• Nenhum resultado encontrado

NATUREZA JURÍDICA NºS DOS

FOROS E COSTUMES

DELITOS RESOLUÇÃO/ PENAS

171 Penhora Nenhuma mulher poderá ser parada a «fiel», mas

deverá ser penhorada.

234 Danificar bens alheios O homem ou a mulher que cortar ou queimar na devesa alheia, este (a) terá que pagar 60 soldos de coima. Porém, se o homem ou a mulher negarem tal comportamento, são obrigados a jurar com 2 vizinhos. Não jurarão «manquadra». Se o senhor da devesa achar o criminoso, o juramento do proprietário será considerado válido e levado em conta.

238 Agressão verbal O vizinho ou a vizinha que falar mal do seu vizinho ou da sua vizinha, chamando – lhe falso, aleivoso, nome castelhano, prostituta, «cegonha», mulher boa ou aleivosa, deverá pagar uma multa de 5 maravedis. Se o réu não tiver bens financeiros para pagar a coima, permanecerá 9 dias no tronco, sem se preocupar com qualquer tipo de pena pecuniária. No entanto, se o acusado é do sexo feminino, será coagido a pagar 5 maravedis. Se a mulher não tiver possibilidades económicas, será

açoitada por toda a vila e arredores, sendo depois solta. Quando os Alcaldes e os Jurados souberem dos factos, não podem entrar em contradição.

NºS DOS FOROS E COSTUMES

DIREITO SUCESSÓRIO BARREGÃ

48 O filho da barregã tem o direito a herdar o património do seu pai, em detrimento da sua mãe.

O filho de barregã não herdará da sua mãe em boa parte de seu pai.

241 A barregã não tem direito aos bens do seu senhor, excepto se este doar o seu património à sua barregã por amor de Deus ou com o seu consentimento.

MULHER CASADA

47 O pai ou a mãe serão os herdeiros do filho que morrer. Depois que o pai ou a mãe morrerem, a herança caberá aos parentes.

111 O homem que falecer, deverá doar o seu cavalo ou a sua melhor besta com as suas armas a outrem, em prol da sua alma. Os seus parentes terão que doar os bens acima especificados. A viúva não poderá impedir a doação.

112 O homem que ficar viúvo, deverá doar a melhor besta que tiver com as suas armas, mas os parentes da esposa não poderão impedir tal doação.

240 De acordo com o foro de Salamanca, nenhuma mulher poderá herdar parte dos bens de algum marido, se não for casada legalmente, tiver fiadores de «vestidura», «cobrimento» ou juramento com o marido. Só assim, a mulher usufruirá da metade dos bens demandados com o seu marido.

NºS DOS FOROS E COSTUMES

RELAÇÕES ENTRE MULHER E O MARIDO

46 O marido e a mulher deveriam zelar pela estabilidade conjugal. Ou seja, “quanto marido e molher fezeren en sa saúde todo Seia stauil.”

MULHER VIÚVA NºS DOS

FOROS E COSTUMES

DIREITOS JURÍDICOS

170 Se o Alcalde não se disponibilizar a ouvir a viúva e o órfão, terá que pagar 2 maravedis de coima aos Alcaldes e não poderão usufruir de prazo, caso o Alcalde não ouvir a mulher viúva e o órfão a mais de 5 anos.

CASAMENTO

202 A mulher viúva que se casar de novo antes do período de 1 ano, após a morte do seu marido; deverá ser sujeita ao pagamento de 12 maravedis aos Alcaldes e à prestação de trabalho colectivo. Trabalho este, que está relacionado com o «lauor do muro».

NºS DOS FOROS E COSTUMES

MULHER CASADA DIREITOS

172 A mulher casada, cujo marido não se encontra na vila, está doente ou é mancebo, os Alcaldes têm o dever de ouvir a voz da mulher; caso contrário serão obrigados a pagar uma coima de 5 maravedis e poderão entrar em perjúrio.

MANCEBAS

RELAÇÕES ENTRE AMOS E MANCEBOS (AS) NATUREZA JURÍDICA

NºS DOS FOROS E COSTUMES

DELITOS RESOLUÇÃO/ PENAS

21 Agressão física Se algum indivíduo ferir o aldeão, o jugueiro, o mancebo ou a manceba com punho, puxar os cabelos ou a barba; açoitar ou ameaçar magoa - los, pagará 2 maravedis, se apresentar provas (possivelmente três testemunhas). Se não tem a oportunidade de aprovar, recorrerá a juradores.

DIREITOS

172 Mulher do mancebo

(manceba)

A mulher casada, cujo marido não se encontra na vila, está doente ou é mancebo, os Alcaldes têm o dever de ouvir a voz da mulher; caso contrário serão obrigados a pagar uma coima de 5 maravedis e poderão entrar em perjúrio.

A MULHER NAS MINORIAS MOUROS (AS) CATIVOS (AS) RELAÇÕES ENTRE MOUROS E CRISTÃOS NºS DOS

FOROS E COSTUMES

DELITOS RESOLUÇÃO/ PENAS

125 Furto O mouro ou moura que for apanhado (a) a

furtar, deve ser levado à presença dos Alcaldes. No caso de o criminoso não ser apresentado à justiça, terá que pagar uma multa de 10 maravedis aos Alcaldes e ser justiçado por eles.

RELAÇÕES ENTRE MOUROS CATIVOS E CRISTÃOS 33 Mouros que se convertem

ao cristianismo e recebem Carta de «Engenheidade»

O mouro ou a moura que se converter ao cristianismo, chegando a receber a Carta de «Engenheidade», mas se algum indivíduo,

(Alforria) com residência na Guarda, contestar ou negar o diploma mencionado, deverá ir a tribunal. Se for vizinho da Guarda, o dono da Carta poderá escolher uma das seguintes alternativas: apresentar-se em tribunal, pedindo um recurso judicial) ou poderá lidar ou ser sujeito «a ferro».

MOUROS CATIVOS 23 Agressão física: provocar

ferimentos a mouros cativos

Ferir mouro ou moura com punho, arrancar

cabelos, pontapear

---Pagamento de 1 Maravedi, ao proprietário.

Ferir mouro ou moura com armas--- Pagamento de 2 Maravedis, ao proprietário. Homicídio de mouro ou moura--- Pagamento de 2 Maravedis, ao proprietário. 145 Furto praticado por mouro

ou moura

O mouro ou moura que cometer algum furto, deve pagar 1 maravedi e o proprietário do escravo tem a função de prestar juramento com dois vizinhos. Se não jurar, pagará uma coima, como se fosse o autor do furto.

COSTUMES E FOROS DA GUARDA

32