• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3: METODOLOGIA DO ESTUDO

3.2. Caracterização do contexto e dos sujeitos

3.2.2. Micro contexto (turma)

Como já referido, para realização do projeto de intervenção selecionaram-se duas turmas de 7.º ano, uma do Agrupamento A (que aqui denominaremos como Turma 1), constituída por 25 alunos e uma turma do Agrupamento B (que denominaremos de Turma 2), constituída por 19 alunos. Apresentamos, seguidamente, uma breve caracterização de cada uma das turmas.

3.2.2.1. Turma 1

A caracterização a que procedemos relativamente a esta turma, onde decorreu a PES de Espanhol, foi realizada com base em informações fornecidas pela Diretora de Turma (DT) e em dados por nós recolhidos através de um inquérito por questionário4 preenchido

pelos alunos e ao qual responderam 24 dos 25 alunos que constituem a turma.

Dos 25 alunos, 14 são do sexo masculino e 11 do sexo feminino, com idades entre os 12 e os 15 anos (ver gráfico abaixo), sendo que a sua maioria tem 12 anos. As idades variam consideravelmente na medida em que 11 alunos já tiveram pelo menos uma retenção e 10 encontravam-se a repetir o 7.º ano.

38 Representações de alunos do 3.º CEB face às línguas inglesa e espanhola e aos povos que as falam

Gráfico 1 – Idade (Turma 1)

Dos 24 alunos respondentes, é de referir que três alunos são de nacionalidade estrangeira (dois alemães e uma luxemburguesa), mas que apenas um dos alunos de nacionalidade alemã se encontra a frequentar a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM). Os restantes 21 alunos são de nacionalidade portuguesa (ou seja, 88% dos alunos) – ver gráfico 2. Estes alunos têm, na sua maioria, o português como LM (17 alunos, o que equivale a 71%); um dos alunos tem como LM o alemão e seis não respondem a esta questão.

Gráfico 2 – Nacionalidade (Turma 1)

Apenas quatro alunos residiram num país estrangeiro, sendo eles a Alemanha e a Bélgica e um aluno que não respondeu à pergunta. Assim, conforme é visível no gráfico 3, dois alunos residiram na Alemanha, um durante 12 anos e outro durante um ano e meio; um aluno residiu na Bélgica durante sete semanas e o aluno que não indicou o lugar de residência, referiu que o seu tempo de residência foi de dois anos.

11 8 4 2 0 20 N.º d e oc oc rrê nc ia s (To ta l d e oc orrê nc ia s: 25 )

Idades dos alunos 3. Idade

12 13 14 15

21 2 1

4. Nacionalidade

39 Capítulo 3: Metodologia do estudo

Gráfico 3 – Países estrangeiros e duração de residência (Turma 1)

Relativamente ao agregado familiar dos alunos, quatro pais são estrangeiros: três de nacionalidade angolana e um de nacionalidade brasileira; os restantes são de nacionalidade portuguesa. Apesar de quatro alunos não responderem à questão seguinte, é de referir que nove alunos dizem não falar a LM dos pais e que 11 dizem fazê-lo.

Quanto às disciplinas em que a maioria dos alunos sente mais dificuldades, ressaltam o Português, a Matemática e o Inglês. Dos 25 alunos que constituem a turma (dados fornecidos pelo DT), sete afirmam não possuir qualquer tipo de apoio ao estudo em casa. Em relação ao agregado familiar dos alunos, oito alunos têm pais divorciados e um aluno tem os pais ausentes (emigrados) e habita atualmente com os avós. As habilitações académicas tanto das mães como dos pais remetem, maioritariamente, para o 2.º e 3.º CEB, havendo mães que concluíram o Ensino Secundário. Há ainda a mencionar que, de 25 alunos, 24 são subsidiados: 8 alunos possuem escalão A, outros 8 possuem escalão B e 8 alunos possuem escalão C, o que evidencia alguma instabilidade económica.

