• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA ESCOLHA DE GESTORES ESCOLARES DA REDE

2.1 Metodologia da pesquisa

A proposta deste trabalho é analisar o atual modelo de escolha de gestores escolares adotado na Rede Estadual de Ensino do Amazonas e, de acordo com as informações contidas no capítulo inicial, existem alguns fatores neste processo que precisam ser pesquisados e, para essa investigação, serão realizadas pesquisas documental e comparativa. Está é uma pesquisa qualitativa que pretende interpretar a questão da escolha de gestores no Estado do Amazonas.

A análise dessa problemática escolares consiste em um Estudo de Caso, que de acordo com Ventura (2007), é um método adotado para investigar fenômenos de diferentes áreas de conhecimento, e Yin (2001) afirma que o estudo de caso representa uma investigação empírica e compreende um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise de dados.

2.1.1Pesquisa documental

A pesquisa documental consiste na análise de documentos, sejam revisões bibliográficas, sejam pesquisas historiográficas. Extraem deles toda a análise, organizando-os e interpretando-os, segundo os objetivos da proposta investigatória (PIMENTEL, 2001).

Durante esta pesquisa foram buscados e analisados registros de Atas de reuniões de trabalho com os setores que tratam da escolha de gestores escolares; instrumentos de entrevistas com candidatos indicados; instrumentos normativos; dados sobre a gestão escolar da Rede que foram levantados pelo Departamento de Gestão Escolar (DEGESC) e pesquisas bibliográficas que tratam da problemática da escolha de gestores escolares.

Na pesquisa bibliográfica, que compõe a análise documental, constam estudos realizados por teóricos que tratam sobre o objeto deste trabalho, que compõem o referencial teórico desta Dissertação. Cita-se então como referencial teórico, estudos realizados por Heloísa Lück, Henry Mintzberg, Vitor Henrique Paro, dentre outros autores que colaboraram para o embasamento do presente trabalho.

2.1.2 Pesquisa Comparativa

O método comparativo consiste em realizar comparações visando a verificar similaridades e explicar possíveis divergências entre os resultados obtidos, sejam estes dados de grupos em qualquer tempo, seja no presente ou passado.

O estudo comparativo realizado neste trabalho pesquisou como acontecem os processos de escolha de gestores escolares em cinco estados brasileiros, quais sejam: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins, com a finalidade de, a partir dos pontos fortes desses modelos, elaborar uma proposta de processo de escolha adequada à realidade da Rede Amazonense e com vistas à melhoria do desempenho da gestão escolar.

Nesta pesquisa, além de apresentar a descrição dos modelos adotados pelos estados supracitados, foram levantadas ainda informações referentes ao amparo legal, aos critérios utilizados e às etapas que compõem esses processos de escolha. Diante disso, a pesquisa possibilitou comparar esses modelos com o modelo adotado no Amazonas, analisando seus pontos fortes e suas fragilidades.

2.1.3 Entrevista

Segundo Minayo (2010), as abordagens qualitativas se conformam melhor a investigações de grupos e segmentos delimitados e focalizados, de histórias sociais sob a ótica dos atores, de relações e para análises de discursos e de documentos.

O instrumento de pesquisa utilizado é a entrevista, que para Minayo (2010) é o instrumento mais utilizado nas pesquisas de campo, a autora conceitua este tipo de instrumento afirmando que :

...é acima de tudo uma conversa a dois, ou entre vários interlocutores, realizada por iniciativa do entrevistador, destinada a construir informações pertinentes para um objeto de pesquisa, e abordagem pelo entrevistador, de temas igualmente pertinentes tendo em vista este objetivo. (MINAYO, 2010, p. 57).

Tendo em vista que a Secretaria de Educação do Amazonas, em 1995, realizou escolha de gestores escolares por meio da eleição direta pela comunidade escolar e, sobre esse processo não foram encontradas evidências e/ou documentos referentes que pudessem ser analisados, foi aplicado entrevista a atores que atuaram naquele processo, seja como candidato e gestor eleito, seja como membro da Comissão Eleitoral.

A entrevista foi elaborada por meio de questões17 estruturadas, voltadas para a busca de informações pertinentes à formação desses profissionais, ao tempo e à experiência deles, às descrições sobre como ocorreu o processo de escolha de gestores e sobre os desafios enfrentados na função após a eleição e com relação aos desafios do processo em si.

A aplicação da entrevista, tanto para o grupo de candidatos e gestores, quanto para o grupo da Comissão Eleitoral foi realizada individualmente, com a entrevistadora explicando detalhadamente o objeto da entrevista e sua importância para o trabalho de dissertação.

A pesquisa qualitativa com o uso da entrevista como instrumento de investigação, que aconteceu num período de doze dias, no mês de setembro do ano de 2015, contribuiu para o alcance do objetivo proposto, que foi de buscar

informações sobre o processo de eleição de gestores escolares realizado na Rede Estadual de Ensino do Amazonas no ano de 1995.

Embora, apenas seis ex-gestores escolares eleitos na ocasião da eleição de diretores de escola e, dois membros da Comissão Eleitoral tenham participado da entrevista, foi possível obter informações acerca desse processo de escolha, visto que, houve relação entre as respostas dos entrevistados, ressaltando que todas as entrevistas foram individuais.

Inicialmente, houve dificuldades para encontrar atores que participaram do processo de eleição para gestores de escola, pois não constam nos arquivos da Secretaria de Educação, relação de quem participou desse processo, nem como candidato, nem como gestor eleito, nem tampouco como Comissão Eleitoral ou Comissão Organizadora. A busca aconteceu, então, a partir de contato verbal da pesquisadora com os servidores mais antigos da sede da Secretaria de Educação, o que contribuiu para chegar ao quantitativo de oito servidores, conforme discriminação supramencionada.

Na seção seguinte, será analisado, a partir das pesquisas realizadas, as informações levantadas acerca do processo de escolha de gestores escolares, análise que irá fundamentar uma nova proposta de escolha para a Rede Estadual de Ensino do Amazonas.