• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Monitorizadores de Qualidade de Energia Eléctrica Disponíveis

3.2. Monitorizadores de QEE do Fabricante Fluke

3.2.1. Monitorizador de QEE Trifásico da Série Fluke 430

Este equipamento foi concebido para fazer medições em sistemas trifásicos, mas pode ser configurado para fazer medições em sistemas bifásicos e em sistemas monofásicos. Esta série já conta com três evoluções do monitorizador que são denominados por: Fluke 433, Fluke 434 (Figura 3.1) e Fluke 435. Estes equipamentos têm a capacidade de fazer as seguintes medições e cálculos: tensão, corrente, potência, energia, desequilíbrios, flicker, harmónicos, inter-harmónicos, etc. Além disso também

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

28 Sistema de Monitorização de Consumos Energéticos e de Problemas de Qualidade de Energia Eléctrica

capturam eventos de Qualidade de Energia Eléctrica, tais como: sobretensões momentâneas, subtensões momentâneas, transitórios, interrupções e variações rápidas da tensão. Este monitorizador tem 10 modos de medição, que seguidamente serão descritos.

Figura 3.1 – Monitorizador de Qualidade de Energia Eléctrica Fluke 434.

Modo Scope

Este modo funciona como um osciloscópio, onde se pode visualizar as formas de onda das tensões e das correntes, como se pode verificar na Figura 3.2 a). Também são indicados os valores eficazes das tensões e das correntes, o valor eficaz da componente fundamental das tensões e das correntes, a frequência, a fase da tensão e a fase da corrente. Este modo também permite visualizar o diagrama de fasores das tensões e das correntes, como se pode observar na Figura 3.2 b).

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

Figura 3.2 – Ecrãs do modo de medição Scope do Fluke 434/435: (a) Formas de onda; (b) Fasores.

Modo Volt/Amp/Hertz

Neste modo são apresentados alguns valores de medições referentes à tensão e à corrente, tais como: valor eficaz, valor pico-a-pico, factor de crista e frequência (Figura 3.3 a)). Também é possível verificar o gráfico da evolução de todos os sinais medidos desde o início da aquisição, os valores actuais vão aparecendo à direita do gráfico mantendo-se os valores mais antigos à esquerda (Figura 3.3 b)). Esses valores podem ser guardados na memória do monitorizador. Pode-se configurar a data e a hora do momento em que pretende começar a guardar os dados, bem como a duração desse registo. A duração pode ser configurada desde 30 minutos até 450 dias. A memória tem capacidade para guardar 1.800 pontos (com valores máximo, mínimo e médio) para cada leitura efectuada. A resolução é menor quanto maior for o tempo de registo, desde 1 segundo para o tempo de registo de 30 minutos a 6 horas para o tempo de registo de 450 dias [14].

Figura 3.3 – Ecrãs do modo de medição Volt/Amps/Hertz do Fluke 434/435: a) Valores numéricos; b) Gráficos de tendências.

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

30 Sistema de Monitorização de Consumos Energéticos e de Problemas de Qualidade de Energia Eléctrica

Modo Dips & Swell

Neste modo é possível registar até 1.000 eventos em que se verifique a ocorrência de sobretensões momentâneas, subtensões momentâneas, interrupções ou alterações rápidas de tensão. Os limites para os quais é considerado um evento são configuráveis. Neste modo também é possível verificar-se o gráfico da evolução dos valores eficazes das tensões e das correntes (Figura 3.4 a)). A duração de registo pode ir de 1,5 minutos até 450 dias. Cada evento detectado fica registado na memória com as seguintes informações: tipo de evento, valor eficaz da tensão, data e hora da ocorrência, fase em que se deu o evento e a sua duração, como se pode verificar na Figura 3.4 b) [14].

Figura 3.4 – Ecrãs do modo de medição Dips & Swells do Fluke 434/435: a) Gráficos de tendências; b) Tabela de eventos registados.

Modo Harmónicos

Este modo mede e regista harmónicos e inter-harmónicos até à ordem 50. Também são indicados dados como a componentes CC (valor médio), o THD e o factor K (factor de desclassificação dos transformadores). Os resultados podem ser mostrados num histograma ou numa tabela (Figura 3.5). O histograma mostra a contribuição, em percentagem, de cada uma das componentes harmónicas relativamente ao sinal completo. Também pode-se visualizar e guardar a evolução do THD da tensão ou da corrente (configurável) bem como 7 harmónicos, previamente seleccionados. A duração de registo pode ir de 30 minutos até 450 dias. A memória tem capacidade de registar 1.800 (com valores mínimos, máximos e médios) para cada leitura. Quanto maior for o tempo de registo menor é a resolução, sendo no máximo 1 segundo para o tempo de registo de 30 minutos e no mínimo de 6 horas para o tempo de registo de 450 dias [14].

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

Figura 3.5 – Ecrãs do modo de medição Harmónicos do Fluke 434/435: a) Histograma; b) Tabela de harmónicos.

