• Nenhum resultado encontrado

Nº DE VAGAS PERÍODO DO CURSO 1 vagas 17ago a 18dez/

No documento PRIMEIRA - PARTE ASSUNTOS NORMATIVOS (páginas 30-34)

04Maio2015 a 01Jun2015

Art. 3° O preenchimento das vagas ocorrerá por meio de aprovação em processo seletivo. Art. 4º O curso será realizado na modalidade presencial e tem carga horária de 390 h/a.

CAPÍTULO II

DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Art. 5º Poderão se inscrever no processo seletivo ao Curso de Investigação de Perícias de Incêndio os oficiais do CBMMG que satisfaçam os seguintes requisitos:

I - Ser possuidor de curso de graduação de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

II - Não ter completado 24 anos de efetivo serviço até a data da matrícula no curso. III - Ser tenente, capitão ou major do QPBM.

IV - Não ter sofrido mais de uma sanção por transgressão disciplinar de natureza grave nos últimos doze meses que antecedem a data de convocação para o curso.

V - Estar classificado, no mínimo, no conceito "B" com até 24 (vinte e quatro) pontos negativos na data da matrícula.

VI - Estar aprovado na avaliação escrita e prática, nos termos da Instrução Geral Nº 11, e no Teste de Capacitação Física, conforme Resolução nº 114/2003, em conformidade com a Resolução Nº 255, de 2 de julho de 2007, publicada na Separata do BGBM Nº 29, de 19Jul07, que especifica o Treinamento Profissional no CBMMG, com publicação em Boletim Interno e lançamento no SIGP.

Parágrafo único. As condições previstas nos itens anteriores deverão continuar sendo satisfeitas até a data de início do curso, sob pena de eliminação do convocado.

CAPÍTULO III DAS INSCRIÇÕES

Art. 6º O militar interessado requererá sua inscrição ao seu comandante, que tem a responsabilidade pelo deferimento ou indeferimento.

§1º O despacho relativo ao requerimento de inscrição será publicado em Boletim Interno (BI), com a respectiva fundamentação.

§2º É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da sua situação funcional na administração, incorrendo em prejuízo próprio quando se fizer necessário acerto de qualquer ato à época do processo seletivo.

§3º Após a homologação do comandante, a unidade deverá divulgar as inscrições deferidas e indeferidas, constando os motivos em caso de indeferimento.

Art. 7º A constatação, em qualquer época, de irregularidade na inscrição, implicará na eliminação do candidato do processo seletivo, na anulação da matrícula ou no desligamento do aluno do curso, sem prejuízo para as medidas disciplinares e penais decorrentes.

Art. 8º O preenchimento do requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, que poderá ter sua inscrição indeferida a qualquer tempo diante da constatação de qualquer inexatidão de dados, especialmente os de identificação.

Art. 9º O requerimento de inscrição no processo seletivo pressupõe tácito conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital.

Art. 10 Não serão aceitas inscrições intempestivas, provisórias, condicionais, rasuradas, ou que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.

Art. 11 Será considerado inscrito no processo seletivo o candidato que tenha sua inscrição requerida e deferida no período constante do Anexo “A” deste edital.

Art. 12 A unidade encaminhará à Diretoria de Ensino as inscrições deferidas, no prazo do Anexo “A”, exclusivamente via e-mail (cbmmgselecao@gmail.com), devendo confirmar o recebimento pela DE. 3.

Parágrafo único. Os requerimentos de inscrição, após análise do B/1 e decisão do comandante, deverão ser arquivados nas pastas funcionais dos militares.

CAPÍTULO IV DO PROCESSO SELETIVO

Art. 13 O processo seletivo será composto de prova objetiva sem consulta, em caráter classificatório e eliminatório, no valor de 100 pontos, sendo composta por 30 questões, da seguinte bibliografia atualizada até a data da publicação deste Edital:

I - Decreto 44.746 de 29Fev08; II - Lei 14.130 de 19Dez01;

III - IT 01 - Procedimentos administrativos;

IV - IT 02 - Terminologia de proteção contra incêndio e pânico; V - IT 08 - Saídas de emergência em edificações;

VI - IT 13 - Iluminação de emergência; VII - IT 15 - Sinalização de emergência;

VIII - IT 16 - Sistema de proteção por extintores de incêndio;

X - IT 23 - Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP);

XI - IT 33 - Evento temporário.

Art. 14 Em caso de empate entre os classificados, o critério de desempate será o da antiguidade. Parágrafo único. O local de realização e a relação de inscritos serão divulgados através da intranet BM, conforme data estabelecida no Anexo “A” deste edital, e na falta desta ferramenta digital, será informado através dos e-mails das Cia(s) Escola(s) ou equivalentes.

