• Nenhum resultado encontrado

6. PROJETO ARENA PANTANAL

6.3. Monitoramento e Controle

No monitoramento e controle do projeto Arena Pantanal o governo do Estado de Mato Grosso conta com diversos recursos da contabilidade gerencial trabalhando as informações econômicas e financeiras por meios de relatórios gerenciais na prestação de contas para os órgão fiscalizadores. Conta também com o sistema de gerenciamento de projetos-SIGEP, o qual tem como base as fases de um projeto segundo o PMI - Project Management Institute, que consolidou uma metodologia de gestão de projetos publicada no PMBOK - Project Management Body of Knowledge explicitado no referencial teórico.

A gestão de projetos na administração pública adota como sistema de gerenciamento de projetos-SIGEP que segue em síntese o método do PMBOK que indica um projeto que possui um ciclo de vida de cinco fases, a iniciação, o planejamento, a execução, o monitoramento e controle e a finalização.

Desta forma o Gerenciamento de projetos do SIGEP se sustenta no gerenciamento do Escopo, Tempo, Custo e Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições, Integração. Com este sistema de gerenciamento

de projetos o Estado não teve nenhum custo de aquisição ou obrigações relativas ao pagamento de licenças de uso, independentemente do número de usuários que venham a utilizar a ferramenta.

Diante do exposto é apresentado na figura 37 como é definido e processado o sistema de gerenciamento de projetos-SIGEP, sendo utilizado na execução, monitoramento e controle dos projetos para a copa 2014 no estado de Mato Grosso.

O SIGEP integra as informações necessárias para uma boa gestão de projetos para copa de 2014, como:

Figura 37 − Sistema de Gerenciamento de Projetos – SIGEP – Demonstração do Projeto “Arena Pantanal”.

Fonte: SECOPA (2011)

Através do Sistema de Gerenciamento de Projetos – SIGEP, cada participante terá um usuário de acesso aos projetos da sua Câmara e poderá acessar os projetos e verificar o seu monitoramento.

Cabe ressaltar que a coordenação geral visualizará todos os projetos. O sistema disponibiliza a comunicação por e-mail, sendo criada conta de e-mail central para a coordenação geral e outras contas para cada Câmara, como, por exemplo: camarastematicas@secopa.mt.gov.br e ctransparencia@secopa.mt.gov.br.

Figura 38 − Sistema de Gerenciamento de Projetos – SIGEP – Monitoramento Consulta Pública – Relatório dos Projetos De Cuiabá-MT

Fonte: SIGEP (2012)

A SECOPA, por meio do SIGEP apresenta relátório de monitoramento de vários projetos que estão sendo executados em Cuiabá-MT, para a Copa de 2014, porém, esta análise se limitará apenas aos dados do projeto da Arena Pantanal, pois é o objeto de estudo de caso deste trabalho.

O relatório apresenta a construção da Arena Pantanal que teve inicio em 24 de abril de 2010 e com a data do término para 31 de dezembro de 2012. A obra está em andamento apresentando 49,7% já concluida. O relatório faz referência ao custo da obra. No primeiro momento apresenta o valor previsto de R$ 359.457.041,94, depois apresenta o valor R$ 100.629.433,70.

Este relatório de monitoramento foi disponibilizado pelo SIGEP, que disponibiliza acesso à consulta pública para o acompanhamento de todos os quesitos aqui tratados.

Gráfico 3 − Monitoramento do Projeto “Arena Pantanal” Fonte: SIGEP (2012)

Conforme o monitoramento do Projeto Arena Pantanal, até a presente data, o gráfico apresenta 49,9% do projeto executado, sendo que o antigo estádio Verdão já se encontra com 91% em processo de demolição.

Todo o processo de execução do projeto teve 60% da administração local, ou seja, o Governo do Estado de Mato Grosso está mantendo o cronograma exigido pela FIFA, com encerramento do projeto em dezembro de 2012.

No Gráfico 1 são apresentados outros quesitos que fazem parte do processo de execução, tais como drenagem, elementos de fundação etc.

O monitoramento do projeto também é realizado in loco e com intuito de documentar o processo de evolução de construção da Arena Pantanal é registrado também por meios de fotos, que são inseridas no portal do SIGEP, bem como no portal de transparência, para acesso dos interessados nas informações dos projetos da copa de 2014 em Cuiabá-MT.

Este acesso vai desde os administradores dos projetos até ao acesso público. Desta forma, demonstra transparência na execução e controle por meio de monitoramento nos projetos públicos.

A Figura 28 apresenta a evolução da execução do projeto Arena Pantanal.

Figura 39 − Imagens do Processo de Execução e Monitoramento- Projeto “Arena Pantanal”

Cabe ressaltar que este projeto está em andamento e até a presente data da pesquisa verificou-se que a obra está com 49,7% concluída. Portanto, ainda haverá modificações significativas até o encerramento total da obra. O monitoramento por meio de imagens tiradas in loco e disponibilizada no SIGEP de Mato Grosso apresenta a evolução do processo de execução do projeto da Arena Pantanal.

Desta forma a SECOPA monitora e controla o projeto da Arena Pantanal, mantendo uma equipe de profissionais na área gerencial e operacional composta por: Contador, Controller Orçamentário e Financeiro, Auditoria interna e Externa (TCE/TCU), Engenheiro, Arquiteto etc. para acompanhar as aplicações e administração dos recursos, bem como as execuções das obras, sendo que na maior parte o controle é realizado in loco.

Quadro 17: Relatório de obras fotográfico - CGU Fonte: Portal Transparência- Ministério do Esporte (2012)

Todo esse processo de monitoramento e controle é reportado por meio de relatórios gerenciais de obras e enviados para a prestação de contas com os órgãos fiscalizadores: Controladoria Geral da União, BNDES, Ministério do Esporte e FIFA.

Dentro do Cronograma da obra serão feitas alterações conforme o andamento do projeto, coincidindo com o cronograma do encerramento marcado pela FIFA para dezembro de 2012.

6.4. Análise da Responsabilidade Socioambiental e