Modo Potência e Energia

Neste modo são indicados os valores da potência activa, da potência aparente, da potência reactiva, do factor de potência total e do factor de potência de deslocamento, como se pode verificar na Figura 3.6. Seleccionando a opção energia também são apresentados os valores da energia activa, da “energia reactiva” e da “energia aparente” consumida até aquele momento. É possível reiniciar a contagem da energia a qualquer momento. Os cálculos das potências podem ser feitos de duas formas, configuráveis pelo utilizador, uma em que apenas é considerada a componente fundamental da tensão e da corrente e a outra em que são considerados todos os harmónicos da tensão e da corrente. Pode-se verificar o gráfico da evolução dos seguintes valores: potência activa, aparente e reactiva nas três fases e no neutro, valores eficazes das tensões e das correntes nas três fases (Figura 3.6 b)). Esses valores também podem ser guardados na memória do monitorizador. A duração de registo pode ser definida por tempo (desde 30 minutos até 450 dias) ou pela quantidade de energia medida (desde 1 kWh até 99.998 kWh). Podem ser guardados na memória até 1800 pontos (mínimos, máximos e médios) para cada leitura. A resolução diminui com o aumento do tempo de registo, pode ser de 1 segundo para uma duração de 30 minutos e de 6 horas para uma duração de 450 dias [14].

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

32 Sistema de Monitorização de Consumos Energéticos e de Problemas de Qualidade de Energia Eléctrica

Figura 3.6 – Ecrãs do modo de medição Potência & Energia do Fluke 434/435: a) Tabela de potências e factor de potência; b) Gráfico de tendências.

Modo Flicker

Neste modo são apresentados os parâmetros que quantificam o flicker. Desses parâmetros constam: Pstg (severidade de curto termo) medido em 1 minuto, Pst medido

em 10 minutos, Pltg (severidade de longo termo) medido em 2 horas. Também são

indicados os parâmetros Dc, Dmax e TD, referentes à norma IEC 61000-3-3. Tal como nos modos de medição, referidos anteriormente, também se pode observar o gráfico de tendências (Figura 3.7 b)). Os parâmetros medidos podem ser guardados na memória, e o período de medição pode ser definido desde 30 minutos até 450 dias. Também neste modo o máximo número de pontos (com valores mínimos, máximos e médios) que a memória tem capacidade de guardar é de 1800 para cada leitura. A resolução é no máximo de 1 segundo para tempo de registo de 30 minutos e de 6 horas para o tempo de registo de 450 dias [14].

Figura 3.7 – Ecrãs do modo de medição Flicker do Fluke 434/435: a) Informação numérica dos parâmetros; b) Gráfico de tendências.

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

Modo Desequilíbrios

Este modo de medição calcula o desequilíbrio da tensão e da corrente. Pode-se visualizar a percentagem de tensão de sequência negativa, a percentagem de tensão de sequência zero, a percentagem de corrente de sequência negativa e a percentagem de corrente de sequência zero. Também são apresentados os valores da componente fundamental, da tensão e da corrente, para as sequências negativas e zero. São igualmente apresentados os ângulos entre as tensões e as correntes de cada fase. Tal como no Modo Scope, também é possível visualizar-se o diagrama de fasores das tensões e das correntes. Como nos outros modos de medição pode-se observar o gráfico de tendências desde o inicio das medições (Figura 3.8 b)). Esses dados podem ser guardados na memória do equipamento. O período de medição pode ser programado desde 30 minutos até 450 dias. É possível guardar na memória no máximo 1.800 pontos com uma resolução máxima de 1 segundo para o tempo de registo de 30 minutos e de 6 horas para o tempo de registo de 450 dias [14].

Figura 3.8 – Ecrãs do modo de medição Desequilíbrio do Fluke 434/435: a) Informação numérica dos parâmetros medidos; b) Gráfico de tendências.

Modo Transitórios

Os monitorizadores Fluke 434 e 435 podem capturar formas de onda em alta resolução durante a ocorrência de distúrbios como subtensões momentâneas, sobretensões momentâneas, interrupções, aumentos de corrente e transitórios de tensão. É possível capturar no máximo 40 eventos. A taxa de amostra é de 200 kS/s [14].

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

34 Sistema de Monitorização de Consumos Energéticos e de Problemas de Qualidade de Energia Eléctrica

Modo Inrush

Este modo de medição permite medir as correntes de inrush. Este modo regista as tendências da tensão e da corrente após a corrente ultrapassar os limites configurados. Pode-se configurar os seguintes parâmetros: tempo de inrush, corrente nominal,

threshold, e histerese. O tempo de Inrush é o tempo entre o disparo e o momento em

que a corrente cai para o valor indicado pela histerese. As Informações de disparo prévio permitem que se observe o que ocorreu antes da corrente de inrush acontecer. A memória tem capacidade de registar 3.600 pontos (com valores mínimos, máximos e médios) para cada leitura. A resolução é no máximo de 25 milisegundos para o tempo de registo de 7,5 segundos, e no mínimo de 2 segundos para o tempo de registo de 2 horas [14]. Na Figura 3.9 pode-se observar o modo Inrush em funcionamento.

