• Nenhum resultado encontrado

5 REFINAMENTO DO PROCESSO

5.1 Entrevistas

5.1.2 Resultados

5.1.2.7 Modificações no processo decorrente do refinamento

No Quadro 96 estão representadas as principais modificações no processo após o refinamento por meio dos resultados obtidos nas entrevistas apresentadas na seção anterior, as principais modificações estão sublinhadas na coluna “Depois”.

Parte do Processo Antes Depois

Fase 0 – Atividade #2 Definição das diretrizes da Implantação e objetivos de negócio

O Patrocinador juntamente com o CEPG deverá definir as principais características da implantação do CMMI, tais como: nível de maturidade/capacidade a ser atingido, escopo da organização, escopo do modelo CMMI.

O Patrocinador juntamente com o CEPG deverá definir as principais características da implantação do CMMI, tais como: nível de maturidade/capacidade a ser atingido, escopo da organização, escopo do modelo CMMI. Além disso o Patrocinador deve definir qual é o objetivo de negócio a ser atingido por meio da implantação do CMMI, ou seja, quais os problemas que poderão ser resolvidos que impedem a organização de atingir tais metas. Fase 4 – Atividade #1

Execução dos Treinamentos e Atividade

O CEPG deverá coordenar a execução dos treinamentos, contando com o apoio do EPG para definir os locais, recursos. Durante os treinamentos deverão ser usadas folhas de presença, de modo a controlar os colaboradores que receberam os treinamentos.

O CEPG deverá coordenar a execução dos treinamentos, contando com o apoio do EPG para definir os locais, recursos. Durante os treinamentos deverão ser usadas folhas de presença, de modo a controlar os colaboradores que receberam os treinamentos. Esses treinamentos deverão ser realizados primeiramente somente para os envolvidos nos projetos-piloto, pois se houverem melhorias significativas no processo, fica mais fácil treinar novamente somente essa equipe do que treinar todos colaboradores novamente, o que pode causar um impacto negativo e um gasto excessivo de recursos.

Fase 4 – #4 Treinamentos de

atualização O EPG deverá executar treinamentos para demonstrar as modificações

realizadas nos processos devido às melhorias. O EPG deverá utilizar o próprio material de treinamento atualizado.

O EPG deverá executar treinamentos para demonstrar as modificações realizadas nos processo devido às melhorias. O EPG deverá utilizar o próprio material de treinamento atualizado. Envolvendo aqueles que participaram dos projetos- piloto.

Premissas do Processo Não havia essa premissa “Divulgar todas as fases e

atividades do processo para todos os envolvidos de modo que todos possam entender previamente como será desenvolvido o processo de implantação do CMMI, gerando assim comprometimento dos envolvidos e facilitando o desenvolvimento das atividades dentro da organização, uma boa forma de apresentar o processo é disponibilizando o mesmo via

web na intranet da organização”.

Parte do Processo Antes Depois

Gestão do Processo –

Elemento de Acompanhamento

Figura 18 - Diagrama das atividades

de acompanhamento. Figura 38 - Diagrama das atividades de acompanhamento

refinado.

Descrição da atividade #4 - O CEPG deverá enviar o relatório de status e marcar uma reunião com os Envolvidos para analisar os pontos mais críticos e tomar decisões e ações corretivas quanto ao andamento das atividades se necessário. Todas decisões deverão ser registradas em Ata, os pontos dessa ata deverão ser revistos na próxima reunião.

O modelo de Relatório de Status também foi refinado, sendo inseridos capítulos de Custos, Planilha de Lacunas e Relatório de Aderência a Processos (Apêndice D)

Fase 0 – Atividade #1 Escolha do CEPG e EPG e capacitação

O Patrocinador deve selecionar o CEPG e o EPG conforme os perfis definidos nos papéis e responsabilidades. Logo que definidos pelo menos 4 desses selecionados (1 CEPG e 3 EPG) devem receber o treinamento introdutório do CMMI (obrigatório para uma avaliação oficial).

O Patrocinador deve selecionar o CEPG e o EPG conforme os perfis definidos nos papéis e responsabilidades. Logo que definidos pelo menos 4 desses selecionados (1 CEPG e 3 EPG) devem receber o treinamento introdutório do CMMI (obrigatório para uma avaliação oficial) e deve ser apresentado a eles as folhas de tarefas a serem utilizadas durante o processo de implantação.

Kick-offs Descrição dos seminários Adicionada às descrições a

seguinte recomendação:

“Explicar e apresentar a todos os envolvidos as folhas de tarefas a serem usadas na fase subseqüente, destacando as

recomendações de preenchimento da própria folha

de tarefa”. Fase 5 – Atividade –

Análise dos Objetivos de Negócio

Não existia Após a obtenção do resultado por

parte do Avaliador, o Patrocinador, o CEPG e os Gerentes deverão se reunir e analisar se os objetivos de negócio identificados na fase de preparação foram atingidos com a execução do processo.

Fonte: Elaborado pelo autor.

#1. Atualização do Relatório de lacunas CEPG Editor de planilha Dados do andamento da fase Site de processos #2. Emissão do relatório de status mensal CEPG Editor de texto Cronograma completo EPG Plano de ações/ Relatório de lacunas Plano de ações/ Relatório de lacunas atualizado Modelo de relatório de Status Plano de Implantação do CMMI Relatório de status Patrocinador #3. Reunião de acompanhamento com Patrocinador CEPG Editor de texto Cronograma completo Modelo de ata de reunião Plano de Implantação do CMMI Ata de reunião Relatório de status EPG #4. Reunião de acompanhamento com Envolvidos CEPG Editor de texto Cronograma completo Modelo de ata de reunião Plano de Implantação do CMMI Ata de reunião Relatório de status Plano de ações/ Relatório de lacunas atualizado Plano de ações/ Relatório de lacunas atualizado Plano de ações/ Relatório de lacunas atualizado PAT PPQA

Fonte: Elaborado pelo autor

Documentos relacionados