• Nenhum resultado encontrado

.

II - gestão comercial da embarcação: é o controle efetivo pela empresa brasileira de navegação sobre a negociação de contratos de transporte ou de operações de apoio marítimo e portuário, in- clusive manobra, recebimento e entrega de cargas ou suprimentos, acondicionamento e estivagem a bordo, negociação e conclusão de contratos de afretamento, adimplemento das obrigações comerciais assumidas nas esferas pública e privada;

III - afretamento a casco nu: contrato em virtude do qual o afretador tem a posse, o uso e as gestões náutica e comercial da embarcação, por tempo determinado, incluindo o direito de designar o comandante e a tripulação;

IV - afretamento por tempo ou período: contrato em virtude do qual o afretador recebe a embarcação, ou parte dela, armada e tripulada, para operá-la por tempo determinado, cabendo ao fretador a gestão náutica da embarcação e ao afretador a sua gestão comer- cial;

V - afretamento por viagem: contrato em virtude do qual o fretador se obriga a colocar o todo ou parte de uma embarcação, com tripulação, à disposição do afretador para efetuar transporte em uma ou mais viagens, ficando o fretador com as gestões náutica e co- mercial da embarcação.

VI - empresa brasileira de navegação (EBN): pessoa jurídica constituída segundo as leis brasileiras, com sede no País, que tenha por objeto o transporte aquaviário, autorizada a operar pela AN- TA Q .

VII - operação comercial de embarcação nas navegações de cabotagem ou de longo curso: é o emprego de embarcação em de- corrência de relação jurídica que vise o transporte de mercadorias, estabelecida diretamente entre a EBN, detentora da gestão náutica da embarcação, e a pessoa jurídica responsável pela contratação do transporte das mercadorias.

VIII - operação comercial de embarcação na navegação de apoio marítimo: é o emprego de embarcação em decorrência de re- lação jurídica que vise a contratação de operações de apoio marítimo, estabelecida diretamente entre a EBN, detentora da gestão náutica da embarcação, e a pessoa jurídica que contrata a operação neste tipo de navegação.

IX - operação comercial de embarcação na navegação de apoio portuário: é o emprego de embarcação em decorrência de re- lação jurídica que vise a contratação de operações de apoio portuário, estabelecida diretamente entre a EBN, detentora da gestão náutica da embarcação, e a pessoa jurídica que contrata a operação neste tipo de navegação.

CAPÍTULO III

Do critério regulatório para a comprovação da Operação Comercial

Art. 3º Para fins de cumprimento do art. 15 da Resolução nº 843/2007, no que concerne ao requisito da operação comercial, con- sidera-se que:

I - o fretamento a casco nu de uma embarcação não com- prova a sua operação comercial pelo fretador;

II - o fretamento por viagem de uma embarcação, conjugado com a sua gestão náutica, comprovará a sua operação comercial pelo fretador quando este for o responsável direto pela prestação do ser- viço de transporte aquaviário;

III - o fretamento por tempo de uma embarcação, conjugado com a sua gestão náutica, na navegação de apoio marítimo com- provará a sua operação comercial pelo fretador quando este operar efetivamente a embarcação e a EBN afretadora for a beneficiária direta da operação de apoio contratada; e

IV - o fretamento por tempo de uma embarcação não com- provará a sua operação comercial pelo fretador, nos serviços de trans- porte aquaviário.

Art. 4º A EBN que não comprovar a operação comercial, de acordo com o critério estabelecido no Art. 3o , sujeitar-se-á às san- ções cabíveis, inclusive à cassação da autorização.

CAPÍTULO IV Das Disposições Finais

Art. 5º As disposições desta norma aplicam-se aos processos em tramitação na ANTAQ na data da sua publicação em Diário Oficial da União.

