• Nenhum resultado encontrado

Configurar modo de alimentação de emergência

Este ponto só é executado se for necessário um padrão de emergência, em caso de falha de energia normal. Enquanto estiver em modo de alimentação de emergência, todas as entradas da estação de controlo e eventos temporizados são ignorados. Este ponto definirá se o painel possui circuitos de emergência e como configurar o padrão de emergência.

Identifique os painéis alimentados por energia normal (não essencial). Desloque os seus comutadores de

emergência para a posição esquerda (ver ilustração abaixo).

Para todos os painéis de iluminação de emergência (essencial), desloque os comutadores de emergência para a direita (ver ilustração abaixo).

Os painéis essenciais e não essenciais devem estar ligados por uma linha de detecção ligada ao terminal 5 no conector de ligação do controlador Softswitch128 (ver ilustração abaixo). Para mais detalhes de cablagem, consulte o Manual de instalação.

Nesta configuração, o painel de iluminação de emergência (essencial) irá “detectar” a energia normal do painel. Quando há uma falha da energia normal, o painel de emergência entra no padrão de emergência (definição de fábrica para todos os circuitos Ligados).

Notas:

• Se for necessária a certificação UL 924, pode utilizar uma interface de iluminação de emergência da Lutron (LUT- ELI-3PH) para satisfazer o código. A interface LUT-ELI-3PH detecta a rede de alimentação normal (não essencial) nas três fases (3PH-trifásico) de energia normal. Se falhar uma ou mais fases de energia, a LUT-ELI-3PH envia um sinal para o terminal 5 do(s) controlador(es) Softswitch128 . Quando o comutador de emergência for colocado na posição da direita (essencial) o padrão de emergência será activado. A LUT-ELI-3PH pode ser utilizada com sistemas de um ou vários painéis.

• Pode simular uma falha de alimentação normal, desligando o disjuntor de controlo de todos os painéis de alimentação normal (não essencial) ligados.

• Quando o comutador de emergência está na posição central (predefinição), terminal 5, o painel não responde à emergência.

Posição esquerda (Não essencial)

Posição Direita (Essencial) Utilize o terminal 5 para ligar

a linha de detecção entre os painéis de emergência e normais ou entre LUT- ELI-3PH e um ou mais painéis de emergência. Para a linha de detecção é aconselhável um fio #18 AWG.

1 2 3 4D 5

Posição Central (Sem resposta a emergência)

O Comutador de emergência de três posições está localizado na parte inferior do controlador

Softswitch128.

Parte superior do controlador

PONTO 6

Alterar os níveis de bypass

de emergência

A. No Menu principal utilize os botões e para realçar Configuração painel e prima ou (OK). B. Utilize os botões e para seleccionar Configuração

de emergência e prima ou (OK).

C. Utilize os botões e para seleccionar Sim quando for perguntado se o painel tem funções de emergência e prima ou (Seguinte).

D. Utilize os botões e para percorrer a lista e utilize os botões e para alterar a definição do circuito. As opções são Ligar, Desligar e --- (Não afectado). Para alterar a definição de todos os circuitos, realçar Todos os circuitos.

E. Este ecrã só aparecerá se tiverem sido introduzidos no sistema dispositivos da estação de controlo com saídas de contacto sem tensão (OMX-AV ou OMX-CCO-8).

Utilize os botões e para percorrer a lista e seleccionar a saída que ficará associada ao botão a programar. A letra “A” seguida por um número de dois dígitos no início de cada linha remete para o endereço do dispositivo. Utilize os botões e para alterar a configuração para essa saída, entre: mantida aberta, abertura momentânea, fecho momentâneo, fecho contínuo ou --- (não afectada). Depois de programar as saídas prima ou (Concluído) para actualizar a base de dados. Exemplo:

A01 CCO3: é o endereço 1 da saída de contacto sem tensão 3.

OK OK

OK

OK

N veis do circuito de emergŒncia Todos os circuitos - LIGADOS

001 - LIGADOS

002 - LIGADOS

003 - LIGADOS

Anterior Seguinte

Configura ªo painel Endere amento painØis

Configura ªo de emergŒncia

Config. fora de horas Escolher idioma

Retroceder OK

B.

D.

Seleccionar o endere o CCO A01 CCO1 - Mantido aberto

A01 CCO2 - ---

A01 CCO3 - --- A01 CCO4 - ---

Anterior Conclu do

A Lutron está muito interessada nos seus comentários, ao presente Manual de configuração e restantes produtos. Queira ligar para o número (800) 523-9466 para fazer os seus comentários ou sugestões. Obrigado pela sua ajuda.

