• Nenhum resultado encontrado

Considerando a produção acadêmica na área de impacto da capacitação no trabalho, as principais variáveis relacionadas a esse processo e o contexto de cursos

stricto sensu, a presente pesquisa adotou como variáveis dependentes parte da aprendizagem resultante de realização de cursos stricto sensu (desenvolvimento de

competências) representada pelos construtos “Elementos da competência” e “Competências modernas”, e o impacto de cursos stricto sensu no trabalho, representada pelo construto “Impacto da qualificação stricto sensu no trabalho”. Optou-se por pesquisar o nível de “impacto no comportamento do trabalhador” e não o nível “organização” ou “mudança organizacional” uma vez que a maior parte do público vinculado à amostra da pesquisa realizou cursos stricto sensu abertos, de livre adesão, portanto não customizados ou no modelo “in company”, e que, de uma forma geral, não possuem objetivos instrucionais diretamente relacionados com demandas organizacionais. Nesse sentido, entende-se que os cursos contemplados nessa pesquisa podem contribuir muito mais para o processo individual de desenvolvimento profissional dos servidores públicos, do que para um processo de aprendizagem coletivo, mais favorável à mudança organizacional.

A partir das variáveis dependentes da pesquisa e com base na literatura, foram eleitas as seguintes variáveis independentes, as quais apresentam potencial para associações significativas com as variáveis dependentes: “Autoeficácia” como

variável individual, “Fatores situacionais de apoio”, “Consequências associadas ao uso de novas habilidades no trabalho” e o “Suporte material” como variáveis

contextuais. As variáveis dependentes “Elementos da competência” e

“Competências modernas”, vinculadas à aprendizagem, também foram testadas como independentes, em relação ao “Impacto da qualificação no trabalho”.

O modelo teórico hipotetizado foi proposto considerando a literatura apresentada no capítulo anterior. O modelo foi concebido de forma a avaliar possíveis associações entre variáveis independentes e dependentes. A Figura 15 representa o modelo teórico hipotetizado da pesquisa e o Quadro 4 apresenta os conceitos adotados para as variáveis utilizadas no modelo.

Figura 15 - Modelo teórico hipotetizado (Impacto da qualificação stricto sensu no trabalho)

Fonte: elaborada pelo autor (2019)

Quadro 4 - Conceitos das variáveis utilizadas na pesquisa

Dimensão

da variável Variável Conceito utilizado

Referência do conceito

Individual Autoeficácia

Crença ou julgamento que o participante da pesquisa tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade. Bandura (1989) Contextual Suporte Psicossocial à Transferência – Fatores situacionais de apoio

Oportunidades e apoio da chefia imediata na aplicação dos novos CHAs no trabalho.

Abbad et al. (2012b) Suporte Psicossocial à Transferência - Consequências no uso de novas aprendizagens

Reações (favoráveis ou não) dos colegas ou superiores hierárquicos às tentativas do trabalhador em aplicar, no trabalho, os novos CHAs aprendidos na ação de TD&E: elogios, manifestações verbais de encorajamento, indiferença/descaso, entre outros.

Suporte Material à Transferência

Adequação dos recursos materiais e financeiros e do ambiente físico do local de trabalho para a transferência de treinamento. Aprendizagem Stricto Sensu (Desenvolvi- mento de Competências) Elementos da Competência

Ter iniciativa e assumir responsabilidade frente a problemas e eventos profissionais; atuar diante de eventos inéditos e singulares; mobilizar a rede de atores envolvidos em um determinado problema.

Zarifian (2003)

Competências Modernas

Competências individuais mais demandadas pelas organizações (independente do contexto): aprendizado de novos conceitos e tecnologias, trabalho em equipe, comunicabilidade, visão sistêmica, enfrentamento de incertezas e ambiguidades, comprometimento institucional, entre outras.

Adaptado de Sant'Anna et al.

(2016)

Impacto da Qualificação Stricto Sensu no Trabalho (medida em amplitude)

Efeitos indiretos da qualificação stricto sensu no desempenho global, no comportamento, nas atitudes e na motivação do trabalhador.

Adaptado de Abbad et al. (2012a) e Pilati

e Abbad (2005)

A seguir, O Quadro 5 apresenta as hipóteses da pesquisa, inclusive aquelas que sustentaram a proposição do modelo acima:

Quadro 5 - Hipóteses da pesquisa

Hipóteses da

pesquisa Descrição

H1 Variáveis individuais

H1a. Autoeficácia apresenta associação significativa com o desenvolvimento de competências.

H1b. Autoeficácia apresenta associação significativa com o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho.

H2 Variáveis contextuais

H2a. Suporte situacional apresenta associação significativa com o desenvolvimento do competências.

H2b. Consequência no uso das novas aprendizagens apresenta associação significativa com o desenvolvimento de competências.

H2c. Suporte material apresenta associação significativa com o desenvolvimento do competências.

H2d. Suporte situacional apresenta associação significativa com o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho.

H2e. Consequência no uso das novas aprendizagens apresenta associação significativa com o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho.

H2f. Suporte material apresenta associação significativa com o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho.

H3 Desenvolvimento de competências

H3a. Elementos da competência apresenta associação significativa com o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho.

H3b. Competências modernas apresenta associação significativa com o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho.

H4 Pesquisas aplicadas ao

trabalho

Pesquisas aplicadas ao trabalho apresentam maiores médias com diferenças significativas no construto impacto da qualificação no trabalho do que pesquisas ainda não aplicadas e não aplicáveis.

H5 Modalidade de

cursos

Cursos na modalidade profissional apresentam maiores médias com diferenças significativas no impacto da qualificação stricto sensu no trabalho do que cursos na modalidade acadêmica.

H6 Apoio de programas institucionais

H6a: Servidores públicos apoiados por programas institucionais de incentivo à qualificação stricto sensu apresentam maiores médias com diferenças significativas nos construtos suporte psicossocial, material e impacto da qualificação stricto sensu no trabalho, em relação àqueles não apoiados por programas institucionais. H6b: Servidores públicos apoiados por programas institucionais de incentivo à qualificação stricto sensu apresentam diferenças significativas na aplicação direta das pesquisas ao trabalho, em relação àqueles não apoiados por programas institucionais.

H7 Estágio de cursos

Cursos concluídos apresentam maiores médias com diferenças significativas no impacto da qualificação no trabalho do que cursos em andamento.

No próximo capítulo serão apresentados os procedimentos metodológicos que foram adotados para obtenção de respostas relacionadas ao problema de pesquisa, ao modelo teórico proposto e às hipóteses envolvidas no estudo.