja possível a criação de padrões e, seguidamente, a produção de teoria/conhecimento.

11 Os métodos qualitativos segundo Carmo e Ferreira (2008) compreendem o comportamento humano a partir dos

próprios pontos de vista daquele que atua e fundamenta-se na realidade, sendo exploratório, expansionista, descritivo, indutivo e orientado para a descoberta.

12 A definição deste conceito não é consensual entre os autores que o analisam. Neste trabalho de investigação a noção

de triangulação de métodos segue a significação de Flick (2005:26): “…as diferentes perspetivas da investigação podem ser combinadas e complementadas umas com as outras”.

Introdução

A justificação da escolha deste método relacionou-se com a heterogeneidade do público-alvo e com o carácter incipiente dos estudos acerca da relação dos consumidores portugueses com défice visual e a TV. Neste sentido, as noções teóricas acerca do fenómeno em estudo evoluíram durante a investigação, ocorrendo através da relação dinâmica e contínua entre a recolha de dados e a sua análise.

A primeira etapa do trabalho de investigação teve por base este método, para que na sua conclusão se obtivessem dados expressivos e suficientes para determinar as dificuldades e necessidades dos UDV enquanto consumidores de conteúdos televisivos e serviços de audiodescrição, bem como perceber se a tecnologia da TDT permitia implementar um serviço iTV adaptado a UDV. A primeira etapa de investigação é finalizada com a identificação dos princípios de design apropriados ao desenvolvimento de um serviço iTV adaptado às necessidades dos UDV, a partir da análise dos dados previamente obtidos e da revisão de literatura na área.

Já o Estudo Avaliativo conduziu a segunda e também a terceira etapa de investigação. Segundo Coutinho (2013) um estudo avaliativo é uma modalidade de pesquisa que pode ser aplicada a campos como a educação, a saúde ou a sociedade, com o objetivo de criar juízos de valor e/ou tomar decisões sobre a prossecução de estratégias implementadas. Assim, pode ser aplicado na avaliação de um novo produto, onde importa considerar 4 fases no seu desenvolvimento: desenho; conceção; implementação; e utilização. A mesma autora caracteriza este tipo de estudo em três características fundamentais: i) é uma modalidade de investigação aplicada; ii) compara os resultados que advêm da avaliação com os objetivos definidos inicialmente; e iii) fundamenta as diferentes ações que são possíveis levar a cabo em relação ao produto avaliado (aprovar, rejeitar ou modificar).

No que diz respeito ao tipo de Estudo Avaliativo, segundo Savin-Baden and Howell (2013), esta investigação caracteriza-se por ser do tipo tradicional, uma vez que envolve: i) a definição de objetivos claros em termos procedimentais; ii) a criação de instrumentos de medida; iii) a avaliação da execução dos objetivos; iv) a comparação dos resultados obtidos com os objetivos definidos; v) a interpretação dos resultados; vi) e, por fim, a criação de recomendações.

Este modelo tem sido criticado pela elevada carga procedimental utilizada e pelo carácter mecanicista da avaliação. No entanto, é um modelo frequentemente usado hoje em dia, muitas vezes com o recurso a abordagens quantitativas e qualitativas, usadas articuladamente.

No caso específico desta investigação, o fenómeno em estudo centra-se na acessibilidade e usabilidade do modelo de interação do serviço prototipado, detendo como objeto de estudo os comportamentos e ações levados a cabo pelos sujeitos com défice visual que testam e avaliam esse serviço.

Importa referir que o desencadeamento da segunda e terceira etapas de investigação encontrava- se dependente dos resultados obtidos na primeira etapa. Estas só seriam levadas a cabo se os resultados da primeira etapa justificassem a conceptualização e a prototipagem do serviço iTV adaptado (segunda etapa) e a sua respetiva avaliação (terceira etapa).

Relativamente às técnicas e instrumentos de recolha de dados, para cada objetivo foram definidos diferentes técnicas e instrumentos, consoante os seus pressupostos. De seguida apresenta-se uma tabela (Tabela 3) que os apresenta.

Introdução

Etapas de

Investigação Métodos Objetivos Técnicas de Recolha de Dados Instrumentos de Recolha de Dados

1ª Etapa Teoria Fundamentada nos Dados

1. Identificar e caracterizar as especificidades e necessidades dos UDV, enquanto consumidores de

conteúdos televisivos. Observação direta

Guião de Observação Análise de conteúdo

2. Analisar o design de interação do serviço de

audiodescrição público português. Inquérito por entrevista do tipo semiestruturada Guião de Entrevista Análise de conteúdo

3. Analisar e compreender o contexto funcional e

tecnológico da TDT e respetivas STB. Inquérito por entrevista do tipo semiestruturada Guião de Entrevista Análise de conteúdo

4. Identificar os princípios de design apropriados ao desenvolvimento de um serviço iTV adaptado às necessidades dos UDVe, numa lógica de design universal, possa acomodar diferentes cenários de utilização e públicos-alvo.

Análise documental

Análise de conteúdo dos resultados dos objetivos 1. e 2.

Análise de conteúdo da revisão da literatura

2ª Etapa

Estudo Avaliativo

5. Conceptualizar e prototipar o modelo de interação de um serviço iTV adaptado a UDV que se baseie nos princípios de design identificados.

Definição dos requisitos funcionais e técnicos do sistema e implementação do sistema

3ª Etapa 6. Testar e avaliar o protótipo desenvolvido junto do público-alvo.

Observação direta Guião e Grelha de Observação Análise de conteúdo

Inquérito por entrevista do

Documentos relacionados