• Nenhum resultado encontrado

Caso o Município do local pretendido para abertura da empresa, não esteja integrado ao RLE, a solicitação de análise da Viabilidade de Localização deverá ser obtida pelo usuário, pessoalmente, junto à prefeitura.

Após preenchimento dos dados e sem pendências, ao visualizar a aba “Confirmação da Viabilidade”, deve-se clicar em “Enviar para análise”.

O sistema apresentará o número do protocolo e disponibilizará formulário para que seja entregue pessoalmente à Prefeitura ou órgão equivalente. Ao clicar em “Imprimir consulta de viabilidade” será obtido o formulário em formato PDF para impressão.

41 Outra forma de obter o formulário, é acessar a página inicial do RLE, clicar em “Consultar” e depois em “Andamento da Solicitação”.

O usuário deve informar o número de protocolo e clicar em “Consultar”.

43 Para obter o formulário para impressão, basta clicar em “Consulta de Viabilidade”.

Com o documento em mãos, o empreendedor deverá se dirigir até à prefeitura municipal ou órgão equivalente, e solicitar a análise de Viabilidade de Localização. A prefeitura deverá preencher os campos do documento, com o respectivo parecer, e devolvê-lo ao cidadão.

Após obter a resposta da prefeitura, o empreendedor deverá anexar o parecer de Viabilidade no sistema. Para isso, basta clicar em “Consultar” e “Andamento da Solicitação”.

Clicar em “Informar viabilidade”.

O sistema apresentará um quadro de coleta de informações que devem ser preenchidas, tendo os campos obrigatórios sinalizados com um .

45 Deve-se informar detalhadamente a resposta da Prefeitura sobre a Viabilidade de Localização.

No campo para confirmar informações sobre o estabelecimento, caso a prefeitura não tenha confirmado o endereço indicado para análise, deve-se clicar em “Não” e em seguida editar endereço correto. Do contrário basta clicar em “Sim” e prosseguir o preenchimento da tela.

Indicar quais as atividades foram aprovadas ou reprovadas na análise de viabilidade, clicando em “Sim” ou “Não, conforme o caso.

Importante: Caso existam restrições de operação à(s) atividade(s) aprovadas emitidas pela prefeitura, o cidadão deverá informá-las, clicando em “Adicionar Restrição”.

O sistema abrirá um quadro para transcrição das Restrições de operação.

O mesmo deverá ocorrer quando houver atividade(s) reprovada(s) com a inserção de Motivos da reprovação determinada pela prefeitura ou órgão equivalente.

47 Ao final, na mesma tela, deve-se anexar ( realizar upload) o documento emitido pela prefeitura contendo a resposta da análise. Clicar em “Arquivo de resposta de viabilidade”.

Escolha o arquivo para anexar (upload), em formato PDF e no tamanho máximo de 2MB, clicar em “Abrir”.

O sistema carregará o documento, em seguida deve-se clicar à frente da declaração de que todas as informações prestadas são verdadeiras.

Na sequência, clicar em “Confirmar”.

O sistema apresentará um quadro para confirmação do envio das informações, com a mensagem de que haverá penalidade da prefeitura caso exista erro na informação do resultado da viabilidade. Em seguida. Para confirmar o envio das informações, clicar em “Sim”. Caso não queira confirmar, clique em “Não”.

49 Uma vez enviado o resultado da viabilidade, deve-se clicar em “Consultar” e depois em “Andamento da Solicitação”.

Inserir o número de protocolo e clicar em “Consultar”.

O sistema direcionará para um painel com o status da(s) análise(s) de Viabilidade(s) que poderá apresentar as seguintes informações:

Em andamento: deve-se aguardar resultado da análise da Prefeitura de modo físico, para informar ao sistema

Aprovada: seguir para as etapas de registro da empresa; clicando em “Aceitar Análise”;

Aprovada com Restrição de Operação: a atividade pode ser exercida no local pretendido, porém deverá cumprir determinadas regras, por exemplo o horário de funcionamento específico naquela localidade. Se o empreendedor desejar prosseguir para etapa de registro, deverá clicar em “Aceitar Análise”.

Reprovada: fica a critério do cidadão iniciar nova solicitação de viabilidade, desde que os dados a serem analisados não sejam idênticos aos da solicitação anterior.

No exemplo abaixo, o resultado da viabilidade foi positivo e depende do aceite do cidadão. Basta clicar em “Aceitar Análise” para prosseguir para a etapa seguinte.

51 Para confirmar o aceite do resultado da viabilidade, clicar em “Sim”.

Após a confirmação o sistema direcionará para a etapa de registro da empresa para preenchimento de novas informações.

5 REGISTRO DA EMPRESA

Nesta versão, o sistema estará disponível para abertura de empresas dos tipos societários Limitada, EIRELI e Empresário Individual. É necessário o preenchimento dos campos obrigatórios e indicados com o símbolo (*).

5.1 Empresa

O primeiro quadro dessa fase refere-se ao responsável pela abertura da empresa. Note que o sistema já preenche essa informação, uma vez que ela já foi fornecida na etapa de viabilidade.

Na sequência, é necessário preencher as informações sobre o tipo societário e porte da empresa. Para obter maiores informações sobre cada um dos tipos societários e as regras relativas à atribuição do porte, acesse o site do Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI http://drei.smpe.gov.br/links-destaques/instrucoes-normativas.

Deve-se informar o Nome Empresarial escolhido. Observe que não é preciso incluir os sufixos “LTDA”, “EI” ou “EIRELI”, o próprio sistema os inclui automaticamente.

53 Para obter mais informações sobre a composição do nome empresarial, deve-se clicar em “Orientações sobre formação do nome”. O sistema apresentará um quadro, com as informações relativas ao tipo societário indicado.

É possível evitar colidência de nome, utilizando uma partícula diferenciadora, composta pelos três primeiros dígitos do CPF do titular ou de um dos sócios, acrescido da sigla referente a unidade federativa da sociedade. Ex: 364SP.

No campo “Atividade empresarial e objeto social”, o sistema oferece redação padrão de acordo com a(s) CNAE(s) escolhidas anteriormente.

Caso o solicitante não deseje alterar a descrição para compor o objeto social do contrato ou requerimento padrão, deve clicar em “Não”.

Caso o solicitante deseje alterar a descrição das atividades, deverá clicar em “Sim” e editar o campo.

Em seguida, informar a situação do capital social: totalmente integralizado, parcialmente integralizado ou totalmente subscrito.

55 No campo “Exercício Social” deverá ser informada a data em que a empresa realiza o balanço fiscal. Caso essa informação não seja preenchida, o sistema irá automaticamente preenchê-la com a data de 31 de dezembro.

Na mesma tela, é necessário informar se a empresa terá duração determinada ou será empresa por prazo indeterminado, basta clicar na opção correspondente e em seguida, clicar em “Continuar”.

5.2 Estabelecimentos

Nesta etapa o sistema mostrará um quadro com os estabelecimentos que o empresário pretende abrir. Deverá ser informado qual deles será a sede (matriz), o capital social destacado de cada um deles, bem como a data de encerramento do estabelecimento, se houver (caso não haja, esse campo não deve ser preenchido).

Documentos relacionados