Parabéns!

O seu sistema de comutação

está pronto a usar!

Mantenha o directório da tabela de localização dos controlos

junto de cada painel Softswitch128.

Entregue ao cliente uma cópia deste Manual.

O restante deste Manual é

MATERIAL DE REFERÊNCIA.

Bypasses

Bypasses

O controlador Softswitch128 permite três tipos de bypass:

• Bypass ao nível do circuito – Configurar directamente se um circuito está ligado ou desligado. O bypass ocorre de imediato e mantém-se em funcionamento enquanto o ecrã Definir níveis do circuito for visualizado no controlador. Ao premir CONCLUÍDO para sair do ecrã Definir níveis do circuito, mantém os circuitos com a configuração de bypass até serem alterados por uma entrada de estação de controlo ou evento temporizado. Prima CANCELAR para sair do ecrã Definir níveis do circuito e as luzes regressam ao estado anterior. • Bypass do temporizador – Activar ou desactivar todos os eventos temporizados. Quando o temporizador

é reactivado, os eventos em falta não têm lugar, o controlo começa com o novo evento programado.

• Bypass da estação de controlo - Activar ou desactivar todas as estações de controlo. Quando as estações de controlo são reactivadas, os eventos em falta não têm lugar, as pressões nos botões ou os contactos sem tensão serão novamente processados.

Bypass aos circuitos

A. No Menu principal utilize os botões e para realçar Bypasses e prima ou (OK).

B. Utilize os botões e para escolher Definir níveis do circuito e prima ou (OK)

C. Os circuitos estão enumerados com indicação do seu estado actual (Ligado ou Desligado). Utilize os botões e para percorrer a lista e os botões e para alterar a configuração desse circuito. As opções são Ligar, Desligar, e Flash. O flash liga e desliga o circuito com intervalos de poucos segundos – é útil para localizar um circuito no espaço. Para alterar a configuração de todos os circuitos, realce Todos os circuitos e altere a configuração. Depois de programar os circuitos, prima ou (Concluído) para actualizar a base de dados.

Nota: As alterações têm efeito imediato.. Enquanto este ecrã estiver visível, os circuitos permanecem no estado definido. Esta configuração prevalece sobre todas as restantes entradas (eventos temporizados, pressões de botões, entradas de contacto sem tensão, etc.). Ao premir, CONCLUÍDO para sair do ecrã Definir níveis do circuitos, mantém os circuitos com a configuração de bypass até serem alterados por uma entrada de estação de controlo ou evento temporizado. Prima CANCELAR para sair do ecrã Definir níveis do circuito e as luzes regressam ao estado anterior.

D. Para sair do ecrã Definir níveis do circuito e manter as definições alteradas, prima ou (Concluído). Se desejar que os circuitos regressem à situação anterior, utilizando o ecrã Definir níveis do circuito, prima (Cancelar).*

OK OK OK

OK

Definir n veis do circuito Todos os circuitos - - - - 01 - DESLIGAR 02 - LIGAR 03 - F l a s h Cancelar Conclu do Menu principal Bypasses

Configura ªo temporizador Configura ªo esta ªo de controlo Configura ªo CCI do painel

Retroceder OK

Bypasses

Definir n veis do circuito

Bypass das esta ıes de controlo Bypass do temporizador

Bypass do modo fora de horas

Retroceder OK

A.

B.

Bypasses

(continuação)

Para desactivar ou activar

todos os eventos temporizados

A. No Menu principal utilize os botões e para realçar Bypasses e prima ou (OK).

B. Utilize os botões e para escolher Bypass do temporizador e prima ou (OK).

C. Utilize os botões e para alterar a configuração para Desactivado ou Activar e prima ou (Concluído).

OK OK

OK

Para desactivar e activar todas

as estações de controlo

A. No Menu principal utilize os botões e para realçar Bypasses e prima ou (OK).

B. Utilize os botões e para escolher Bypass das estações de controlo e prima ou (OK). C. Utilize os botões e para alterar a configuração

para Desactivado ou Activar e prima ou (Concluído).

OK OK OK

Desactivar eventos temporizados

Eventos temporizados:

Cancelar Conclu do

Bypasses Definir n veis do circuito

Bypass do temporizador

Bypass das esta ıes de controlo Bypass do modo fora de horas

Retroceder OK

Activados

Desactivar esta ıes de controlo

Esta ıes de controlo:

Cancelar Conclu do

Bypasses Definir n veis do circuito

Bypass dos eventos temporizados

Bypass das esta ıes de controlo

Bypass do modo fora de horas

Retroceder OK Activados B. C. B. C.

