• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA

No documento UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (páginas 119-124)

4.1 – Métodos e técnicas utilizadas

“Geralmente as técnicas a que recorrem muitos investigadores, para abordagens específicas no projecto de investigação são: a observação, os questionários e a entrevista”. Azevedo e Azevedo (1994). Das três abordagens, optou-se por seleccionar como ferramenta de trabalho o inquérito uma vez que o objectivo era recolher informação do maior número possível de empresas, garantindo o anonimato dos inquiridos. Apesar de se correrem alguns riscos, como por exemplo as perguntas serem mal interpretadas ou ainda obter-se um número de respostas muito baixo, o preenchimento do inquérito foi feito através da administração directa, que Quivy (1988) define como sendo o próprio inquirido a preencher o inquérito sem que para isso haja qualquer contacto pessoal com o inquiridor. Houve assim todo um trabalho prévio para a elaboração de questões que procuravam ser claras e exactas.

Segundo Azevedo e Azevedo (1994), a obtenção dos dados pode ser feita através de: perguntas abertas, isto é, deixar o inquirido responder de forma livre a determinada pergunta; ou perguntas fechadas, quando há limitação de resposta normalmente a sim ou não. Para além deste tipo de perguntas pode ainda fazer-se uso de escalas, estas permitem estudar graduações nas respostas às perguntas e são comummente usadas na avaliação de atitudes. Assim seleccionaram-se as duas últimas formas para obter os dados.

4.2 – A Amostragem

A amostragem consiste em escolher as pessoas ou unidades a interrogar por forma a assegurar que sejam tanto quanto possível representativas do conjunto da população a estudar. O problema consiste em como seleccionar, as pessoas ou unidades que serão interrogadas. (Fernandes, 1995).

As unidades que constituem a amostra deste estudo foram escolhidas rigorosamente ao acaso, por forma a que todos os membros da população total, tivessem igual probabilidade de vir a ser incluídas na amostra.

No que respeita ao tamanho da amostra, Kotler e Armstrong (1991) são da opinião que as amostras maiores proporcionam resultados mais credíveis. Porém, consideram uma amostra fiável quando constituída pelo menos por 1% da população. Nesta linha, Ghiglione e Matalon (1992) defendem que quando se pretende efectuar o estudo de uma população restrita, como é o caso em estudo (industria alimentar no distrito da Guarda), se deve efectuar a chamada amostragem local, que consiste em fazer um estudo específico numa determinada zona geográfica. Desta forma, do conjunto de empresas do Distrito da Guarda inscritas no CRSS (Centro Regional da Segurança Social da Guarda), foi recolhida uma amostra de 65 empresas, como já foi oportuno referir, incluídas no Sector Industrial Alimentar (CAE`s 311- 312).

Dos 160 inquéritos (anexo 1) enviados pelo correio, receberam-se inicialmente 46 respostas, correspondentes a uma taxa de 28,7%. No entanto foi enviada uma 2ª via às empresas que inicialmente não responderam, conseguindo-se assim um aumento da taxa de respostas para 40,6%. Esta taxa é considerada razoável por muitos investigadores.

Por exemplo Marconi e Lakatos (1988) consideram que uma taxa de resposta razoável para estudos efectuados através do mesmo processo, ronda os 25%.

Convém referir que foi efectuado um teste piloto do questionário a duas empresas, para simultaneamente estimar o tempo de preenchimento e saber quais as maiores dificuldades reunidas pelas pessoas responsáveis pelo preenchimento do mesmo. O tempo estimado foi de cerca de 30 minutos e as questões onde se levantaram mais problemas foram as relacionadas com o tipo de comercialização, nomeadamente as duas questões (4.3 e 4.4) e ainda a questão relacionada com o preço das matérias-primas, a questão (5.3). Para ultrapassar este problema, optou-se por explicar muito resumidamente o significado de alguns dos termos usados.

Juntamente com o inquérito foi enviada uma carta, (anexo 2) na qual se solicitava que o mesmo fosse preenchido pelo responsável máximo da empresa de forma a garantir uma maior homogeneidade nas respostas, garantindo aos inquiridos a confidencialidade dos resultados.

O inquérito, de seis páginas, foi desenvolvido com a preocupação de se recolher o maior leque de informações possível sobre a Indústria Alimentar do Distrito da Guarda, procurando contribuir para um melhor conhecimento deste sector, uma vez que, tal como já foi referido, as informações disponíveis a nível Distrital escasseiam. Por outro lado, pretende-se também identificar o tipo de produção, quais as técnicas de planeamento e controlo que as empresas utilizavam e qual a importância dada pelas empresas ao planeamento e controlo da produção.

Assim, tendo em vista tais objectivos, o inquérito elaborado desdobrou-se em sete questões fundamentais:

1ª identificação da empresa, quanto à sua localização, tipo de actividade, forma jurídica, mercados que abastece, principais factores que condicionam o seu funcionamento e as principais formas de financiamento adoptadas;

2ª Conhecer a opinião dos entrevistados de como classificariam a sua empresa em relação à média do sector a nível nacional relativamente a alguns indicadores como a rendibilidade, os custos financeiros, o Valor Acrescentado Bruto, a Solvabilidade, a liquidez e o crescimento; e saber qual o peso económico que os entrevistados atribuíam ao sector agro-industrial no Distrito da Guarda comparativamente a outros sectores;

3ª Conhecer a nível do pessoal, o número médio de pessoas que trabalha no sector e a sua formação académica;

4ª Conhecer a nível da comercialização, o volume de vendas das unidades económicas, o tipo de comercialização e a forma de distribuição utilizadas pelas mesmas;

5ª Saber qual a proveniência das matérias-primas e quais os factores que determinam o seu preço;

6ª Conhecer a evolução da produção e seu valor ao longo do período 1992/95, identificar o sistema de fabrico mais utilizado no sector, conhecer os factores que os empresários consideram mais relevantes para a definição da sua estratégia, saber qual a

importância que as empresas inquiridas atribuem ao planeamento e controlo da produção, identificar as técnicas de planeamento e controlo mais utilizadas e de que forma é avaliado o desempenho das mesmas.

7ª identificar os factores que condicionaram a localização da empresa.

4.3 – Método e análise dos dados

Toda a informação obtida foi processada informaticamente. O tratamento dos dados consistiu fundamentalmente em fazer contagens, somatórios, cálculos em percentagens e médias, gráficos e quadros de vários tipos de modo a facilitar a percepção e apreciação dos dados e resultados obtidos.

No documento UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (páginas 119-124)

Documentos relacionados