• Nenhum resultado encontrado

3. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE TREINO E COMPETIÇÃO

3.5. Observação e Análise do Jogo

3.5.1. Modelo de observação de Análise Quantitativa

A análise quantitativa teria como principal objetivo avaliar o desempenho da própria equipa, retirando dados numéricos que caracterizassem a prestação individual e coletiva da mesma. Este tipo de análise realizava-se em dois momentos distintos: in loco, através do uso de fichas de observação; e pós-jogo, através de uma análise notacional computorizada. O processo de análise quantitativa foi definido no início da época desportiva pela equipa técnica, em que foram propostas um conjunto de variáveis que pudessem avaliar o comportamento da equipa. Assim sendo, os estagiários desenvolveram uma grelha em Microsoft Office Excel de registo de ocorrências, de modo, a conseguir registar e determinar tais variáveis pós-jogo, indo em congruência com algumas variáveis já registadas in loco pelas fichas de observação, já utilizadas pela equipa técnica na época transata.

Após o jogo, eram utilizadas as imagens recolhidas pelos estagiários em plano aberto (ver Figura 7) e do último terço defensivo, que em paralelo com a ficha de Excel registavam as ações pretendidas. O Anexo F mostra a categorização das variáveis registadas, que através do seu registo sequencial utilizava-se a função CONTAR.SE para contar o número de células que correspondem a um determinado critério. Além disso, era registado em outra folha, o tempo e as formas de posse de bola, assim como outro tipo de variáveis que não conseguiam ser avaliadas com a função utilizada. As principais variáveis seriam:

1. Golos e Assistências; 2. Cinco inicial por parte;

61

3. Cinco presente em golo marcado e sofrido; 4. Faltas Cometidas e Sofridas;

5. Perdas e Recuperações de Bola; 6. Remates Consentidos e Realizados; 7. Tempo de jogo por atleta;

8. Tempo de Posse de Bola.

A primeira folha era constituída diversas categorias que continham diversas informações. Entre elas:

Nome do Jogador

Coluna de células onde eram colocados os nomes dos atletas em observação. Zona, Local e Zona da Baliza

O Local era definido pelos campogramas referenciados anteriormente na Figura 4 e 5 tendo em conta a Zona: Ofensiva ou Defensiva. Para cada ação era registada a fase do jogo a que designamos Zona e Local do campo correspondente. A zona da baliza era definida pela Figura 8, onde também era registada o sítio para onde eram efetuados os remates. A baliza encontra-se dividida em nove zonas.

Forma

As formas de jogo são definidas como um conjunto de situações táticas, com critérios definidos, que decorrem em momentos fixos do jogo em particular no ataque. O agrupamento destas formas de jogo deu-se da seguinte maneira:

• Ataque Organizado – Todas as situações de ataque planeado, envolvendo os quatro jogadores avançados, perante uma defesa igualmente organizada;

Figura 8 - Definição das nove Zonas da Baliza.

Nota. (1 – Zona Superior Direita; 2 – Zona Superior Central; 3 – Zona Superior Esquerda; 4 – Zona Média Direita; 5 – Zona Média Central; 6 – Zona Média Esquerda; 7 – Zona Inferior Direita; 8 – Zona Inferior Central; 9 – Zona Inferior Esquerda;)

62 • Ataque Organizado – Ação Individual - Todas as situações de ataque planeado, que resultaram num lance individual de um jogador, perante uma defesa igualmente organizada; • Ataque Rápido - Todas as situações de transição defesa-ataque, em que se verifique igualdade numérica entre avançados e defesas, carecendo de organização defensiva (Exemplo: 2x2);

• Contra-Ataque - Todas as situações de transição defesa-ataque, em que se verifique superioridade numéricas dos avançados em relação aos defesas, carecendo de organização defensiva (Exemplo: 2x1);

• Bolas Paradas - Situações especiais e específicas do hóquei em patins, em que consiste nos lances de livres diretos e penaltis;

• Ressalto as Bolas Paradas – Situações posteriores aos Livres Diretos e Penaltis que resultem numa posse de bola atacante, e de o ataque imediato a baliza adversária;

• Power-Play - Situações ofensivas em que a equipa atacante encontra-se em superioridade numérica devido à exclusão temporária de um jogador adversário (Exemplo: 5x4);

• Under-Play - Situações defensivas em que a equipa que defende encontra-se em inferioridade numérica devido à exclusão temporária de um jogador da sua equipa (Exemplo: 4x5).

Tipos

A tipologia foi definida conforme as formas de jogo onde erram dividas consoante o número de atletas presentes num momento fixo do jogo. Essa clarificação pode ser vista com mais clareza na Tabela 9.

Tabela 9 - Definição e Tipologia e Formas de Jogo.

Nota. Faltas Cometidas (FC) / Faltas Sofridas (FS)

Contra-Ataque 1x0 Ataque Rápido 1x1 2x0 2x2 2x1 3x3 3x1 4x4 3x2

Bolas Paradas Livres Diretos

4x3 Penaltis

63

Consequência

A categoria consequência era considerado o resultado das ações realizadas, abrangendo faltas cometidas, faltas sofridas, remates realizados e remates consentidos. A Tabela 10 esclarece melhor este parâmetro.

Tabela 10 - Definição das consequências das ações.

Faltas Cometidas

Falta de Equipa

Remates Consentidos

Defesa

Falta Técnica Fora

Azul Golo

Vermelho Intercetado

Faltas Sofridas

Falta de Equipa Poste/Trave

Remate Realizado

Defesa

Falta Técnica Fora

Cartão Azul Golo

Cartão Vermelho Intercetado

Poste/Trave

A segunda folha era constituída pelas posses de bola, em que se registava o tempo do início e do fim da posse, assim como tipo de ataque. Após o preenchimento das duas fichas de Excel, automaticamente eram gerando relatórios coletivos e individuais, que envolvia tabelas de frequência simples e também informação visual na forma de campogramas, com as diversas variáveis analisadas.

Por fim, teríamos os designados totalizadores que traduziam o somatório de todas as ações de uma determinada competição, que procuravam traduzir a performance coletiva e individual da equipa. Esta folha procurava de forma sumaria transpor informações cumulativas produzidas em cada ficha de Excel elaborada por jogo, sendo apenas realizadas para o Campeonato Nacional e para a Liga Europeia. O Anexo G representa o modelo de totalizador da primeira competição e o Anexo H o modelo da segunda.

Documentos relacionados