• Nenhum resultado encontrado

5.1 O ARTESÃO DIGITAL

5.1.5 Estabelecendo minhas conversas (seção 05)

5.1.5.3 Estratégias de marketing digital

5.1.5.3.1 Mini glossário de marketing digital

Links Patrocinados: essa é a opção para quem já quer fazer algum tipo de investimento para divulgar seus produtos no buscador do Google. Sabe quando colocamos algumas palavras no Google a aparece aquelas primeiras indicações de sites e aquela coluna lateral? Aquelas empresas pagaram para estar no topo. Esse recurso também é conhecido como Google Adwords. Também existem algumas técnicas para colocar seu site

124 ou blog entre os primeiros da busca sem custos para isso, mas falaremos sobre esse assunto a seguir. Para conhecer mais sobre o Google Adwords,

acesse: www.google.com.br/intl/pt-BR/adwords/educacao-br/ e

https://adwords.google.com.br

Figura 38 – Página Inicial de Acesso ao Google Adwords

Fonte: www.google.com.br/intl/pt-BR/adwords/educacao-br/

Com certeza, utilizar o Google Adwords é uma boa estratégia para impulsionar as vendas. No entanto, avalie se é compatível com a natureza do seu produto e se justifica o tipo de investimento que pretende fazer. Tenha cuidado para não escolher palavras chaves que te levem para clientes que não procuram um produto com uma identidade cultural diferenciada e que acabe comparando sua arte a outro produto qualquer.

Para ajudar na compreensão, identificamos alguns materiais complementares sobre essa temática. A seguir, alguns links de leitura e vídeos esclarecedores:

http://www.agenciamestre.com/links-patrocinados/10-dicas-para-campanhas- google-adwords-de-sucesso/

http://www.clinks.com.br/videos-tutoriais/o-que-e-google-adwords/ http://youtu.be/t-xB4qFYBKc

125

Marketing de Busca – Busca Orgânica: refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para conseguir atrair público para o seu site, a partir do aumento de acessos conquistados pela lista de exibição dos resultados de busca do Google. A ideia é conseguir conquistar um resultado próximo ao dos links patrocinados, mas sem pagar pelo Google Adwords.

Com certeza, não é uma tarefa fácil! Todo mundo quer conquistar isso, mas para que as pessoas lhe encontrem no Google você precisa saber como as pessoas procuram por você.

Veja algumas dicas de especialistas que orientam como proporcionar visibilidade para seu blog ou site.

http://www.digai.com.br/2013/09/marketing-busca-infografico/ http://youtu.be/BHuV7ofVEXA

http://youtu.be/yozX9mNa6cs http://youtu.be/DkxZcX_8aDA

Google AdSense: segundo o próprio Google, (www.google.com/AdSense) esse é um serviço gratuito e simples com o qual os editores de websites de todos os tamanhos podem ganhar dinheiro exibindo anúncios do Google segmentados. Ou seja, usar o Google Adsense pode ser uma estratégia para captar recursos e poder investir na divulgação do seu site através do Google Adwords e outros. Muitas pessoas estão ganhando dinheiro com o Google AdSense, mas esse não é o propósito do seu negócio, correto? Esse recurso é apenas uma dica de como trazer movimentação para o seu site e ganhar dinheiro com isso.

126 Figura 39 – Página Inicial de Acesso ao Google AdSense

Fonte: www.google.com/AdSense

Se optar por essa estratégia, tenha cuidado para não sobrecarregar seu site. O seu visitante pode ficar incomodado com o que está sendo exibido e acabar deixando de ficar no seu espaço. Neste caso, ao invés de ganhar, você acabará espantando o seu cliente!

Para entender mais sobre essa ferramenta de marketing digital, consulte:

https://support.google.com/adsense/answer/9712?hl=pt-BR http://www.empreendedor-digital.com/o-que-e-o-google-adsense

http://www.infoesports.com/o-perigo-de-nao-saber-as-regras-do-google- adsense.html

http://criarnet.net/dinheiro/porque-nao-utilizar-o-google-adsense-em-seu-blog/

Impulsionar Posts: além de links patrocinados no Google você também pode contratar links patrocinados no Facebook e impulsionar seus post. Os links patrocinados no Facebook funcionam de maneira muito parecida com o que foi apresentado a exemplo Google Adwords. Quanto ao processo de impulsionar posts, trata-se de uma possibilidade oferecida pelo Facebook para reforçar uma postagem feita em sua Fanpage ou em sua página pessoal. Essa estratégia pode ser interessante, uma vez que pode ajudar a

127 conseguir mais “curtidas”, o que significa que mais pessoas receberão suas atualizações.