Figura 3.9 – Modo de Inrush do Fluke 343/435.

Modo Monitorizador de Qualidade de Energia

Este modo exibe um histograma (Figura 3.10) que representa vários parâmetros de Qualidade e Energia Eléctrica, tais como: valor eficaz da tensão, harmónicos, flicker, subtensões, sobretensões, interrupções, variações rápidas de tensão, desequilíbrios e frequência. As barras do histograma aumentam de tamanho caso a grandeza representada pela barra esteja longe do valor nominal. As barras mudam de verde para vermelho caso alguma das tolerâncias seja violada. Enquanto a monitorização decorre é possível visualizar os dados das medições que estão a ser efectuadas, bem como os gráficos de tendências desde o início da monitorização. Os eventos também ficam registados com os seguintes dados: tipo de evento (subtensão, sobretensão, interrupções, eventos de desequilíbrio, etc.), fase na qual se deu o evento, data do evento, hora do evento e duração do evento. O tempo da monitorização pode ser programado desde 2

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

horas até 7 dias. A capacidade da memória permite guardar 1.008 pontos (mínimo, máximo, médio) para cada leitura com uma resolução de 10 minutos [14].

Figura 3.10 – Ecrã do modo Monitorizador de QEE do Fluke 434/435.

Características do Fluke 434/435

Na Tabela 3.1 são apresentadas as principais características do monitorizador de QEE Fluke 434/435.

Tabela 3.1 – Algumas características do monitorizador de QEE Fluke 434/435. Entradas de tensão 4 (3 fases + terra)

Tensão máxima de tensão 1.000 V eficazes Pico máximo de tensão 6 kV

Largura de banda para as tensões > 10 kHz, até 100 kHz para mostragem de transitórios Escalas de tensão 1:1, 10:1, 100:1, 1.000:1 e variável

Entradas de corrente 4 (3 fases + neutro)

Limite de medição de corrente 1 a 400 A eficazes com as pinças incluídas (I400S) 0.1 a 3.000 A eficazes com pinças opcionais Largura de banda para as correntes > 10 kHz

Escalas de corrente 0,1, 1, 10, 100, 1000 mV/A para as pinças i5s e i430flex Velocidade máxima de

amostragem 200 kS/s em cada canal

Amostragem para cálculos dos valores eficazes

5000 amostras em 10/12 (60 Hz/50 Hz) ciclos em conformidade com IEC 61000-4-30

Precisão e Resolução do Fluke 434/435

Seguidamente serão apresentados valores relativamente à precisão e resolução do

Capítulo 3 – Monitorizadores de QEE Disponíveis no Mercado

36 Sistema de Monitorização de Consumos Energéticos e de Problemas de Qualidade de Energia Eléctrica

Tabela 3.2 – Precisão e resolução para as várias medições do Fluke 434/435.

Ampere/Volt/Hz Intervalo de medição Resolução Precisão

Tensão eficaz (AC + DC)

Fluke 435 1…600 V eficazes 0,01 V ± 0,1% da tensão nominal

Fluke 434

600…1 kV eficazes 0,01 V ± 0,1% da tensão nominal

1…1 kV eficazes 0,1 V ± 0,5% da tensão nominal

Corrente eficaz (AC + DC)

Fluke 435 0…20 kA eficazes 0,001…10 A ± 0,5% ± 5 pontos

Fluke 434 0…20,0 kA eficazes 0,001…10 A ± 1% ± 5 pontos

Fluke 434 com i400s 0…40/400 A eficazes 0,1 e 1 A ± 1% ± 5 pontos Fluke 435 com I430flex 30…3 kA eficazes 1 A ± 0,5% ± 20 pontos Frequência Fluke 435 50Hz 42,5 ... 57,5 Hz 0,001 Hz ± 0,01 Hz Fluke 435 60Hz 51... 69 Hz 0,001 Hz ± 0,01 Hz Fluke 434 50Hz 42,5 ... 57,5 Hz 0,001 Hz ± 0,01 Hz Fluke 434 60Hz 51 ... 69 Hz 0,01 Hz ± 0,01 Hz Potência W (VA, VAR) Fluke 435 1 … 20.00 MW 0,1 … 1 kW 1% ± 10 pontos Fluke 434 1 … 20.00 MW 0,1 … 1 kW ± 1,5% ± 10 pontos Energia kWh Fluke 434/435 0 kWh…200 GWh 0,01 Wh …100 Wh ± 1% ± 10 pontos 0 kWh 200 GWh 0,01 Wh … 100 Wh ± 1,5% ± 10 pontos THD(n=40) Fluke 434/435 0 ... ± 100% 0,1% ± 2,5% V e A Harmónicos Fluke 434/435 0 … 3.500 Hz 1 Hz ± 1Hz Desequilíbrio de tensão Fluke 435 0 … 5% 0,1% ± 0,15% Fluke 434 0 … 5% 0,1% ± 0,5% Desequilíbrio de corrente Fluke 434/435 0 … 20% 0,1% ± 1%