• Nenhum resultado encontrado

Modelo de análise

O modelo de análise utilizado neste estudo, é de investigação descritiva, tratando-se de um estudo de caso.

De acordo com Colaço (2013) a investigação científica é a área de investigação que implica estudar, compreender e explicar a situação actual do objecto de investigação. Inclui a recolha de dados para testar hipóteses ou responder a questões que lhe digam respeito. Yin (1994) define “estudo de caso” com base nas características do fenómeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos.

O estudo de caso é uma metodologia de investigação particularmente apropriada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos vários factores.

Assim, Colaço (2013) afirma que o estudo de caso é uma abordagem empírica que: investiga um fenómeno actual no seu contexto real, quando os limites entre determinados fenómenos e o seu contexto não são claramente evidentes e no qual são utilizadas muitas fontes de dados.

Instrumentos de pesquisa e Recolha de dados

Os instrumentos de pesquisa utilizados para a recolha de dados, foram as entrevistas não estruturadas, questionários de satisfação aos utentes e aos colaboradores da escola de desportos de combate e a análise de documental.

De acordo com Mattos (2005) a entrevista não estruturada, permite ao entrevistado construir a resposta da forma que o mesmo pretender, rompendo-se assim com a concepção tradicional da linguagem.

As conversações e os questionários realizados a todos os intervenientes no processo de desempenho da escola, foram semanais, desde o início da pesquisa bibliográfica, até às conclusões do estudo. Existiu uma maior incidência no contacto com os mesmos, na altura

45

em que estava a ser construído o modelo para a escola, de forma a procurar a opinião dos mesmos, e perceber qual seria o melhor caminho a seguir para definir a melhor estratégia. A análise documental é de extrema importância, pois segundo Ludke e André (1986) “constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema”.

Caracterização da Amostra

Dado ser um estudo-caso, esta investigação não necessita de recorrer a uma amostra, sendo que para o presente trabalho serão incluídos todos os departamentos directamente relacionados com a escola de desportos de combate, que neste caso é o departamento da Presidência do Estádio Universitário de Lisboa, o departamento da Escola de desportos de combate, os colaboradores que estão associados aos dois departamentos e os utentes da escola.

Etapas para a realização do estudo

Para a elaboração do modelo Balanced Scorecard, foram necessárias várias etapas.

1ª etapa- Diagnóstico estratégico (Análise do meio, SWOT, Stakeholders, funcionamento da Organização).

2ª etapa – Posicionamento estratégico (Determinar missão , valores e visão).

3ª etapa – Planear a estratégia (Determinar Perspectivas e Objectivos, Mapa estratégico e Scorecard estratégico).

4ª etapa – Alinhar a Organização (Apresentar o modelo).

5ª etapa – Planear as Operações (Articular os Objectivos estratégicos). 6ª etapa – Monitorizar e Aprender (Aferir os resultados/desempenho).

No Diagnóstico Estratégico pretendemos realizar uma análise da realidade existente na freguesia do Campo Grande, onde se insere a organização em estudo e a sua estrutura de funcionamento, mais concretamente da instalação em causa. Os instrumentos de recolha de dados serão a análise documental, entrevistas, análise SWOT e análise de Stakeholders.

46

No Posicionamento Estratégico, temos como objectivo enquadrar e definir as linhas mestras de orientação da organização. Para isso, iremos tal como na etapa anterior, utilizar as entrevistas e a análise documental.

Para o Planeamento da Estratégia, traduzimos as perspectivas do BSC, definindo objectivos para cada uma delas e posicionando-as no mapa estratégico de modo integrado e numa relação causa-efeito, realizando ainda, através do scorecard estratégico, as intenções de resultados anuais.

Na etapa de Alinhar a Organização, temos o objectivo de traduzir a estratégia em scorecards anuais das unidades da organização devidamente articuladas entre si.

No Planeamento das Operações, temos a intenção de articular objectivos dos diferentes departamentos com os objectivos estratégicos da organização.

Por fim, criámos uma folha de Excel para analisar resultados de desempenho, corrigir obstáculos e potenciar progressos na organização.

Mecanismos de controlo e Avaliação

Segundo Caldeira (2010), a escolha de um documento de monitorização da performance deve constituir uma prioridade para a organização.

Para este estudo foi escolhido o programa da Microsoft, Excel para elaboração do Report à organização. Não se exclui de todo à partida a possibilidade de mais para à frente se utilizarem tecnologias e softwares melhores e mais adaptados às características desta metodologia, mas para já, e corroborando com a ideia de Caldeira (2010), “Importa primeiro que a organização encontre o seu próprio modelo de Report e que se habitue a ser medida.”

47

Definição de critérios de Aferição de Performance

Quanto à monitorização, quando olhamos para os objectivos devemos ser capazes de identificar o nível de performance da Organização. Segundo Caldeira (2010), um dos processos mais simples e eficazes para comunicar a performance é através de uma classificação semafórica.

Para a Escola de Desportos de combate foram considerados os seguintes critérios de aferição da performance apresentados no Quadro seguinte, ao qual corresponde uma cor dependente do grau a que o objectivo alcançou. As cores escolhidas foram vermelho, amarelo, verde e azul.

Tabela 1 - Critérios de Aferição da Performance Fonte: Elaborado pelo autor.

Objectivo Percentagem Cor

Não atingido/Falhado <75% Vermelho

Alerta 75% - 99% Amarelo

Atingido = 100 % Verde

Superado >100 % Azul

Estes critérios serão aplicados de forma uniforme a todas as folhas de Excel que contenham algum tipo de performance.

48

Documentos relacionados