• Nenhum resultado encontrado

O presente estudo visa analisar a implementação do LOGICOS para a tomada de decisão dos gestores do SUS, tendo definido como objetivo geral: identificar a ocorrência da recepção e mediação do conhecimento científico, e para atingir esse, são descritos como objetivos específicos: fortalecer o LOGICOS, analisar o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) do conteúdo do LOGICOS disponível em entrevistas e cobertura de eventos no canal disposto no site de videos youtube, e identificar os conteúdos de comunicação, ciência e tecnologia em saúde e tomada de decisão do gestor no discurso coletivo.

Optou-se por buscar material empírico da pesquisa em dados secundários mediante a utilização da análise do discurso do conteúdo de 24 vídeos inseridos no canal do LOGICOS e de fonte documental relativa aos relatórios de atividades do projeto. Além disso, a revisão bibliográfica dos conceitos e definições de comunicação, comunicação em saúde e ciência e tecnologia se fizeram prementes para o alcance dos objetivos.

Creswell (2010) sugere a importância da revisão bibliográfica num estudo afirmando que:

Uma revisão da literatura significa localizar e resumir os estudos sobre um tópico. Com frequência esses são estudos de pesquisa (desde que você esteja conduzindo um estudo de pesquisa), mas podem incluir artigos conceituais ou reflexões que propiciem estruturas para pensar sobre os tópicos (Creswell, 2010, p. 55). Assim, os conceitos apresentados nos capítulos anteriores dão conta de subsidiar a discussão e o alcance dos resultados da pesquisa. A natureza qualitativa da pesquisa permite que campos diversos de saberes utilizem modos diferentes na investigação do estudo. Frente a essa aparente dificuldade constituída no método, Minayo (1993) afirma que as diferentes teorias abordadas na metodologia qualitativa devem considerar os aspectos entre conhecimento e interesse, as condições históricas e avanço da ciência, entre identidade do pesquisador e seu objeto, e a necessidade indiscutível da crítica interna e externa na objetivação do saber.

Assim a metodologia desse estudo propicia ainda permear nos conceitos da teoria da ação comunicativa, da comunicação na esfera pública, da identificação dos mundos de conhecimento, da percepção das redes, DSC e da congruência de saberes. Com isso, espera-se ser possível identificar o fim social da utilização do LOGICOS para disseminação da ciência e tecnologia em saúde e do diálogo do Projeto com a gestão da informação e do conhecimento para o auxílio na tomada de decisão do gestor do SUS.

Aliado a análise qualiquantitativa, a pesquisa, ao debruçar-se na fonte documental existente auxiliou para o escopo do estudo e à revisão bibliográfica a fim de apontar os resultados da análise da implementação do LOGICOS no apoio e potencialização das ações de comunicação vinculadas as pesquisas fomentadas pelo Decit/SCTIE/MS no âmbito do SUS.

A pesquisa foi realizada por meio eletrônico. Para a coleta de conteúdo foram acessados 24 vídeos na área do LOGICOS, no site do Youtube3, que continham entrevistas e coberturas de eventos da área de C&T em Saúde. A preservação do sigilo das informações dos entrevistados pelo LOGICOS se dá conforme o praticado pelo governo federal no que diz respeito à Lei da Transparência, com informações que se acessadas podem ser solicitadas por qualquer cidadão brasileiro.

A amostra compreendeu todo o conteúdo disponibilizado no canal LOGICOS, com representações significativas da mídia disponibilizada. O acesso aos depoimentos e entrevistas disponibilizadas no canal do LOGICOS no Youtube resultaram no processo de degravação dos discursos proferidos e serviu para subsidiar o conteúdo a ser inserido no software Qualiquantisoft de apoio a pesquisas qualiquantitativas, com base na teoria DSC.

Assim, o conteúdo das entrevistas degravadas do LOGICOS, foi disponibilizado no banco de dados criado por meio do software Qualiquantisoft, que organiza as expressões-chave, a definição das ideias centrais e o agrupamento das respostas em categorias para a construção dos discursos do sujeito coletivo. Foram 26 atores/sujeitos que tiveram seus discursos analisados a partir da identificação das categorias (comunicação em saúde, C&T em Saúde e apoio à tomada de decisão) para responder as quatro questões norteadoras, descritas abaixo.

3

5.1 Técnica de Análise: Discurso do Sujeito Coletivo (DSC)

O DSC é uma ferramenta de análise de discurso desenvolvida Lefevre e Lefevre (2000) que objetiva a organização de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de entrevistas. Trata-se da composição de um...

