• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Estudo de Caso: EF Education First

3.3. Missão, Visão e Valores

A empresa EF é um instituto de línguas especializado em cursos fora do país. Tem no seu leque de ofertas vários produtos para diferentes idades.

Constituída por uma rede de 46 escolas, dispersas por 16 países diferentes, a EF disponibiliza aos seus clientes uma oferta em várias geografias, bem como a capacidade de ensinar várias línguas.

A EF tem como missão “Abrir as portas do mundo através da educação”. A missão da EF é quebrar as barreiras da língua, cultura e geografia através dos diversos produtos disponíveis. A EF defende que a missão deve ser concretizada não só a nível organizacional, como também a nível individual.

A concretização da missão a nível individual diz respeito à qualidade com que os alunos adquirem o conhecimento, sendo sempre utilizado material sofisticado, estando de encontro às necessidades reais do mercado.

A nível organizacional, contribuir para o desenvolvimento das comunidades, bem como organizações, contribuindo para a inovação, desenvolvimento e globalização.

A realização torna-se possível tendo em conta um conjunto de valores pelos quais a EF se rege. Estes valores essenciais à orgânica da EF são algo pelas quais os seus colaboradores acreditam verdadeiramente. Cada colaborador faz o seu melhor para conseguir incorporar estes valores de forma a manter a identidade da organização.

A organização rege-se pelos seguintes valores:

 Nada é impossível, ir acima e além das expetativas, existe sempre uma nova maneira de contornar os obstáculos que surgem ao longo do percurso, fazer a diferença na EF pela atitude positiva pode gerar novas oportunidades;

 Espírito empreendedor, está nas mãos de cada um fazer acontecer, a organização é de cada um e cada ato deve ser feito como se fosse o dono da mesma. Todos podem ter de desempenhar tarefas diferentes das suas atividades, promovendo um espírito inovador de empreendedorismo;

 Paixão, encontrar o balanço entre a vida pessoal e profissional, utilizar a máxima “work hard, play hard”, sentir que se gosta do trabalho e não apenas algo que está a acontecer;

44

 Integridade e Honestidade, fazer o melhor trabalho possível de forma a entregar aquilo que foi prometido. Ser honesto com os colegas de trabalho e clientes, e acima de tudo assumir a responsabilidade das ações tomadas, sejam elas boas ou más;

 Atenção aos detalhes, pois todos os pormenores contam, ficar atento às pequenas coisas, também podem fazer a diferença. Focar as funções para o essencial para oferecer qualidade e resultados;

 Qualidade, além dos detalhes, manter sempre um trabalho cuidado e acima de tudo garantir qualidade em tudo o que se faz;

 Consciência nos custos, usar o mínimo de recursos possíveis para obter o máximo de resultado, utilizando os recursos conscientemente. Sendo que, por vezes, consciência nos custos diz respeito a gastar mais nas boas ideias;

 Inovação, a opinião de todos os colaboradores conta, podendo trazer mais inovação à organização;

Assim, com uma missão e valores fortes que mantém toda a organização alinhada para um futuro, a visão ajuda a guiar o caminho, bem como a mostrar o que a EF pretende alcançar.

A visão da EF é crescer; porque é desafiante, emocionante, gratificante, e cria oportunidades para todos. Permitir um crescimento não só em “dimensão”, mas também em rentabilidade, a qualidade dos seus programas, o número de mercados em que competem, e o número de produtos que são oferecidos aos seus clientes. O crescimento também está relacionado com o crescimento pessoal e desenvolvimento dos colaboradores da EF, tanto profissional como pessoal.

A EF pretende assim ser reconhecida no mercado como uma das escolas de línguas de referência a nível nacional, bem como internacional, tendo o melhor produto de mercado, sempre associado à qualidade do serviço e inovação. Ser identificada como uma organização em constante desenvolvimento e dos seus colaboradores, mantendo assim um forte comprometimento com o cliente bem como sustentabilidade dos recursos.

Com a ambição de se manter uma empresa de referência, a EF continua a apostar no seu futuro, através de parcerias com as melhores universidades do mundo, bem como pelo patrocínio de eventos mundialmente relevantes, como por exemplo, os Jogos Olímpicos.

45

3.3.1. Proposta de Valor

Para a empresa EF, a proposta de valor percecionada pelo cliente é a Best Total Solution. Esta proposta de valor entregue ao cliente é responsável por uma relação próxima com o cliente, oferecendo um acompanhamento cuidado, um serviço pós-venda personalizado. Este tipo de comportamentos cria uma relação muito forte entre o cliente e a empresa, sendo que a EF tem a preocupação de conhecer melhor o seu cliente, de forma a manter uma relação de longo prazo.

Uma das políticas defendidas também pela empresa corresponde à qualidade com que os seus produtos são entregues aos clientes. “All EF” significa que toda a cadeia é da responsabilidade da EF, não recorrendo a serviços de outsourcing, de forma a conseguir manter uma maior qualidade e a controlar mais facilmente a satisfação dos seus clientes.

A EF caracteriza-se por um conhecimento individual de cada cliente, também de forma a prever quais as suas necessidades futuras, antecipando-se assim aos pedidos do cliente. Além de um serviço cuidado, a qualidade do produto é bastante elevada, sendo praticado um preço um pouco mais elevado, uma vez que, este preço está associado a essas características.

Embora a proposta de valor entregue ao cliente seja Best Total Solution, poderia também ser considerada a Best Product, pois o produto que a EF oferece é de alta qualidade, sendo que é feito um investimento constante na melhoria do produto, onde se pretende que o cliente tenha a melhor experiência final. Contudo, como é feita uma análise cuidada aos clientes, como existe um serviço personalizado a cada cliente e um cuidado extra na sua satisfação, a proposta entregue é a Best Total Solution.

Como a EF tem uma relação direta com o cliente, o desenho do Balanced Scorecard vai ser percecionada pelo cliente através da proposta de valor, pelo que a proposta de valor para o cliente é a demostração do BSC.

46

Documentos relacionados