• Nenhum resultado encontrado

A metodologia utilizada no trabalho, para a devida classificação, foi desenvolvida com base na metodologia apresentada por Vergara (2007), que qualifica, em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins a pesquisa foi metodológica, descritiva e aplicada.

Segundo Vergara (2007, p. 47): “a pesquisa metodológica é o estudo que se refere a instrumentos de captação ou de manipulação da realidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim”.

A pesquisa metodológica foi utilizada com o intuito de construir um instrumento para analisar a conjuntura econômica do município afim de, obter resultados coerentes para o estudo proposto.

A pesquisa descritiva descreveu as principais características da população pesquisada, como opinião e preferências. Com a pesquisa descritiva definiu-se o mercado-alvo.

A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação (VERGARA, 2007, p. 47).

A pesquisa aplicada é aquela que tem resultado prático visível em termos econômicos ou de ordem que não seja meramente conhecimento.

Segundo Vergara (2007, p. 47): “A pesquisa aplicada é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos, ou não. Tem, portanto, finalidade prática [...]”.

A finalidade da pesquisa aplicada para o estudo foi verificar através de análise econômico-financeira a viabilidade de implantação de um comércio varejista de vestuário no município de Ponta Grossa, Paraná.

Quanto aos meios a pesquisa foi bibliográfica e de campo. Bibliográfica, porque para a fundamentação teórico-metodológica do trabalho foi realizada investigação empreendedorismo, plano de negócios, planejamento estratégico, marketing e análise financeira.

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referencias teóricas publicadas em documentos. [...] busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existente sobre um determinado assunto, tema ou problema. (CERVO; BERVIAN, 1996, p. 48).

A pesquisa bibliográfica é considerada um estudo sistematizado alicerçado por publicações em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas disponíveis para pesquisa.

A pesquisa de campo de campo é o ato de investigar o fenômeno no seu ambiente de ocorrência.

“Desenvolvida principalmente nas ciências sociais, a pesquisa de campo é aquela em que o pesquisador, através de questionários, entrevistas, protocolos verbais, observações, etc., coleta seus dados, investigando os pesquisados no seu meio” (PRESTES, 2003, p. 27). A investigação na pesquisa de campo se deu através de questionários.

O questionário consiste de um conjunto de questões para serem respondidas por questionados. Em função de sua flexibilidade, é o instrumento mais comum para coletar dados primários. Precisam ser cuidadosamente desenvolvidos, testados e corrigidos antes de serem administrados em larga escala (KOTLER, 1998, p. 121).

Através de questionário obteve-se respostas fundamentais, para responder aos questionamentos e objetivos propostos. O questionário elaborado foi composto por perguntas fechadas e de múltipla escolha que quantificaram os itens resultantes da pesquisa.

A pesquisa foi aplicada através do método de amostragem probabilística. As perguntas foram elaboradas de forma estruturada e o questionário aplicado de forma aleatória simples a uma população finita, por estimação, para 212 pessoas.

O questionário foi uma adaptação do questionário utilizado para atender a pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico João Batista Sallesse Júnior com o tema "PLANO DE NEGÓCIO: LOJA DE ROUPAS DE GRIFES FAMOSAS", estudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de uma loja de vestuário de grife na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná.

O questionário foi adotado e adaptado pelo acadêmico João Sallesse, com base em outro questionário de estudo de caso já adotado anteriormente. O presente tinha o propósito de identificar o perfil econômico e comportamental dos

ponta-grossenses, através da amostra, com o objetivo de atender ao estudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de um comércio varejista (loja) de vestuário de grife no município. Com este instrumento de pesquisa buscou-se conhecer melhor o mercado consumidor de vestuário, suas preferências, e se estavam satisfeitos, pretendendo melhor atender as necessidades de compra dos Ponta-Grossenses.

Entre o período de novembro de 2012 e fevereiro de 2013 foram aplicados os questionários, com um total de 212 entrevistados. Os dados foram tabulados através de tabelas e gráficos do programa Excel, em porcentagem e apresentados em forma de gráficos para a análise.

Com o intuito de verificar algumas informações relativas à administração de um comércio varejista de vestuário de grife, foram realizadas entrevistas com empresários do ramo.

Através do plano de negócios foi feita a análise financeira de todos os custos e das despesas iniciais para a instalação do empreendimento, equipamentos e móveis para a loja, estoque de produtos, entre outros. Na análise de mercado identificou-se os pontos fortes e fracos, a demanda, o perfil do consumidor e as estratégias para a atuação da empresa em Ponta Grossa, além da opção pelo comércio eletrônico com vendas pelo Mercado Livre e divulgação pela rede social Facebook.

Para atender aos objetivos específicos, foi feito um levantamento dos requisitos para abertura de uma empresa, benchmarking da concorrência em relação a preços praticados no mercado, elaboração do investimento inicial necessário para a abertura do negócio físico e também virtual, análise do mercado consumidor e do mercado potencial, enfim, foram efetuados os levantamentos necessários para o estudo da viabilidade do negócio de vestuário de grife.