• Nenhum resultado encontrado

Município de Salvaterra de Magos

No documento Escola Superior de Gestão de Tomar (páginas 85-91)

5.1 – Enquadramento do Município de Salvaterra de Magos

No âmbito nacional, o território português é constituído por 308 municípios que se classificam em pequenos, médios e grandes. O critério utilizado para classificação dos municípios portugueses, de acordo com Carvalho et al. (2013, pág. 22) é o número de habitantes, tomando o seguinte critério:

 Municípios pequenos – com população menor ou igual a 20 000 habitantes;

 Municípios médios – com população maior que 20 000 habitantes e menor ou igual a 100 000 habitantes; e

 Municípios Grandes – com população maior que 100 000 habitantes. A distribuição, em números, dos municípios portugueses, em 2012, apresenta-se com a seguinte estrutura:

QUADRO VII – DISTRIBUIÇÃO DOS MUNICIPIOS PORTUGUESES

Pequenos Médios Grandes

183 Municípios 101 Municípios 24 Municípios

No que respeita ao município de Salvaterra de Magos, este encontra no distrito de Santarém e situa-se em pleno coração da lezíria ribatejana, e de acordo com a consulta ao sítio eletrónico do municipio realizada durante o mês de agosto de 2013, o município é constituido por seis freguesias, são elas:

 Granho  Salvaterra de Magos  Marinhais  Foros de Salvaterra  Glória do Ribatejo  Muge

84

O município apresenta-se com uma área total de 244,74 km2, e de acordo com os dados resultantes dos últimos censos (Censos 2011)28 a população atual do concelho é de 22 159 habitantes, o que de acordo com o critério do número de habitantes para categorizar os municípios portugueses, o município de Salvaterra de Magos classifica-se como médio.

Para efeito de registo e reporte da informação financeira, o município enquadra- se no lote de entidades que engloba a definição de autarquia local, rege-se pelo POCAL, o qual entrou em vigor a 1 de janeiro do ano de 2002, tema que foi abordado no Capitulo 4 do presente trabalho. O POCAL indica que as entidades designadas como autarquias locais, estão abrangidas por três tipos de registo financeiro, registo em contabilidade orçamental, em contabilidade patrimonial e em contabilidade de custos, o que lhes permite, não só, a avaliação da eficiência e eficácia dos serviços públicos, mas também o controlo e gestão do património autárquico.

5.2 – Estrutura Organizacional do Município de Salvaterra de

Magos

Os órgãos do município de Salvaterra de Magos decompõem-se em Assembleia Municipal (órgão deliberativo) e o órgão Câmara Municipal (órgão executivo), o que se encontra de acordo com estabelecido no Quadro de Competências e Regime Jurídico de Funcionamento dos órgãos dos municípios e das freguesias – Lei 169/99, de 18 de setembro. Os referidos órgãos são eleitos por sufrágio universal, direto e secreto efetuado pelos cidadãos recenseados na área do município.

De acordo com o referido Quadro de Competências, municípios com uma população superior a 10 000 e inferior a 50 000 habitantes, o órgão executivo deverá ser constituído por seis vereadores, estrutura que o município de Salvaterra de Magos se enquadra, dos quais dois vereadores se encontram em regime de tempo inteiro.

Aquando da realização do presente projeto, que decorreu entre o mês de maio e final de setembro de 2013, os membros e os cargos que compõem o órgão executivo eram os seguintes:

85 Presidente: Ana Cristina Ribeiro, eleito pelo Bloco de Esquerda, e com os pelouros:  Divisão Administrativa  Divisão Financeira  Urbanismo  Planeamento  Desporto  Turismo  Juventude

Vereador e Vice-presidente: Manuel António das Neves, eleito pelo Bloco de Esquerda, e com os pelouros:

 Divisão Obras Municipais  Serviços Urbanos

 Ambiente  Proteção Civil

Vereadora: Maria Margarida Estrelo Rodrigues Pombeiro, eleito pelo Bloco de Esquerda, e com os pelouros:

 Educação  Bibliotecas  Ação Social  Saúde

Vereador: Luís Artur Ribeiro Gomes, eleito pelo Bloco de Esquerda, sem pelouros atribuídos.

Vereador: Hélder Manuel Ramalho de Sousa Esménio, eleito pelo Partido Socialista, sem pelouros atribuídos.

Vereador: João Manuel dos Santos Simões, eleito pelo Partido Socialista, sem pelouros atribuídos.

Vereador: Jorge Humberto Brardo Burgal, eleito pelo Partido Social Democrático, sem pelouros atribuídos.

86

Quanto ao órgão Assembleia Municipal, e de acordo com o referido Quadro de Competências, é constituída por 21 deputados mais os 6 presidentes das juntas de freguesia.

A assembleia municipal apresentava, durante a realização do presente trabalho (de maio a setembro de 2013), a seguinte distribuição:

 9 Deputados eleitos pelo Bloco Esquerda  7 Deputados eleitos pelo Partido Socialista

 3 Deputados eleitos pelo Partido Social Democrático  2 Deputados eleitos pelo Partido Comunista Português

A estrutura e organização dos serviços do município de Salvaterra de Magos foi revista no ano de 2011, de forma a dar cumprimento ao Decreto-Lei n.º305/2009 de 23 outubro que estabelece o novo regime jurídico da organização dos serviços das autarquias locais. A reorganização foi alvo de publicação na 2.ª Série do Diário da República a 10 de março de 2011 com o Despacho n.º 4405/2011, e no qual consta o novo organigrama do município com a seguinte estrutura:

QUADRO VIII – ORGANIGRAMA DO MUNICIPIO DE SALVATERRA

DE MAGOS

No âmbito do projeto, a função de auditoria interna deverá situar-se, no organigrama do município, ao mais alto nível, junto ao Presidente do município. De

87 referir que deve estar definida em documento oficial, a posição hierárquica, os objetivos, a responsabilidade e autoridade da função de auditor interno no seio da entidade.

Importa reafirmar que o departamento de auditoria interna reporta diretamente ao Presidente do município.

De seguinte apresenta-se o organigrama que contempla o departamento de auditoria interna, o qual apresenta a seguinte estrutura:

QUADRO IX – ORGANIGRAMA MUNICIPIO DE SALVATERRA DE

MAGOS MODIFICADO

Departamento de AuditoriaInterna

89

No documento Escola Superior de Gestão de Tomar (páginas 85-91)

Documentos relacionados