Terminar o modo fora de horas

A. No Menu principal utilize os botões e para realçar Bypasses e prima ou (OK).

B. Utilize os botões e para escolher Bypass do modo fora de horas e prima ou (OK).

C. O título indica Modo fora de horas activado ou Modo fora de horas desactivado. Para terminar o modo fora de horas prima OK ou (Sim).

OK OK

Modo fora de horas activado Do you want to

end afterhours

N ª o Sim

C.

Configura ªo painel Configura ªo de emergŒncia Config. fora de horas

Escolher idioma

Protec ªo por palavra-passe

Retroceder OK

Bloquear o

controlador

Bloquear o controlador

O controlador Softswitch128 pode ser protegido por palavra-passe, para evitar alterações não autorizadas, tais como eventos temporizados, atribuições de estação de controlo, etc. Se nenhum botão for premido durante o tempo previsto para o bloqueio, o controlador bloqueia automaticamente. Quando o bloqueio está configurado, deve ser definida uma palavra-passe de 4 dígitos. Esta palavra-passe deve ser introduzida antes de quaisquer menus poderem ser acedidos quando o controlador está bloqueado. Para alterar a palavra-passe também é necessário introduzir a palavra-passe.

Configurar o controlador para

bloquear

A. No Menu principal utilize os botões e para realçar Configuração painel e prima ou (OK). B. Utilize os botões e para seleccionar Protecção

com palavra-passe e prima ou (OK). C. Utilize os botões e para seleccionar Alterar

palavra-passe ou Definir tempo de bloqueio e prima ou (OK).

D. Se estiver seleccionado Definir tempo de bloqueio, utilize os botões e para definir o tempo de inactividade (nenhum botão pode ser premido no controlador) a esperar antes do bloqueio, e premir

ou (Seguinte). Se não quiser que o controlador bloqueie, seleccione Não bloquear.

E. Se for seleccionado Alterar palavras-passe, introduza a palavra-passe actual (a predefinida é 0 0 0 0). Utilize os botões e para seleccionar o dígito a alterar, e para alterar cada valor. Depois de introduzir a palavra-passe, prima ou

(Seguinte). Introduza a nova palavra-passe, depois prima ou (Seguinte). Depois volte a introduzir a nova palavra-passe para confirmação e prima ou (Concluído).

O controlador bloqueará após decorrer o período de tempo definido.

Nota: Se esqueceu a palavra-passe, contacte a assistência técnica da Lutron para desbloquear o controlador. OK OK OK OK OK OK OK Alterar palavra-passe

Introduzir palavra-passe antiga

0 0 0 0

Anterior Seguinte

Definir o tempo de bloqueio Tempo de espera antes de

bloquear o ecrª:

5 min

Cancelar Conclu do

Alterar palavra-passe

Introduzir palavra-passe nova

0 0 0 0 Anterior Conclu do 0 0 B. D. E.

Bloquear o controlador

(continuação)

Desbloquear painel Introduzir palavra-passe 0 0 0 0 Cancelar OK

Desbloquear o controlador

Se o controlador tiver sido bloqueado (ver Bloquear controlador), o sistema pedir-lhe-á para introduzir a palavra-passe antes de activar o menu principal. A. Premir (Desbloquear)

B. Utilize os botões e para seleccionar o dígito a alterar e os botões e para alterar cada valor. Depois de introduzir a palavra-passe, prima o botão ou (OK). Se esqueceu a palavra-passe, contacte a assistência técnica da Lutron através do número 1(800) 523-9466, para desbloquear o controlador.

OK * 0

Softswitch128

TM da Lutron 8:00 Quinta-feira, 1 de Janeiro de 2004 Desbloquear Estado B. C.

Problema

Causa

provável

Resoluções

Circuitos sempre Ligados ou sempre Desligados.

(a) As pontes de derivação não foram retiradas.

(a) Inspeccione visualmente os blocos de terminais. Se as pontes de derivação metálicas estiverem instaladas, consulte o Manual de instalação do Softswitch128 para proceder correctamente ao teste do circuito e à remoção da ponte. (b) O Controlador não

está ligado à corrente.

(b) O LED de ‘ENERGIA’ na parte inferior do controlador deve estar aceso (ver localização na secção Aspectos gerais do controlador do presente manual). Se não estiver aceso, significa que não está a receber energia e a alimentação deve ser verificada.

(c) O controlador encontra- se no ecrã de bypass.

(c) Prima o botão de Início para sair do ecrã de bypass.

