• Nenhum resultado encontrado

Movimento 3 – Defesa da Tese Movimento 4 – Síntese e reiteração

4.1.2 Movimento 2 – Apresentação da Tese

No Movimento 2 – Apresentação da tese, é encontrado um elemento central do artigo de opinião: o posicionamento do produtor. Essa posição deve estar clara para o leitor, já que a sua explicitação orientará toda a argumentação do texto. Por meio da

análise verificamos que a grande maioria dos textos (52) apresentam um

posicionamento explícito sobre o tema debatido. Esse número é inferior ao

número de textos que apresentam o Movimento 3 – Defesa de uma tese (54). Esse dado demonstra que, nesses casos, o aluno-autor apresentou argumentos sem explicitar de forma clara seu ponto de vista sobre o tema, deixando a cargo do leitor deduzir o posicionamento do produtor, indicando não possuir domínio desse movimento. Os exemplos ilustram teses defendidas pelos alunos-autores.

Exemplo 27

Os professores deveriam apresentar e expressar suas opiniões para o aluno, para que o aluno entenda todos os lados das opiniões, mas o professor deve apresentar e expressar com respeito à politica, ideologia e religião do aluno. #Art.9.16.ESP.

Exemplo 28

Eu sou a favor da maioridade penal porque eu acho que os jovens já têm consciência dos seus próprios atos, e se cometerem crimes devem pagar por isso e assim deve diminuir a criminalidade das ruas. #Art.1.15.RMP.

No Exemplo 27, a utilização do modal “deve” expressa obrigatoriedade em relação ao comportamento que o produtor julga adequado, indicando assertividade na defesa do ponto de vista. No Exemplo 28, o aluno, utilizando pronome pessoal em primeira pessoa, explicita seu posicionamento e o justifica por meio de um argumento. Nos textos com temática do projeto Escola Sem Partido, três textos apresentam uma tese em posição deslocada, surgindo após uma contextualização longa que explicava detalhes do projeto e após parte da argumentação. Como afirmado anteriormente, essa possível facilidade de abordar esse assunto específico fez com que, por vezes, os alunos optassem por apresentar dados e citações no início do texto, apresentando seu posicionamento após, como parte da tentativa de abordar o tema com maior profundidade teórica.

Em relação aos significados ideacionais presentes no movimento de apresentação da tese, foram identificadas 170 orações, com a ocorrência dos processos e participantes explicitada no Gráfico 4 e na Tabela 3.

Gráfico 4 - Ocorrência dos processos no Movimento 2

Fonte: Autor.

Tabela 3 - Relação entre processos e participantes no Movimento 2

Materiais Mentais Relacionais Verbais Comportamentais Existenciais TOTAL

P1 29 10 15 3 0 1 58 P2 0 0 0 3 0 0 3 P3 10 8 25 12 2 0 57 P4 4 3 4 0 0 1 12 P5 4 1 2 0 1 0 8 P6 3 1 2 1 0 0 7 P7 1 1 4 1 0 4 11 P8 1 0 0 0 0 0 1 P9 6 0 7 0 0 0 13 TOTAL 58 24 59 20 3 6 170 Fonte: Autor

Há semelhança entre os números de processos nos Movimentos 1 e 2. A diferença significativa surge em relação aos participantes, que no Movimento 2 são predominantemente pronomes pessoais e nomes genéricos, por essa razão, apresentamos os exemplos a seguir sob a ótica dos participantes, destacando os números e ocorrências de maior relevância.

29 10 4 4 3 1 1 6 10 8 3 1 1 1 15 25 4 2 2 4 7 3 3 12 1 1 2 1 1 1 4

Os pronomes pessoais utilizados estão vinculados a processos que explicitam o posicionamento do autor, ou seja, na maior parte dos casos o pronome pessoal “eu” vincula-se a um processo mental (Exemplos 29 e 30) ou a processos relacionais seguidos de expressões como “a favor” ou “contra” (Exemplos 31 e 32) para indicar o posicionamento, sendo essa uma marca linguística característica do Movimento 2 dos artigos de opinião produzidos pelos alunos.