RESOLUÇÃO Nº 1.559, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2009 Aplica penalidade de multa pecuniária à empresa COMERCIAL QUINTELLA CO- MÉRCIO E EXPORTAÇÃO S/A. O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS-ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo inciso IV, do art. 54, do Regimento Interno, à vista dos elementos constantes do processo nº 50302.001748/2008- 69 e considerando o que foi deliberado pela Diretoria Colegiada em sua 251ª e 257ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 19/08/2009 e 26/11/2009, respectivamente, resolve:

Art. 1º Aplicar a penalidade de MULTA PECUNIÁRIA no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) à empresa COMERCIAL QUINTELLA COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO S.A., CNPJ nº 00.994.533/0001-36, com sede na rua Jesuíno Arruda, 797 - 3º Andar - Conjunto 32 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, na forma do art. 78-A, inciso II, da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, considerando o inciso II, do art. 66, da Resolução nº 987-ANTAQ, de 14 de fevereiro de 2008, e nos termos do parágrafos §1º, §2º e §3º do art. 69, da citada Resolução, por infringir o disposto no art. 18, alínea ''f'' c/ c art. 20, da Resolução nº 356-ANTAQ, de 20 de dezembro de 2004. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.560, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2009 Adita o Termo de Autorização nº 477-AN- TAQ, que autorizou a empresa TRANSEA- PORT TRANSPORTE MARÍTIMO LT- DA-ME, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na navegação de apoio portuário, exclusiva- mente com embarcações sem propulsão ou com potência de até 800 HP.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do processo nº 50301.001386/2009-05, e tendo em vista a aprovação da Superintendente de Navegação Ma- rítima e de Apoio, conforme delegação contida na Portaria nº 033/2009-DG, de 23 de janeiro de 2009, resolve:

Art. 1º Aditar o Termo de Autorização nº 477-ANTAQ, de 1º de outubro de 2009, para alterá-lo, passando a vigorar na forma e condições fixadas no 1º Termo Aditivo do referido Termo de Au- torização.

Art. 2º O Termo Aditivo de que trata o artigo anterior entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.561, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2009 Adita o Termo de Autorização nº 490- AN- TAQ, de 22 de outubro de 2008, que au- torizou a empresa SAVEIROS TOUR TU- RISMO E NAVEGAÇÃO LTDA, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, nas navegações de apoio portuário e de apoio marítimo, ex- clusivamente com embarcações sem pro- pulsão ou com potência de até 800 HP. O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do Processo nº 50301.002016/2007-15, e o que foi deliberado pela Diretoria em sua 256ª Reunião Ordinária, realizada em 12 de novembro de 2009, resolve:

Art. 1º Aditar o Termo de Autorização nº 490, de 22 de outubro de 2008, passando a vigorar na forma e condições fixadas no 1º Termo Aditivo do referido Termo de Autorização.

Art. 2º O Termo Aditivo de que trata o artigo anterior entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

1

Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.g o v. b r / a u t e n t i c i d a d e . h t m l , Documento assinado digitalmente conforme MP no-2.200-2 de 24/08/2001, que institui a

RESOLUÇÃO Nº 1.562, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Aprova o plano de aplicação dos recursos oriundos da venda de bens inservíveis da união a serem aplicados pela Superinten- dência do Porto de Rio Grande - SUPRG, para o exercício de 2009.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS-ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, com base no inciso V, do art. 2º, da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, considerando o que consta do processo nº 50300.000398/2008-33, e tendo em vista deliberação da Diretoria em sua 258ª Reunião Or- dinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Aprovar o Plano de Aplicação dos Recursos oriundos da venda de bens inservíveis da União, a ser aplicado pela Su- perintendência do Porto de Rio Grande - SUPRG, no montante de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), a ser utilizado na aquisição de veículos para atender ao deslocamento de integrantes da adminis- tração, em conformidade com as especificações técnicas constantes do processo.

Art. 2º Determinar que as aquisições dos bens integrantes do Plano de Aplicação de Recursos sejam processadas pela Superin- tendência do Porto do Rio Grande - SUPRG, de acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Art. 3º Determinar que as referidas aquisições e respectivas prestações de contas sejam processadas em até 90 (noventa) dias da publicação desta Resolução.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.563, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Autoriza o empresário individual EDIMIL- SON SILVA LUZEIRO, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na navegação interior de per- curso longitudinal, na bacia amazônica, na prestação de serviços de transporte de carga refrigerada, nas rotas internacionais de competência da união, entre Brasil - Co- lômbia, Brasil - Peru e Brasil - Equador, em portos habilitados ao tráfego interna- cional.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do Processo nº 50306.001582/2009-21 e tendo em vista o que foi deliberado na 258ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar o empresário individual EDIMILSON SIL- VA LUZEIRO, CNPJ nº 84.479.724/0001-50, com sede na Rua Ma- rechal Rondon nº 176, Centro, Tabatinga - AM, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na navegação interior de percurso longitudinal, na BACIA AMAZÔNICA, na pres- tação de serviços de transporte de carga refrigerada, nas rotas in- ternacionais de competência da União, entre Brasil - Colômbia, Brasil - Peru e Brasil - Equador, em portos habilitados ao tráfego inter- nacional, na forma e condições fixadas em Termo de Autorização pertinente.