(d) Emergência está activa. (d) Desactive a função de emergência deslocando o comutador de emergência para a posição central em todos os painéis.

(e) O disjuntor está desligado.

(e) Ligue o disjuntor para verificar se cada circuito recebe a energia adequada. O disjuntor pode estar dentro do painel do Softswitch128 ou num painel de distribuição separado, se o Softswitch128 for um painel de passagem. (f) Endereços do painel

duplicados.

(f) Verifique que todos os endereços do painel são únicos. Estes endereços encontram-se enumerados no ecrã inicial. Para alterar os endereços, consulte o PONTO 1 deste manual para mais informações.

Os disjuntores disparam.

(a) Os circuitos estão em sobrecarga.

(a) Verifique a continuidade da carga (entre SH e N) com um medidor e confirme se não há um curto-circuito. Se houver, corrija as falhas de ligação ou de carga. Se não houver, reponha o disjuntor a zero e meça a corrente do circuito. Se for superior a 16A, o sistema está sobrecarregado e deve ser corrigido, substituindo as lâmpadas por cargas inferiores ou repartindo o circuito.

Resolução de

problemas

Resolução de

problemas

Problema

Causa

provável

Resoluções

Os botões da estação de controlo não funcionam.

(a) A ligação tem um conflito de painel ou de endereço de controlo.

(a) Verifique todos os endereços da estação de controlo e assegure-se de que não existem configurações duplicadas. Para mais informações, consulte o Manual de instalação

do Softswitch128.

(e/ou)

Os LED da estação de controlo estão a piscar.

(b) O endereçamento da estação de controlo está incorrecto.

(b) Verifique se o endereço da estação de controlo está correcto e é único. Para mais informações, consulte o Manual de instalação do Softswitch128.

(e/ou) As CCI ou botões da estação de controlo só funcionam esporadicamente.

(c) O botão não está programado.

(c) Programe a função do botão no controlador. Consulte o PONTO 3 deste Manual para mais informações.

(e/ou) Os LED da estação de controlo não ligam.

(d) As estações de controlo estão desactivadas.

(d) Active as estações de controlo através do LCD. Consulte a secção Bypass deste Manual para mais informações.

(e) A ligação da estação de controlo está mal feita.

(e) Consulte o Manual de instalação do Softswitch128 para obter a ligação correcta. Se foi criada uma derivação em T, para ligar um controlo à ligação da estação de controlo, o seu comprimento não deve ser superior a 2,44 m.

(f) Emergência está activa. (f) Desactive a função de emergência deslocando o comutador de emergência, na parte inferior do controlador, para a posição central, em todos os painéis.

As entradas de contacto sem tensão do painel não funcionam.

(a) Não se verifica abertura/fecho da entrada.

(a) Certifique-se de que o dispositivo que controla a entrada abre ou fecha correctamente.

(b) A entrada está programada incorrectamente.

(b) Programe a função da entrada de contacto sem tensão no controlador. Consulte o PONTO 3 deste manual para mais informações. Atenção que as acções de abertura e fecho podem ser configuradas de modo a entrarem em conflito umas com as outras, o que pode ter efeitos indesejáveis.

(c) A entrada está mal ligada.

(c) Consulte o Manual de Instalação do Softswitch128 para obter a ligação correcta. Se foi criada uma derivação em T, para ligar um controlo à ligação da estação de controlo, o seu comprimento não deve ser superior a 2,44 m.

Resolução de

problemas

Problema

Causa

provável

Resoluções

Os eventos temporizados não são realizados.

(a) O controlador está no ecrã de bypass.

(a) Prima o botão de início para sair do ecrã de bypass.

(e/ou) O nascer ou o pôr do sol não ocorrem na altura correcta.

(b) O temporizador é desactivado.

(b) Active o temporizador. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações.

(c) A hora não está certa. (c) Acerte a hora. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações.

(d) A data não está configurada correctamente.

(d) Defina a data. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações.

(e) A localização não está configurada

correctamente.

(e) Defina a localização. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações.

(f) Horário de feriado em vigor.

(f) Verifique se existe um feriado no dia em que o evento não decorre. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações.

Os circuitos piscam irregularmente.

(a) Endereços do painel duplicados.

(a) Certifique-se de que todos os endereços do painel são únicos. A listagem de endereços do painel encontra-se no ecrã inicial. Para alterar os endereços, consulte o PONTO 1 deste manual para mais informação.

(b) Endereços da estação de controlo duplicados.

(b) Verifique se o endereço da estação de controlo está correcto e é único. Consulte o Manual de instalação do Softswitch128 para mais informações.