[...] discurso síntese elaborado com pedaços de discursos de sentido semelhante reunidos num só discurso...Tendo como fundamento a teoria da Representação Social e seus pressupostos sociológicos, o DSC é uma técnica de tabulação e organização de dados qualitativos que resolve um dos grandes impasses da pesquisa qualitativa na medida em que permite, através de procedimentos sistemáticos e padronizados, agregar depoimentos sem reduzi-los a quantidades. (Lefevre e Lefevre, 2000).

A técnica consiste basicamente em analisar o material verbal coletado em pesquisas que tem depoimentos como sua matéria prima, extraindo-se de cada um destes depoimentos as Ideias Centrais ou Ancoragens e as suas correspondentes Expressões Chave; com as Ideias Centrais/Ancoragens e Expressões Chave semelhantes compõe-se um ou vários discursos-síntese que são os Discursos do Sujeito Coletivo.

Segundo os autores da metodologia a utilização desta técnica possibilita resgatar o sentido das opiniões das coletividades e formar os DSCs, constituídos num processo composto de três operações realizadas sobre este material assim descritos:

 Expressões-Chave (E-Ch) - trechos de cada depoimento verbal dos entrevistados, e que melhor descrevem o seu conteúdo.

 Ideias Centrais (ICs) - descrevem os sentidos presentes nos depoimentos, tanto individuais quanto nos conjuntos de depoimentos, que apresentam sentido semelhante ou complementar.

 Ancoragens (ACs) - descrevem as ideologias, os valores e as crenças presentes nos depoimentos, individuais ou de um conjunto destes, sob a forma de afirmações genéricas destinadas a enquadrar situações particulares. De acordo com esta metodologia, somente quando os depoimentos apresentam marcas discursivas dessas afirmações genéricas, existirão ACs.

O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), consiste na reunião das E-Ch presentes nos depoimentos apresentados, e que possuem ICs e/ou ACs com sentido semelhante ou complementar (Ferreira 2012, 97).

Com a transcrição das entrevistas contidas nos vídeos, os conteúdo foram analisados individualmente e identificadas as Expressões Chave e Ideias Centrais para cada resposta dada do entrevistado ao LOGICOS. Ressalta-se que a análise se deu a partir das respostas às perguntas sobre temas diversos como tradução do conhecimento, ciência, tecnologia e inovação, democracia, gestão do SUS, doenças negligenciadas, determinantes sociais, entres outros. O desafio da pesquisa foi o de identificar no discurso proferido as seguintes categorias: a comunicação em saúde, a tomada de decisão do gestor do SUS e a C&T em Saúde.

Ao fim das transcrições e leituras individuais iniciou-se a inserção das respostas, Expressões Chave e Ideias Centrais no sistema do software Qualiquantisoft que auxiliou no processo de codificação e análise.

Assim, foram desenvolvidas quatro questões norteadoras para a identificação das categorias no discurso:

 Quais os principais fatores que influenciam os gestores do SUS na área de Ciência e Tecnologia para a tomada de decisão?

 Como a gestão da informação e da comunicação em saúde pode apoiar a área de C&T em Saúde?

 Como a gestão da informação e da comunicação podem apoiar a definição dos temas prioritários da Agenda Nacional de Prioridade de Pesquisa em Saúde (ANPS)?

 A tradução do conhecimento produzido pelo alcance dos resultados de pesquisas tem aproximado o cidadão da área de C&T em Saúde? Optou-se por descartar a análise em Ancoragens, pela intenção de não aprofundamento nas representações, crenças e valores dos entrevistados sobre os temas abordados. A busca da percepção dos sujeitos acerca dos temas propostos na pesquisa ficou em evidência.

Com os dados já inseridos no sistema, foi possível identificar as Expressões Chave e Ideias Centrais similares e complementares, agrupando- as em categorias, comunicação em saúde, tomada de decisão do gestor do SUS e a C&T em Saúde. Assim foi possível verificar a transformação das

respostas apresentadas individualmente em um discurso único para o coletivo de entrevistas para uma mesma categoria de resposta. O software facilitou esse processo.

O DSC, portanto, constitui uma técnica de pesquisa qualitativa criada para fazer uma coletividade falar, como se fosse um só indivíduo. É nessa perspectiva que os resultados são apresentados com a análise à luz das teorias e conceitos revisitados nessa pesquisa.

Documentos relacionados