Art. 2º O Termo de Autorização de que trata o artigo 1º entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.564, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Autoriza o empresário individual PEDRO IRAN PEREIRA ESPÍRITO SANTO, a operar, por prazo indeterminado, como em- presa brasileira de navegação, na prestação de serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação interior de travessia interestadual, na Bacia do Nor- deste, sobre o Rio Parnaíba, entre os mu- nicípios de Brejo-MA e Matias Olímpio- PI.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do Processo nº 50300.001343/2009-21 e tendo em vista o que foi deliberado na 258ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar o empresário individual PEDRO IRAN PEREIRA ESPÍRITO SANTO, CNPJ nº 06.065.767/0001-85, com sede na Praça Goiás, nº 15, Centro, Carolina-MA, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na prestação de serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas na na- vegação interior de travessia interestadual, na Bacia do Nordeste, sobre o rio Parnaíba, entre os municípios de Brejo-MA e Matias Olímpio-PI, na forma e condições fixadas em Termo de Autorização pertinente.

Art. 2º O Termo de Autorização de que trata o artigo 1º entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.565, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Autoriza a empresa SETE MARES LO- GÍSTICA MARÍTIMA LTDA., a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na navegação de apoio marítimo, exclusivamente com em- barcações sem propulsão ou com potência de até 800 HP.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do Processo nº 50301.001740/2009-93 e tendo em vista o que foi deliberado na 258ª Reunião Ordinária da Diretoria, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar a empresa SETE MARES LOGÍSTICA MARÍTIMA LTDA., com sede na Rua Alberto de Oliveira Santos, nº 42, Sala 1.601, Centro, Vitória-ES, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na navegação de apoio ma- rítimo, exclusivamente com embarcações sem propulsão ou com po- tência de até 800 HP, na forma e condições fixadas em Termo de Autorização pertinente.

Art. 2º O Termo de Autorização de que trata o artigo 1º entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.566, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Autoriza a empresa EMBARCAÇÃO OLI- VEIRA E OLIVEIRA LTDA., a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasi- leira de navegação, na prestação de serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação interior de travessia, na bacia do Tietê - Paraná, sobre o rio grande, entre os municípios de São Fran- cisco de Sales-MG e Riolândia-SP. O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do Processo nº 50302.001760/2009-54 e tendo em vista o que foi deliberado na 258ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar a empresa EMBARCAÇÃO OLIVEIRA E OLIVEIRA LTDA., CNPJ nº 01.894.911/0001-72, com sede na Es- trada São Francisco de Sales a Riolândia, s/n, Zona Rural, São Fran- cisco de Sales-MG, a operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação, na prestação de serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação interior de travessia, na Bacia do Tietê - Paraná, sobre o rio Grande, entre os municípios de São Francisco de Sales-MG e Riolândia-SP, na forma e condições fixadas em Termo de Autorização pertinente.

Art. 2º Revogar os efeitos da Portaria nº 08, de 03 de fe- vereiro de 2000, do Termo de Autorização nº 426-ANTAQ, de 15 de abril de 2008, e da Resolução nº 1015-ANTAQ, de 15 de abril de 2008.

Art. 3º O Termo de Autorização de que trata o artigo 1º entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.567, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Aplica penalidade de multa pecuniária à empresa PORTO DO RECIFE S/A. O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS-ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo inciso IV, do art. 54, do Regimento Interno, à vista dos elementos constantes do processo nº 50304.000264/2008- 82 e considerando o que foi deliberado pela Diretoria Colegiada em sua 251ª e 258ª Reunião Ordinária, realizada em 19/08/2009 e 11/12/2009, respectivamente, resolve:

Art. 1º Aplicar a penalidade de Multa Pecuniária, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), à empresa PORTO DE RECIFE S.A., CNPJ nº 04.417.870/0001-11, com sede na praça da Comunidade Luso-Brasileira, s/nº, Recife-PE, na forma do art. 78-A, inciso II, da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, considerando o inciso II, do art. 66, da Resolução nº 987-ANTAQ, de 14 de fevereiro de 2008, e nos termos do parágrafos §1º, §2º e §3º do art. 69, da citada Resolução, considerando o descumprimento do TAC nº 01/2009-SPO e com base no inciso LV, do art. 13, da Resolução nº 858-ANTAQ, de 2007.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.568, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Convalida o termo aditivo ao contrato PRES/69.97, de 28/11/1997, para amplia- ção de área arrendada pela codesp à em- presa SANTOS BRASIL S/A; improcedên- cia de representação e outros.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS-ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, com base no inciso V, do art. 2º, da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, considerando o que consta dos processos nºs 50300.000933/2006-94 e 50300.001051/2006-46, e tendo em vista deliberação da Diretoria em sua 258ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Convalidar o Termo Aditivo ao Contrato PRES/69.97, de 28/11/1997, para ampliação de área arrendada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP à empresa Santos Brasil S/A, com base no disposto no art. 55 da Lei nº 9.784/99.

Art. 2º Pela improcedência da representação da empresa Li- bra Terminais S/A consideradas as argumentações expostas nos au- tos.

Art. 3º Determinar que a CODESP faça a repactuação do contrato em exame, de modo a assegurar a preservação do seu equi- líbrio econômico-financeiro, promovendo, inclusive, eventuais alte- rações nos respectivos valores de outorga, decorrentes das novas projeções de receitas, investimentos e respectivos custos operacionais, a partir da incorporação da área em discussão, submetendo-os à apro- vação desta Agência.

Art. 4º Determinar, com base no art. 10, XXVI da Resolução nº 858/2007-ANTAQ, que a CODESP observe o disposto no art. 10, XII da Resolução acima citada, sob pena de incorrer em penalidade de multa pecuniária, nos termos do art. 13, LV e XXVI respec- tivamente, da Resolução nº 858/2007-ANTAQ, para que tome as providências tempestivamente em relação a futuros aditamentos con- tratuais de arrendamento em vigor.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.569, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Revoga a Resolução nº 292-ANTAQ, de 20 de setembro de 2004.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS - ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, considerando o que consta do Processo nº 50300.000396/2004 e ten- do em vista deliberação da Diretoria em sua 258ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Revogar a Resolução nº 292-ANTAQ, de 20 de se- tembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União de 23 de setembro de 2004, Seção I, que autorizou a desincorporação física, contábil e a demolição do Armazém nº 3, localizado no Porto de Itajaí, em razão das enchentes ocorridas no Estado de Santa Catarina em 2008, tornando a demolição do Armazém 3 inconveniente à Su- perintendência do Porto de Itajaí.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO

RESOLUÇÃO Nº 1.570, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Declara extinta, por renúncia da interessa- da, a autorização outorgada por meio da Resolução nº 215-ANTAQ e do Termo de Autorização nº 105-ANTAQ, à empresa ICHITUS - SERVIÇOS MARÍTIMOS LT- DA.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS-ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo inciso IV, do art. 54, do Regimento Interno, considerando o que consta do processo nº 50301.001331/2009-97 e o que foi deliberado pela Diretoria em sua 258ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009, resolve:

Art. 1º Declarar extinta, por renúncia da interessada, a au- torização outorgada por meio da Resolução nº 215-ANTAQ e do Termo de Autorização nº 105-ANTAQ, ambos de 18 de maio de 2004, ambos publicados no Diário Oficial da União, de 24 de maio de 2004, à empresa ICHITUS - SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA.-EPP, CNPJ nº 04.857.589/0001-08, com sede na Rua Coronel Madureira, nº 40, loja 11-parte, Centro, Saquarema-RJ, para operar, por prazo indeterminado, como empresa brasileira de navegação na prestação de serviços de transporte na navegação de Apoio Portuário, exclusi- vamente com embarcações sem propulsão ou com potência propulsiva de até 800 HP.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua pu- blicação no Diário Oficial da União.

Nº 242, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

1

Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.g o v. b r / a u t e n t i c i d a d e . h t m l , Documento assinado digitalmente conforme MP no-2.200-2 de 24/08/2001, que institui a

RESOLUÇÃO Nº 1.572, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009 Instauração de Processo Administrativo Contencioso.

O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS-ANTAQ, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 54, inciso IV, do Regimento Interno, com base no inciso V, do art. 2º, da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, considerando o que consta dos processos nºs 50300.002033/2007-62 e 50300.000957/2003, e tendo em vista deliberação da Diretoria em sua