(c) A entrada de contacto sem tensão controla os circuitos.

(c) Confirme se as entradas de contacto sem tensão no sistema está estável. Verifique esta situação em todas as entradas de contacto sem tensão do painel e em todas as interfaces OMX-AV.

(d) A ligação da estação de controlo está mal ligada.

(d) Consulte o Manual de instalação do Softswitch128 para obter a ligação correcta. Se foi criada uma derivação em T, para ligar um controlo à ligação da estação de controlo, o seu comprimento não deve ser superior a 2,44 m.

(e) Os eventos temporizados estão a suceder.

(e) Verifique os eventos temporizados do dia ou feriado que coincide com a hora do comportamento irregular. Os horários de feriado sobrepõem-se aos 7 horários diários. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações. (f) O modo fora de horas

está activo.

(f) O modo fora de horas pode fazer com que as luzes pisquem. Consulte o PONTO 4 deste manual para mais informações.

Resolução de

problemas

Problema

Causa

provável

Resoluções

As saídas de contacto sem tensão não funcionam.

(a) O controlador está no ecrã de bypass.

(a) Prima o botão de início para sair do ecrã de bypass

(b) Há estações de controlo desactivadas.

(b) Active os controlos. Consulte o PONTO 3 deste manual para mais informações.

(c) A ligação possui um conflito de endereços.

(c) Verifique todos os comutadores de endereços das estações de controlo e certifique-se de que não existem definições duplicadas.

(d) A ligação está mal feita. (d) Consulte o Manual de instalação do Softswitch128 para obter a ligação correcta. Se foi criada uma derivação em T, para ligar um controlo à ligação da estação de controlo, o seu comprimento não deve ser superior a 2,44 m.

(e) O sistema está programado incorrectamente.

(e) Verifique qual a acção que provoca a saída e certifique- se de que está correctamente programada. Consulte o PONTO 3 deste manual para mais informações.

A emergência não funciona.

(a) As linhas de detecção não estão ligadas.

(a) Para a emergência funcionar, o pino mais à direita da ficha de 6 pinos, na parte superior do controlador, deve estar ligado entre os painéis. Para mais informações sobre a cablagem de detecção de emergências, consulte o

Manual de instalação do Softswitch128.

(b) O comutador de emergência não está ajustado correctamente.

(b) Os painéis de emergência essenciais devem ter o seu comutador de emergência regulado para a posição mais à direita. Os painéis normais, não essenciais, devem ter o seu comutador de emergência regulado para a posição mais à esquerda.

(c) Deve existir, pelo menos, um painel essencial e um painel não essencial.

(c) Os painéis de emergência essenciais detectam a presença dos painéis não essenciais. Por esta razão, tem de estar presente, pelo menos, um de cada, para a emergência funcionar.

(d) Os níveis de emergência não estão programados.

(d) Os níveis de emergência devem ser programados através do ecrã LCD. Para programar os níveis de emergência, consulte o PONTO 6 deste manual, para mais informações.

Iluminação de fundo do LCD está desligada.

(a) O protector de ecrã está ligado.

(a) Prima qualquer botão do controlador. (b) O Controlador não está

ligado à corrente.

(b) O LED de ‘ENERGIA’ na parte inferior do controlador deve estar aceso. Se não estiver aceso, significa que não está a receber energia e a alimentação deve ser verificada.

Resolução de

problemas

Problema

Causa

provável

Resoluções

Os comandos da interface RS232 não funcionam.

(a) A taxa de transferência (Baud) está errada.

(a) Verifique se os comutadores da taxa Baud na interface OMX-RS232 estão correctos. A taxa de transferência (Baud) na interface OMX-RS232 deve corresponder à taxa Baud do dispositivo emissor.

(b) Consulte o problema ‘Os botões da estação de controlo não funcionam’ deste secção de resolução de problemas.

A interface OMX-CCO8 não está a funcionar.

(a) O selector da OMX- CCO-8 não está ajustado correctamente.

(a) Todos os selectores opcionais devem estar na posição LIGADO.

(b) Consulte o problema ‘Os botões da estação de controlo não funcionam’ deste secção de resolução de problemas.

As saídas OMX-AV não estão a funcionar.

(a) O comutador DIP 8 não está ajustado correctamente.

(a) Coloque o comutador DIP 8 na posição LIGADO. Esta acção faz com que a unidade consiga tratar fechos contínuos ou momentâneos.

(b) Não há qualquer fornecimento de tensão externa nas saídas.

Documentos relacionados