• Nenhum resultado encontrado

4 INSTALAÇÃO E PONTOS TÉCNICOS DO GRUPO GERADOR

4.5 Motor do Grupo Gerador

Motores Scania foram desenvolvidos também para atender a linha industrial, não apenas na área ferroviária de transportes como caminhões, ônibus, entre outros. Sendo assim, o fabricante buscou desenvolver projetos na área industrial, e atualmente se faz presente em diversos modelos e máquinas, sendo uma delas os grupos geradores de energia.

Os motores industriais para geradores podem ser dos seguintes modelos: Scania DC 12, DI 12, DC 13. São estes modelos de motores com injeção direta, 6 cilindros em linha, refrigerado a água, quatro tempos. Geralmente são equipados com turbocompressor e intercambiador de calor. Para cada modelo de gerador os ajustes de potência e do regime de rotação são ajustados de acordo.

Para todo e qualquer modelo de motor os fabricantes sempre devem estar progredindo para a redução do nível de emissões de impurezas no meio ambiente, a fim de evitar danos ambientais. Pois, os motores compõem diversos componentes que podem gerar riscos, tais como: o óleo motor, combustível, líquido de arrefecimento, filtros, baterias entre outros.

A especificação do motor com o número de série, esta fixada no lado direito do motor em uma plaqueta, na figura 11 podemos visualizar a plaqueta. Já na figura 12 podemos verificar a classificação do modelo de motor de acordo com o respectivo modelo.

Figura 11 – Placa de identificação do motor

Fonte: SCANIA (2001)

Figura 12 - Especificação do motor

Para o motor ter um perfeito funcionamento de torque, rotação, controle de combustível, ele precisa de um sistema de controle, o qual monitore e comande determinados componentes do motor. Sendo o fabricante Scania conta com alguns modelos de controle, que pode deve ser compatível para cada modelo de motor, no caso de motores DI 12 e DC 12 o modelo utilizado é o controlador DEC 2 (Controle Digital do Motor, geração 2) e para motores DC 13 é utilizado o controlador EMS (Sistema de Controle do Motor), basicamente os dois tem a mesma função, mas cada um para seu modelo de motor. A figura 13 apresenta o controlador DEC 2 da Scania.

Figura 13 – Controlador do motor

Fonte: SCANIA (2001)

Os controladores DEC 2 e EMS contam com alguns componentes para auxiliar nas informações de controle, sendo eles:

- sensor de rotação do motor;

- sensor de temperatura do ar de admissão; - sensor de pressão de ar de admissão;

- sensor de temperatura do líquido de arrefecimento; - sensor de pressão do óleo;

Com as informações destes componentes citados acima os controladores conseguem processar e calcular a quantidade correta de combustível que é necessário para o perfeito funcionamento em cada situação de operação do motor. Componente principal e responsável pelo ajuste de combustível do motor é a bomba injetora, logo o ajuste e controle da mesma se faz de responsabilidade do controlador.

O sistema de controle do motor também é um dos componentes de supervisão do motor, pois anomalias que possam comprometer o funcionamento do motor, podem ser detectadas gerando alarmes no painel de controle do grupo ou até mesmo desligando o motor. Um exemplo pode ser o excesso de temperatura do motor, que se passar da margem de segurança o controlador DEC 2 ou EMS detecta e envia a informação ao controle do grupo gerador, que se continuar a subir, o controlador desliga o motor, cortando o sistema de combustível da máquina. [19] Como qualquer motor necessita de manutenção preventiva, estes tem necessidade de acompanhamento em determinados períodos, para evitar problemas ou solucionar o mais precocemente.

Para grupos geradores de emergência e similares, os quais não são utilizados regularmente, o fabricante recomenda que sejam colocados em funcionamento para efeitos de testes e verificação, ligando o motor até que o mesmo atinja a temperatura normal de funcionamento, após desligue e verifique os seguintes itens:

- Nível de óleo;

- Nível do líquido de arrefecimento; - Do indicador de restrição;

- Nível de combustível;

- Nível do eletrólito nas baterias; - Estado da carga nas baterias;

- Visual quanto a vazamentos e reparando-os se necessários;

Segue na figura 14 o plano de manutenção preventiva qual o fabricante Scania recomenda para os motores DC 12, DI 12 e DC 13. [19]

Figura 14 - Plano de manutenção SCANIA

Fonte: SCANIA (2001)

Já o fabricante de grupos geradores Stemac recomenda o seguinte plano de manutenção preventiva para o motor do grupo conforme figura 15.

Figura 15 - Plano de manutenção STEMAC

Fonte: STEMAC (2013)

É possível verificar que alguns itens como troca de óleo, filtro de óleo, limpeza do filtro centrífugo o fabricante do motor recomenda em um período maior para a troca, mas deixa claro que se houver necessidade deve ser realizada o mais rápido possível, e por procedimento o fabricante do grupo de geradores recomenda os mesmos itens, a ser realizada a manutenção em um tempo menor, no caso de 250 horas conforme figura 15.

Procedimento e cuidados de como deve ser executada a troca, verificação e limpeza dos itens acima, estão no manual do equipamento, podendo ser avaliado pelo manual do fabricante do

motor ou pelo manual do fabricante do gerador. Especificação do óleo a ser utilizado, modelo de filtros, proporção da mistura do líquido de arrefecimento também são apresentados nos manuais. [18]

O consumo de combustível para motores de geradores industriais é de extrema importância, pois é necessário saber qual o consumo para determinado trabalho que a máquina produz, verificando assim a real viabilidade de funcionamento.

Motores Scania do modelo DC 13072A 02-12 consomem 13 litros de óleo diesel por hora, para seu funcionamento a vazio podendo gerar 10% da sua capacidade com este consumo. O motor forçando mais, ou seja, produzindo mais geração de energia começa alterar o seu consumo de combustível proporcionalmente a geração produzida. Na figura 16 abaixo, é possível verificar a tabela do fabricante Stemac, informando o consumo a 100% da carga nominal de trabalho do motor. [21]

Figura 16 – Tabela de consumo de combustível

Fonte: STEMAC (2013)

Documentos relacionados