• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo, apresenta-se o método utilizado na pesquisa, sendo este considerado adequado para o alcance dos objetivos. Assim, é apresentada a classificação da pesquisa, definição do público alvo, instrumento para a coleta de dados e a maneira como os dados serão analisados posteriormente a coleta.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Este estudo se utiliza de uma abordagem quantitativa. Segundo Malhotra (2012, p. 111) pesquisa quantitativa busca quantificar os dados coletados e na maioria das vezes aplica alguma análise estatística. Rodrigues (2007, p. 5) explica que pesquisa quantitativa busca traduzir opiniões e informações em forma de números, para em seguida classificá-las e analisá-las, sendo que para isso utiliza-se de métodos estatísticos.

Quanto a classificação da pesquisa esta se classifica como descritiva, que de acordo com Gil (2010, p. 28) têm como objetivo descrever as características de alguma população ou fenômeno, ou ainda estabelecer as relações existente entre as variáveis. Mattar (2005, p. 90) diz que a pesquisa descritiva descreve características de grupos, mede a quantidade de elementos de uma amostra populacional que possuam determinada característica, e averigua a relação entre estas variáveis. De acordo com (VIEIRA, 2002, p. 5) estudo descritivo se caracteriza por buscar encontrar e observar fenômenos, e em seguida procurar fazer a descrição, classificação e interpretação destes. O autor enfatiza que a maneira de levantamento dos dados nestes tipos de pesquisa geralmente é feito pelo formato Survey. Dessa forma, o estudo classifica-se como descritivo, uma vez que descreve as características da população-alvo.

3.2 DEFINIÇÃO DA POPULAÇÃO-ALVO DO ESTUDO

A população-alvo do estudo é constituída por dezoito funcionários da Cooperativa de Crédito CRESOL. Onde três funcionários trabalham nos caixas, um

na área de gerência, um na área especifica de seguros e os demais com atendimento geral aos clientes.

Dado o fato desta unidade da cooperativa contar com dezoito funcionários no total, e de que todos os funcionários foram convidados a participar da pesquisa, esta se caracteriza como censo, pois segundo Aaker (2011, p. 377) no caso de todos os respondentes em uma população serem contatados para obter as informações, o instrumento utilizado se trata do censo e este é conveniente quando o tamanho da população é menor.

3.3 PLANO E INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS

O instrumento utilizado para a coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário que de acordo com Marconi; Lakatos (2010, p. 184) é uma maneira de coletar dados, que é constituído por perguntas ordenadas, que são respondidas por escrito, sem que a figura do pesquisador esteja presente. Gil (2010) define questionário como uma forma de investigação social, que se compõem por questões que são encaminhadas aos respondentes, com o intuito de adquirir informações voltadas as mais diversas situações que envolvem o entrevistado, como por exemplo, conhecimentos, sentimentos, valores, expectativas, entre outros.

O instrumento de pesquisa utilizado para a aplicação desta, trata-se de um questionário que foi elaborado por meio da Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Esta escala diz respeito a uma medida multidimensional, construída e já validada no Brasil que tem como objetivo avaliar a satisfação nos cinco tópicos propostos pela pesquisa, sendo estes, satisfação com o salário, com os colegas, com a chefia, com a natureza do trabalho e com as promoções (SIQUEIRA, 2008).

O questionário é dividido em dois blocos distintos. O primeiro é composto por vinte e cinco questões voltadas a satisfação no trabalho frente as cinco dimensões propostas por Siqueira. E o segundo bloco se constitui através de perguntas voltadas a identificação do respondente, como sexo, idade, escolaridade e tempo de atuação na empresa. O quadro 1, apresenta as dimensões, suas definições e itens da escala EST.

Quadro 1- Dimensões, definições e itens da escala EST

Dimensões Definições Itens

Satisfação com os

colegas Contentamento com a colaboração, a amizade, a confiança e o relacionamento mantido com os colegas de trabalho. Questões 1, 6, 14, 17 e 24 Satisfação com o

salário

Contentamento com o que recebe como salário se comparado com o quanto o indivíduo trabalha, com sua capacidade profissional, com o custo de vida e com os esforços feitos na realização do trabalho.

Questões 5, 8, 12, 15 e 21

Satisfação com a

chefia Contentamento com a organização e capacidade profissional do chefe, com o seu interesse pelo trabalho dos subordinados e entendimento entre eles.

Questões 2, 9,19, 22 e 25

Satisfação com a natureza do

trabalho

Contentamento com o interesse despertado pelas tarefas, com a capacidade de elas absorverem o trabalhador e com a variedade das mesmas.

Questões 7, 11, 13, 18 e

23

Satisfação com as

promoções Contentamento com o número de vezes que já recebeu promoções, com as garantias oferecidas a quem é promovido, com a maneira da empresa realizar promoções e com o tempo de espera pela promoção.

Questões 3, 4, 10, 16 e 20 Fonte: Siqueira (2008).

Para coletar os dados os questionários foram aplicados aos funcionários da cooperativa no próprio ambiente de trabalho, mediante adiantamento prévio com os mesmos, e sem que o pesquisador se faça presente evitando assim qualquer tipo de constrangimento no momento de responder as perguntas. Os dados foram coletados de 28 de agosto a 08 de setembro de 2017. Em seguida os dados coletados foram tabulados, e analisados, para obter-se assim os resultados da pesquisa. A pesquisa foi ainda submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UFFS, a fim de serem avaliados os objetivos, benefícios, riscos e a metodologia adotada para a realização da pesquisa. Os dados foram coletados após a aprovação do CEP/UFFS.

3.4 PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS

Em se tratando a EST uma medida multidimensional que congrega as cinco dimensões, para a realização da análise deverão ser computados cinco escores médios. O resultado deste cálculo será obtido mediante a soma dos valores apontados pelos respondentes em cada item correspondente as cinco dimensões, e em seguida este valor será dividido pelo número de itens totais da respectiva dimensão. Ou seja, a soma sempre deverá ser dividida por cinco, assim sendo o resultado obtido ficará sempre entre 1 e 7 (SIQUEIRA, 2008, p. 263).

Segundo a autora quanto à interpretação dos resultados, quanto maior for o escore médio obtido, maior será o nível de satisfação do entrevistado com determinado dimensão do trabalho. Para se fazer uma análise mais exata, os valores que ficam entre 5 e 7 indicam satisfação. Em contrapartida os valores entre 1 e 3,9 indicam insatisfação, já os valores entre 4 e 4,9 dizem respeito a questão de indiferença, portanto, nem satisfeito nem insatisfeito.

3.5 ÉTICA NA PESQUISA

Para atender os requisitos de ética na pesquisa, o presente trabalho foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, para que a pesquisa fosse avaliada, com o intuito de não causar nenhum dano aos respondentes, estabelecendo segurança tanto para o pesquisador como para os entrevistados. Os convidados a responder os questionários receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), explicando a finalidade do estudo, bem como os benefícios e riscos que a pesquisa poderá trazer ao respondente. Dessa forma, o convidado teve autonomia para aprovar ou não a sua participação na pesquisa e sem nenhuma forma de penalização.

O Trabalho foi aprovado cumprindo todos os requisitos estabelecidos, pelo número do CAAE 71061617.6.0000.5564, não existindo impedimentos éticos para a realização da pesquisa.

Documentos relacionados