Exemplo 29 – Pronome pessoal

Eu acredito, sim, que a maioridade penal

Experienciador Processo mental Fenômeno

#Art.5.15.RMP

Exemplo 30 - Pronome pessoal

eu acho que os jovens têm consciência

Experienciador Processo mental Fenômeno

#Art.1.15.RMP

Exemplo 31 - Pronome pessoal

Eu sou a favor da maioridade penal

Identificado Processo relacional Identificador

#Art.1.15.RMP

Exemplo 32 - Pronome pessoal

Eu sou contra essa iniciativa

Identificado Processo relacional Identificador

#Art.4.16.ESP

O Participante Campo do texto, com 13 ocorrências no Movimento 2, aparece, nos exemplos 33 e 34, vinculado a processos materiais que indicam atividades que o campo do texto poderia realizar ou trazer como consequência de sua utilização.

Exemplo 33 - Campo do texto

[livros digitais] irão substituir os físicos

Ator Processo material Meta

#Art.7.17.LD

Exemplo 34 – Campo do texto

[os livros digitais] ainda trazem alguns riscos para a vida social das pessoas.

Ator Processo material Meta

#Art.12.17.LD

Outros participantes que merecem destaque são os pronomes indefinidos e as abstrações semióticas, ambos com 12 ocorrências. Os pronomes indefinidos, como o termo sugere, indicam que os alunos não querem identificar o participante responsável pela ação, colocando o foco da oração no processo (Exemplo 35). O termo “opinião”

é uma abstração semiótica que, vinculada a um processo relacional, auxilia na tomada de posicionamento no texto (Exemplo 36).

Exemplo 35 – Pronome indefinido

ninguém mata por acaso

Ator Processo material Circunstância

#Art.7. 15.RMP

Exemplo 36 – Abstração semiótica

a opinião é Assim

Identificador relacional Identificado

#Art.12.16.RMP

Em relação aos recursos interpessoais utilizados no Movimento 2, as negações somam 27 ocorrências (Exemplos 37 e 38). Identificamos também a ocorrência de adjuntos modais de tipicalidade e usualidade com 5 ocorrências (Exemplo 37). Verbos modais de probabilidade e obrigação, também são utilizados, conforme os Exemplo 39 e 40. Além desses elementos, adjuntos de comentário de opinião também podem ser observados, conforme o Exemplo 41.

Exemplo 37

A redução da maioridade penal não é a melhor escolha a ser feita. Enquanto o nosso governo investir mais em entretenimento do que em educação, nunca será possível a redução de menores infratores. #Art.14.16.RMP

Exemplo 38

Mas não se trata apenas em proibir os professores de expressar sua opinião, mas também de tirar o pensamento critico do aluno, a não capacitação de lidar com o mundo cruel em que vivemos, onde ele só viveria no ‘mundinho’ dele e não haveria contradições para lhe trazer a realidade. As contradições

devem aparecer para formar cidadãos mais tolerantes. #Art.10.16.ESP

Exemplo 39

Não se pode deixar alguém que comete crime impune. #Art.16.16.RMP

Exemplo 40

Não deveria existir isso, porque se o jovem, mata, ele tem consciência do que fez, ninguém mata por acaso o sem querer. Isso é meio que inacreditável, não prender menor de 18 que matou, se matou ou cometeu qualquer crime

deve responder como menor de idade. #Art.7.15.RMP

Exemplo 41

Esta é minha opinião sobre maioridade penal, é claro que terão pessoas contra mim. #Art.10.15

Quadro 14 – Dados relevantes do Movimento 2

Movimento Processos Participantes Recursos interpessoais 2. Apresentação da Tese Materiais: 58 Relacionais: 59 P1: 58 P3: 57

Verbos modais: dever 17x; Adjuntos modais: não 27x;

Adjuntos de comentário: minha opinião 5x.

Fonte: Autor

Como esperado, observamos a maior ocorrência de processos materiais e relacionais e a utilização de participantes pronomes pessoais que indicam o posicionamento do autor. Também foram utilizados processos verbais projetados por processos mentais associados a pronomes pessoais de primeira pessoa do singular para marcar o posicionamento e o ponto de vista defendido pelo aluno-autor.

Isso cria um cenário em que há um posicionamento expresso por um participante pronome associado a um processo relacional ou a um processo verbal. Esse posicionamento decorre da existência de uma atividade desenvolvida por um participante genérico, reformulando um trecho de texto de aluno para exemplificar, teríamos a seguinte proposição: “os jovens matam, por isso defendo a maioridade penal”.

Esses elementos, além da larga utilização de negações, por vezes associadas ao modal dever, novamente cria um espaço de fechamento do diálogo, no qual o aluno assume sua posição de forma assertiva, gerando um esforço argumentativo para consolidar sua posição.