• Nenhum resultado encontrado

Modelos para Excedências de um Valor Limite

5.2 Rede aleatória no modelo de Erdös e Renyi com N = 100 nós, E =

2.1.2 Modelos para Excedências de um Valor Limite

denido em  z : 1 − ξ z −µb σ  > 0 

, onde os parâmetros satisfazem −∞ ≤ µ ≤ ∞, σ > 0e −∞ ≤ ξ ≤ ∞.

2.1.2 Modelos para Excedências de um Valor Limite

Seja X1, ..., Xn uma sequência de variáveis aleatórias independentes e identicamente

distribuídas que possuem uma função distribuição F. Pode-se considerar Xi como um

evento extremo se este exceder um alto valor limite q. Denotando um termo arbitrário na sequência Xi por X, a descrição do comportamento estocástico de eventos extremos será

dada pela probabilidade condicional (2):

P r{X > q + y|X > q} = 1 − F (q + y)

1 − F (q) y > 0. (2.12)

Se a distribuição F é conhecida, então a distribuição dos limites de excessos tam- bém será conhecida. Como em situações práticas não conhecemos F, devemos considerar aproximações para a distribuição dos máximos.

2.1.2.1 Modelo de Caracterização Assintótica

Teorema 4: Seja X1, ..., Xnuma sequência de variáveis aleatórias independentes que

possui uma função distribuição F, e seja Mn = max{X1, ..., Xn}. Denotando um termo

arbitrário na sequência Xi por X e supondo que F satisfaz o Teorema 2, então para n

sucientemente grande temos (2):

onde G(z) = exp ( −  1 + ξ z − µ σ −1/ξ) . (2.14)

para algum µ, σ > 0 e ξ. Então, para q sucientemente grande a função distribuição de (X − q ), condicionada ao fato que X > q é aproximadamente:

H(y) = 1 −  1 + ξy b σ −1/ξ . (2.15) denida em  y : y > 0 e  1 + ξy b σ  > 0  onde bσ = σ + ξ(q − µ).

A família de distribuições denida na Eq. (2.15) é denominada Família de Pareto Generalizada. O parâmetro ξ é dominante no comportamento qualitativo da distribuição, pois se ξ < 0, a distribuição de excessos possui um limitante superior q −bσ/ξ; se ξ ≥ 0 não possui um limitante superior e considerando o limite ξ → 0, tem-se (2):

H(y) = 1 − exp  −y b σ  . (2.16)

correspondendo a uma distribuição exponencial com parâmetro 1/bσ.

Prova: Seja X uma função distribuição de F. A partir da hipótese do Teorema 2, para um n sucientemente grande temos (2):

Fn(z) ≈ exp ( −  1 + ξ z − µ σ −1/ξ) , (2.17)

para alguns parâmetros µ, σ > 0 e ξ. Portanto:

n log F (z) ≈ −  1 + ξ z − µ σ −1/ξ , (2.18)

log F (z) = −{1 − F (z)}, (2.19)

Substituindo na equação anterior, e fazendo z = q tem-se:

1 − log F (q) ≈ 1 n  1 + ξ q − µ σ −1/ξ , (2.20)

para q sucientemente grande. De forma análoga, para y > 0 tem-se:

1 − log F (q + y) ≈ 1 n  1 + ξ q + y − µ σ −1/ξ , (2.21)

Substituindo as equações (2.20) e (2.21) em (2.12) tem-se:

P r {X > q + y|X > q} ≈ 1 n  1 + ξ q + y − µ σ −1/ξ 1 n  1 + ξ q − µ σ −1/ξ =  1 + ξy b σ −1/ξ . (2.22) onde σ = σ + ξ (q − µ)b .

O Teorema 4 indica uma forma de construir um modelo para valores extremos. Os dados brutos consistem em uma sequência de medidas independentes e identicamente dis- tribuídas. Os EE são identicados denindo um alto valor limite q, em que as excedências são {xi : xi > q}. Indicando essas excedências por x(1), ..., x(k) e denindo as alturas

yj = xj − q, para j = 1, ..., k, os valores de yj podem ser considerados como variáveis

aleatórias independentes cuja distribuição pode ser aproximada por um membro da fa- mília generalizada de Pareto. A inferência consiste em ajustar os valores das excedências observadas à essa família.

No capítulo 4, descrevemos o trabalho de Kishore et. al (6), que estudaram as pro- babilidades de EE em redes complexas, onde foi adotado o valor limite q como sendo

proporcional ao tráfego de caminhantes aleatórios nos vértices desta rede. Na Fig 2.4 é ilustrado por meio de uma simulação de caminhada aleatória em uma rede complexa, o processo de classicação de eventos como sendo extremos em um determinado vértice, conforme o trabalho de Kishore et. al (6). Para este vértice os valores determinados por meio da simulação para o tráfego médio e o valor limite q é igual a 2 e 8 caminhantes, respectivamente. Assim, se em um instante de tempo o número de caminhantes neste vértice excede o limite q = 8 caminhantes, o evento correspondente é classicado como extremo (conforme itens 4.3 e 5.1.1).

Figura 2.4: Ilustração da determinação das excedências do valor limite q por meio de caminhada aleatória em uma rede complexa.

Capítulo 3

Redes Complexas

3.1 Redes Complexas do Mundo Real

Uma ampla variedade de sistemas com alta importância tecnológica e intelectual po- dem ser descritos por estruturas complexas com o formato de teia (7). Com o aumento da capacidade e popularidade dos computadores, principalmente durante a década de 90, tornou-se possível o acesso e a análise de várias bases de dados de diversas áreas. Isso permitiu a comparação de redes do mundo real com os modelos de rede já existentes, em particular com o modelo de Erdös e Renyi (ER) (14) .

Para tentar descrever de uma forma satisfatória uma rede de mundo real por meio de um modelo, várias quantidades e medidas foram propostas. Contudo, três conceitos ainda ocupam um lugar privilegiado na ideia de redes complexas: as propriedades de mundo pequeno, aglomeração e distribuição de grau (7). A propriedade de mundo pequeno descreve o fato de que a maioria das redes apresentam uma distância média pequena entre quaisquer dois nós na rede, sendo a distância entre eles denida como o número de arestas ao longo do menor caminho que os conectam. A propriedade de aglomeração, que é quanticada pelo coeciente de aglomeração, é comum em redes sociais. Esta, é a tendência de formação de cliques, isto é, círculos de amizades e conhecidos, em que todos os membros se conhecem. A terceira propriedade, a distribuição de grau, descreve

o fato que os nós em uma rede, em geral não possuem o mesmo grau. O espalhamento do número de arestas por nó é caracterizado por uma função distribuição P (K), que fornece a probabilidade de um nó selecionado aleatoriamente possuir exatamente K arestas.

Alguns exemplos de redes de mundo real são: redes de computadores onde as conexões são físicas, uma aresta existe entre dois nós (computadores) na rede se eles são sicamente ligados por um cabo; redes tecnológicas que são as redes de transmissão de energia elétrica; redes de telefonia; redes de transportes; redes tecnológicas virtuais e WWW de páginas HTML, onde não existem conexões físicas; redes sociais que consistem em interações sociais entre indivíduos (amizades, relações de trabalho) e redes biológicas, como por exemplo, as que representam cadeias alimentares etc (15). Muitas destas redes apresentam distribuição de grau do tipo lei de potência (7).

Documentos relacionados