Análise, com cautela, as vantagens de adotar essa estratégia para não sobrecarregar seus seguidores com repetições de postagens que não os atrai. Para tanto, é importante garantir que seus posts sejam bem elaborados, que apresentem boas imagens e que atraiam seus clientes para seu conteúdo. Essa atitude contribui para que o seu seguidor tenha uma boa percepção tanto da sua imagem quanto do seu trabalho.

O próprio Facebook tem uma seção para esclarecimento dessas questões, bem como sugestões de investimentos e seus respectivos custos.

Figura 40 – Página Inicial de Acesso do Facebook for Business

Fonte: https://www.facebook.com/business/news

No link Facebook for Business você também encontra informações complementares sobre o significado do “impulsionar um post” e todas as informações inerentes ao investimento.

128 Figura 41 – Página do Facebook for Business sobre como Impulsionar Posts

Fonte: http://pt-br.facebook.com/help/www/547448218658012/

Para informações complementares e conhecimento de opiniões de especialistas sobre as vantagens e quando é adequado o uso dessa estratégia, veja a seguir um conjunto de dicas que poderá lhe apoiar nesse processo, incluindo dicas de como começar, sem custo adicional:

Matérias sobre Impulsionar no Facebook:

http://www.outmarketing.pt/blog/pt/post/25/redes-sociais/publicacoes- patrocinadas-no-facebook-um-bom-investimento-euro.html http://exame.abril.com.br/pme/noticias/quando-vale-a-pena-impulsionar- publicacoes-no-facebook Vídeos: http://youtu.be/1QeCqtpYHqw http://youtu.be/F6vsnTFDvWY http://youtu.be/i4q5X19ptbU

Mobile Marketing: o Mobile Marketing é uma forma de fazer comunicação via interação direta com seus públicos através do contato pelos celulares.

129 São aquelas mensagens, vídeos e fotos que podemos usar para interagir e gerar ações de relacionamento e posicionamento de marca com os nossos clientes, fornecedores e demais públicos do nosso interesse. Para os artesãos, o Mobile Marketing viabiliza uma interação com os públicos, mesmo para aqueles que não possuem outras formas de contato com a tecnologia, senão através do celular. É uma forma democrática e veloz para divulgar sua identidade e fazer com que o seu cliente perceba o seu diferencial, através de estímulos constantes e de baixo custo.

Não sobrecarregue seu cliente com este tipo de mensagem. Use essa estratégia em ocasiões especiais, como para divulgar eventos e campanhas, bem como contar novidades sobre o seu trabalho.

Leituras e vídeos complementares sobre Mobile Marketing:

http://ecommercenews.com.br/glossario/o-que-e-mobile-marketing http://youtu.be/yFMygSFvklU

http://youtu.be/TGy1PiI5CQw

E-Mail Marketing: é a evolução da mala-direta, aquelas cartinhas que chegavam a nossas casas destinadas nominalmente a cada um de nós, apresentando algum tipo de propaganda. No e-mail marketing, essas propagandas, em larga escala, acontecem da mesma maneira, mas ao invés de serem enviadas pelos correios físicos, chegam a nossas caixas de mensagem eletrônica.

As vantagens do e-mail marketing estão no baixo custo, na possibilidade de ser mais assertivo quanto à escolha do público-alvo, de realizar um reforço de marca, de aproximar o artesão do seu consumidor e mantê-lo sempre atualizado com as principais notícias, mesmo que esse consumidor não siga o artesão em nenhuma rede social.

Para captar um bom banco de dados de e-mails, sugerimos que sejam criados cadastros para os seus clientes, seja no momento de realização da compra ou em contatos espontâneos. Você pode colocar em seu blog/site um campo de

130 inscrição para newsletter, ou seja, quando autonomamente seus visitantes declaram ter interesse em receber informações sobre você. Existem vários programas que ajudam a gerenciar esta aplicação.

É importante destacar que é obrigatório oferecer ao receptor da mensagem a opção de sair desse grupo de divulgação. O artesão pode coletar esses e-mails não apenas nos meios eletrônicos. Ele pode criar cadernos de assinaturas ou fichas de cadastros quando estiver participando de feiras e exposições.

Lembre-se, também, que uma mídia por e-mail precisa ser atraente e bem produzida. Dedique-se à produção desses conteúdos, caso contrário, seu potencial cliente pode considerar suas mensagens como “spam”, ou seja, propagandas indesejáveis e, assim, parar de ler suas mensagens ou até pedir para ser descadastrado.

Quer informações complementares? Acesse:

http://www.webcortex.com.br/blog/email-marketing/o-que-e-email-marketing/ http://www.e-commerce.org.br/e-mail_marketing.php

http://youtu.be/yFMygSFvklU http://youtu.be/t3n2vuVa_1Y

http://youtu.be/i4q5X19ptbU