3.2.2.2. Turma 2

Relativamente à Turma 2, as informações recolhidas resultam, igualmente, de dados fornecidos pelo DT e de dados recolhidos através do inquérito por questionário acima referido, preenchido pelos 19 alunos da turma. Esta turma, onde decorreu a PES de Inglês, é composta na sua totalidade por 22 alunos. No entanto, três alunos de etnia cigana, englobados num Currículo Específico Individual (CEI) segundo o Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro (art.º 21.º), não optaram pela disciplina de Inglês. Logo, nas aulas de Inglês, estão presentes apenas 19 alunos, 11 do sexo masculino e 8 do sexo feminino.

2

1 1

Alemanha Bélgica Não responde

6. Se sim, qual? 7. Durante quanto tempo?

a) 1,5 anos b) 12 anos

40 Representações de alunos do 3.º CEB face às línguas inglesa e espanhola e aos povos que as falam

Na turma existem 7 alunos que são repetentes, sendo que dois dos quais pela segunda vez, provocando, assim, alguma desigualdade em termos etários, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (ver gráfico abaixo).

Gráfico 4 – Idade (Turma 2)

Quanto à nacionalidade dos alunos, a grande maioria da turma é de nacionalidade portuguesa (16 alunos), sendo que um dos alunos não responde à questão. Existem dois alunos de nacionalidade estrangeira: um guineense e um venezuelano (ver gráfico abaixo). O português é a LM da maioria dos alunos (16 alunos, ou seja, 84%), porém um aluno tem como LM o castelhano, tal como é apontado por esse aluno, e dois alunos não respondem à questão.

Gráfico 5 – Nacionalidade (Turma 2) 10 6 2 1 0 20 N.º d e oc oc rrê nc ia s (To ta l d e oc orrê nc ia s: 19 )

Idades dos alunos 3. Idade

12 13 14 15

16

1 1 1

4. Nacionalidade

41 Capítulo 3: Metodologia do estudo

Somente três alunos já residiram num país estrangeiro (Venezuela, Guiné-Bissau e Suíça) e o tempo de vivência nesses países foi de seis anos, no caso da Venezuela, de três anos na Guiné-Bissau e uma semana na Suíça, conforme é visível no gráfico 6.

Gráfico 6 – Países estrangeiros e duração de residência (Turma 2)

Quanto ao agregado familiar dos alunos, cinco pais são de nacionalidade estrangeira: moçambicana (3), venezuelana (1), guineense (1) e luxemburguesa (1). Uma das alunas tem ambos os pais de nacionalidades estrangeiras. Apesar de 10 alunos falarem a LM dos pais, quatro dizem não o fazer e cinco não respondem à questão.

As disciplinas nas quais os alunos têm mais dificuldades são Português, Inglês e Matemática e a disciplina que os alunos mais gostam é História, segundo dados fornecidos pelo DT. Todos os alunos dizem que gostam da escola. Tendo em conta a totalidade da turma (22 alunos), sabe-se que 19 alunos têm apoio ao estudo e que são os pais quem mais os ajuda, seguindo-se a ajuda dos irmãos. Dos 19 alunos que constituem a turma de Inglês, 10 têm apoio pedagógico a grande parte das disciplinas e problemas relativamente ao comportamento. Existe, ainda, um caso de Necessidades Educativas Especiais (NEE) oficializado, abarcando os artigos 18.º e 20.º do Decreto-lei anteriormente referido. De destacar que três outros alunos da turma aguardam a oficialização para a sua integração no regime educativo especial, tendo já acompanhamento regular individualizado na disciplina de Inglês.

Relativamente ao agregado familiar dos alunos, verifica-se que, 11 alunos possuem um agregado familiar de quatro elementos, havendo quatro alunos com cinco elementos e outros quatro alunos com três elementos; quanto aos restantes três alunos, os seus agregados familiares são compostos por dois, sete e 10 elementos. As habilitações

1 1 1

Venezuela Guiné-Bissau Suíça

6. Se sim, qual? 7. Durante quanto tempo?

42 Representações de alunos do 3.º CEB face às línguas inglesa e espanhola e aos povos que as falam

académicas dos pais abrangem vários ciclos, sendo que a maioria das mães concluíram o Ensino Superior e a maioria dos pais o Ensino Secundário.

Documentos relacionados