• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.3. MICROEXTRAÇÃO COM MEMBRANA (HF-LLSME)

Apesar do princípio químico das técnicas de extração utilizadas neste trabalho ser semelhante, há ainda fatores físicos que influenciam diretamente na quantidade de analito extraído e na precisão do método. Desta forma, propor variadas maneiras de se atingir o mesmo objetivo fez parte do trabalho e colaborou com o entendimento do sistema como um todo. Diversas foram às maneiras na qual a extração de metais utilizando membranas foram empregadas. Fatores como a posição das hastes que suportam as membranas, ou até mesmo a necessidade das mesmas, foram estudados. A quantidade de membranas utilizadas, assim como a ordem na qual as mesmas são fixadas em uma determinada haste, também foram estudadas.

O esquema do primeiro trabalho desenvolvido utilizando a proposta de HF-LLSME está ilustrado na Figura 4. Uma membrana porosa, oca e tubular de polipropileno foi cortada em pequenos pedaços de 6 mm de comprimento; uma haste de aço inoxidável com

o mesmo diâmetro interno da membrana foi fixada em um septo de silicone de uma tampa com rosca de um frasco de vidro de 40 mL. Os segmentos de membrana foram então fixados na haste de aço inoxidável de forma que apenas a superfície externa da mesma ficasse exposta. A tampa foi usada para selar o frasco de vidro contendo a amostra, o(s) agente(s) quelante(s), o solvente extrator e demais reagentes reguladores de pH. O sistema todo foi mantido sob temperatura e agitação constantes durante o procedimento de extração. Após a extração as membranas foram removidas da amostra e em seguida da haste de aço inoxidável, sendo então introduzidas no forno de grafite através de uma plataforma de amostragem sólida, isoladamente ou em conjunto com as demais.

Figura 4. Representação esquemática das etapas para o procedimento de extração de metais usando HF-LLSME com membranas porosas de polipropileno, seguido por SS-GF AAS. (1) As membranas são cortadas em segmentos de 6 mm de comprimento; (2) duas hastes de aço inoxidável são inseridas através do septo de silicone presente na tampa do frasco, sendo as membranas fixadas nas hastes em seguida; (3) o frasco de vidro contendo a amostra e os reagentes é fechado com a tampa; (4) A mistura é agitada por 20 minutos para transferência do analito complexado da amostra para a membrana; (5) os segmentos de membrana são transferidos para uma plataforma de amostragem sólida e analisadas diretamente por SS-GF AAS.

Variações desta metodologia foram utilizadas na realização dos diversos trabalhos presentes nesta tese, cujas ilustrações podem ser vistas nas Figuras 5-7.

Figura 5. Representação esquemática das etapas para o procedimento de extração de metais usando HF-LLSME com membranas porosas de polipropileno, seguido por SS-GF AAS. (1) As membranas são cortadas em segmentos de 6 mm de comprimento; (2) três hastes de aço inoxidável são inseridas através do septo de silicone presente na tampa do frasco, sendo as membranas fixadas nas hastes em seguida; (3) o frasco de vidro contendo a amostra e os reagentes é fechado com a tampa; (4) A mistura é agitada por um tempo variável, de acordo com a metodologia utilizada, para transferência do analito complexado da amostra para a membrana; (5) os segmentos de membrana são transferidos para uma plataforma de amostragem sólida e analisadas diretamente por SS-GF AAS

Figura 6. Representação esquemática das etapas para o procedimento de extração de metais usando HF-LLSME com membranas porosas de polipropileno, seguido por SS-GF AAS. (1) As membranas são cortadas em segmentos de 6 mm de comprimento; (2) uma haste de aço inoxidável é inserida através do septo de silicone presente na tampa do frasco, sendo as membranas fixadas na haste em seguida; (3) o frasco de vidro contendo a amostra e os reagentes é fechado com a tampa; (4) A mistura é agitada por um tempo variável, de acordo com a metodologia utilizada, para transferência do analito complexado da amostra para a membrana; (5) os segmentos de membrana são transferidos para uma plataforma de amostragem sólida e analisadas diretamente por SS-GF AAS.

Figura 7. Representação esquemática das etapas para o procedimento de extração de metais usando HF-LLSME com membranas porosas de polipropileno, seguido por SS-GF AAS. (1) As membranas são cortadas em segmentos de 6 mm de comprimento; (2) uma haste de aço inoxidável contendo três pontas é inserida através do septo de silicone presente na tampa do frasco, sendo as membranas fixadas em cada uma das pontas em seguida; (3) o frasco de vidro contendo a amostra e os reagentes é fechado com a tampa; (4) A mistura é agitada através do giro da haste principal em torno de seu próprio eixo, por um tempo variável, de acordo com a metodologia utilizada, para transferência do analito complexado da amostra para a membrana; (5) os segmentos de membrana são transferidos para uma plataforma de amostragem sólida e analisadas diretamente por SS-GF AAS.

Nos casos em que foram utilizados mais de um segmento de membrana por haste, e que estes segmentos foram utilizados para determinação de diferentes metais, a correlação entre a posição de determinado segmento de membrana com o metal a ser analisado foi sempre mantida. A variação proposta pela Figura 7, uma forma de "stir bar" acabou não sendo utilizada, pois com a agitação as membranas acabavam por cair devido à "força centrífuga", já que com a presença do solvente as mesmas não ficam tão firmemente aderidas às pontas. Houve ainda um caso em que não foram

utilizadas hastes para fixação das membranas, ou seja, as mesmas foram simplesmente colocadas no frasco sem qualquer suporte.