• Nenhum resultado encontrado

3 GESTÃO DOS RECURSOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO PÚBLICA:

3.3. Monitoramento e Avaliação

Esse Plano de Ação Educacional terá uma vigência de 2 anos, a contar de janeiro de 2014 a dezembro de 2015 e o acompanhamento e verificação do cumprimento das ações deste PAE, bem como a avaliação, deverão ser conduzidos pela Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), através do setor de Prestação de Contas e setor de Compras e pela Diretoria Pedagógica (DIRE), através da Divisão de Equipe Pedagógica (DIVEP) durante toda a execução do Plano. O acompanhamento das compras pelos servidores da SRE terá maior foco na qualidade e será feito através de verificação de documentos enviados pelas escolas e visitas in loco.

A SRE verificará as demandas enviadas pelas escolas, a frequência das compras e também se o que a escola tem comprado atende ao cardápio proposto pela escola e aprovado pela SEE. Nas visitas às escolas, serão verificados os processos de compras, o cardápio proposto, os alimentos armazenados.

3.3.1 Avaliação da ampliação do sistema de registro de preços no âmbito das escolas estaduais de Conselheiro Lafaiete

O que se propõe neste Plano de Ação Educacional (PAE) é uma ampliação do sistema de registro de preços para as escolas estaduais da

Regional de Conselheiro Lafaiete. No entanto, para que este plano alcance seus objetivos será necessário instituir uma forma de avaliação do PAE e para isso propõe-se que o(s) avaliador(es) investigue o que está dando certo e também procure detectar as possíveis falhas para fazer intervenções e não comprometer o sucesso da proposta. Por isso pretende-se que a avaliação seja simultânea ao processo de implementação do PAE.

A avaliação possibilitará medir se os gestores escolares estão errando menos e se estão tendo a tarefa de gestão administrativa facilitada. Como consequência será possível observar e perceber se durante a vigência do PAE, o gestor passou a atuar mais no pedagógico, uma vez que diminuíram as ações para se efetuar as compras da merenda. Importa saber quanto ao financeiro se a execução e prestação de contas dos recursos ficaram mais fáceis; se os preços das mercadorias baixaram; se as compras ganharam mais qualidade, se diminuíram o número de diligências enviadas às escolas pelo setor de prestação de contas. Quanto ao pedagógico, se o gestor aproveita o tempo que sobrou para exercer mais sua liderança; se o clima social na escola tornou-se mais agradável; se os funcionários e professores estão trabalhando com mais empenho; e também se houve melhoria nos resultados dos alunos após implantação do sistema de compras pelo registro de preços.

A avaliação deste Plano de Ação Educacional (PAE) pretende produzir informações durante a implementação e essas informações têm o objetivo de ajudar a desenvolvê-lo. Pretende-se pautar por dados e a metodologia de investigação será a quantitativa, através de verificação do número de ocorrências que as funcionárias da SRE passaram a emitir com o início do programa; também através de questionários com perguntas feitas aos usuários e aos implementadores do sistema. Serão aplicados questionários aos analistas do setor de prestação de contas da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), aos analistas do setor pedagógico da Diretoria Educacional (DIRE), aos diretores e ATBs financeiros das escolas pertencentes à Regional, aos professores e alunos bimestralmente.

Será elaborado um questionário a cada segmento com perguntas sobre a atuação dos gestores escolares tanto no que diz respeito à operacionalização do sistema de registro de preços como na atuação pedagógica, após

implantação do referido sistema. Os resultados serão enviados à Secretaria de Educação, onde será montado um consolidado. Esta análise mostrará os pontos positivos do programa e os negativos, onde serão feitas as intervenções com o objetivo de melhorar o PAE. No final de 2015 haverá uma avaliação final e caso os resultados sejam considerados positivos para a administração, o PAE poderá ser estendido para as demais SREs e escolas estaduais de Minas Gerais.

Na avaliação do PAE deverão ser observadas as variáveis apresentadas na figura abaixo.

Figura 2: Possíveis consequências da implantação do Sistema de Registro de Preços nas escolas estaduais de Minas Gerais

Fonte: Elaborado pela autora

A figura 2 apresenta possíveis resultados após implantação do sistema de registro de preços (SRP) nas escolas. Por um lado, diminuindo-se as ações inerentes à gestão financeira escolar poderá haver uma maior atuação do diretor na gestão pedagógica, o que consequentemente causará melhores resultados dos alunos. Por outro lado, o gestor poderá não dedicar o tempo que sobrou ao pedagógico e o ensino aprendizagem não obter melhorias.

Com a implantação do SRP a execução e prestação de contas dos recursos ficarão mais fáceis para o diretor. Os processos administrativos de compras das escolas serão bem mais simples e a responsabilidade do processo licitatório passa para o estado. Sendo o processo licitatório elaborado por técnico qualificado para atuar especificamente em compras, as mercadorias serão mais bem especificadas, primando pela qualidade. Os valores dos itens tenderão a baixar devido às compras serem feitas em maior volume.

Embora possa se vislumbrar melhorias na gestão financeira, o mais importante é a consequência que isso pode causar no aspecto pedagógico da escola. Com maior dedicação na gestão pedagógica o clima social na escola torna-se mais agradável, pois as relações entre funcionários, professores, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar se desenvolvem de forma mais apropriada. Os funcionários e professores trabalham com mais empenho. O resultado poderá ser visto lá na frente com a melhoria do desempenho dos alunos.

Todos estes pressupostos durante a avaliação visarão saber como anda o Plano para possíveis ações corretivas durante a vigência do PAE e também para a tomada de decisões sobre o mesmo. Poderá servir para testar novas ideias, modificar algum ponto ou mesmo abandonar a proposta.

A proposta de avaliação é fazer uma comparação da situação tendo como ponto de partida o apresentado nesta dissertação. Observar se o efeito foi positivo ou negativo; se o efeito é proveniente do Plano ou não, uma vez que muitas coisas acontecem durante a implementação do programa. As variáveis que se propõe investigar durante a avaliação do PAE poderão apontar se o PAE aqui descrito gerará resultados positivos na gestão escolar.