Art. 15 O candidato deverá comparecer para as provas trajando uniforme 3º A, de acordo com o RUICBM.

Parágrafo único. O disposto no presente art. não se aplica aos militares lotados no Sistema de Inteligência, Corregedoria, Auditoria Setorial e DDU, hipóteses que deverão ser comprovadas no momento da prova.

CAPÍTULO IV DA MATRÍCULA

Art. 16 A matrícula será realizada pelo próprio militar na Diretoria de Pesquisa, Perícias e Testes (DPPT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, no endereço constante no art. 2º deste edital, munido de todos os documentos necessários.

§1º A DE. 1 deverá providenciar o Ato de Designação do Militar e oficio de indicação, que deverá ser encaminhado conforme calendário de atividades.

§ 2° O Comandante, Diretor ou Chefe da unidade de origem do militar selecionado, deverá providenciar o ofício de apresentação.

Art. 17 O militar deverá entregar no ato da matrícula juntamente com o ofício de apresentação cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em nível superior reconhecido pelo MEC.

Parágrafo único. O militar deverá comparecer fardado (3º A) no CBMERJ para realização da matrícula. Art. 18 O militar deverá encaminhar a ABM o comprovante de matrícula ou outro documento fornecido pelo CBMERJ de que atendeu a todas as exigências daquela instituição para participação no Curso.

CAPÍTULO IV PRESCRIÇÕES DIVERSAS

Art. 19 Não haverá segunda chamada para realização de prova. Assim, o candidato ausente, por qualquer motivo, seja por caso fortuito ou força maior, estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

Art. 20 Será eliminado ainda do processo seletivo o candidato que:

I - usar ou tentar usar de meios fraudulentos, bem como portar material não autorizado durante a realização de qualquer prova ou exame;

II - faltar ou chegar atrasado às chamadas do processo seletivo;

III - comparecer para a realização da prova sem estar portando cédula de identidade militar, exceto quando comprovar perda/extravio/requisição de nova cédula à unidade, através de cópia de boletim de ocorrência/ofício da unidade;

Art. 21 O candidato que, antes de iniciar a prova, verificar que dentre os aplicadores existe militar com quem tenha parentesco afim ou consanguíneo, até o 3° grau, deverá alegar suspeição do aplicador, sob pena de anulação de seu exame ou prova e consequentemente eliminação do processo seletivo.

Art. 22 Todas as informações relativas ao processo seletivo serão publicadas na intranet, link processos seletivos internos, sendo os atos publicados em BGBM e na falta desta ferramenta digital, será informado através dos e-mails das Cia(s) Escola(s) ou correspondentes.

Parágrafo único. Para efeito deste certame, os prazos constantes no Anexo “A” serão considerados na data de postagem na intranet ou outro meio de informação disponível no CBMMG.

Art. 23 A participação no processo seletivo constitui ato voluntário e de interesse dos candidatos, motivo pelo qual não haverá pagamento de quaisquer indenizações aos mesmos.

Art. 24 Para participação no processo seletivo os candidatos deverão requerer liberação aos comandantes, os quais serão responsáveis pela análise e deferimento do pleito, determinando horários de saída e retorno em cada unidade, em função da razoabilidade necessária aos deslocamentos.

Art. 25 O militar, durante a realização do curso será transferido para Academia de Bombeiros Militar do CBMMG.

Art. 26 Caso o número de militares inscritos seja igual à vaga ofertada, fica dispensado à realização de processo seletivo e a indicação automática do candidato.

Art. 27 O curso será sem ônus para o Estado de Minas Gerais. Art. 28 Os casos omissos serão avaliados pelo Diretor de Ensino. Art. 29 Este edital entra em vigor na data de sua publicação. Art. 30 Fazem parte do edital os seguintes anexos:

Anexo “A” - Calendário de Atividades; Anexo “B” - Requerimento de Inscrição; Belo Horizonte, 16 de junho de 2015.

(a) MIGUEL NOVAIS BORGES, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

EMBM em Belo Horizonte, 16 de junho de 2015.

I - Homologo o presente edital, que deverá ser transcrito integralmente nos Boletins Internos das unidades, com ampla divulgação aos militares;

II - Determino à Diretoria de Ensino a adoção de todas as medidas pertinentes à participação de militares do CBMMG no curso;

III - O militar concluinte do curso, poderá ser movimentado para a Diretoria de Atividades Técnicas.

(a) HÉLDER ÂNGELO E SILVA, CORONEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR

ANEXO “A” (Ref.: Edital nº 02/2015)

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - CURSO DE INSTRUTOR DE AUTO-ESCOLA

DATA ATIVIDADES RESPONSÁVEL LOCAL/INSTRUMENTO

No documento PRIMEIRA - PARTE ASSUNTOS NORMATIVOS (páginas 30-34)

Documentos relacionados