• Nenhum resultado encontrado

Não comunicação de alteração a recinto desportivo

No documento REGULAMENTO DISCIPLINAR (páginas 70-73)

SECÇÃO II DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES GRAVES

Artigo 99.º Não comunicação de alteração a recinto desportivo

O clube que, após a vistoria do recinto desportivo que indique para a realização de jogos oficiais, proceda a alterações no mesmo sem desse facto dar conhecimento imediato ao organizador das competições oficiais em que participe, é sancionado com multa entre 5 e 10 UC e, acessoriamente, com reparação, no caso de daí resultar a impossibilidade de realização de jogo integrado nas competições organizadas pela FPF.

Artigo 100.º Não devolução de bilhetes

O clube que não devolva bilhetes sobrantes à entidade organizadora do jogo dentro do prazo regulamentar é sancionado com multa entre 5 e 10 UC e, acessoriamente, com reparação, relativamente ao preço total dos bilhetes não devolvidos.

Página 68 de 133 Artigo 101.º Não participação em cerimónia de entrega de prémios

1. O clube cujo agente desportivo a si vinculado não participe em cerimónia de entrega de prémios obrigatória nos termos regulamentares, é sancionado com multa entre 5 e 10 UC. 2. Quando um agente desportivo pratique atos ou omissões que ponham em causa o normal desenrolar das cerimónias referidas no número anterior, designadamente através de comportamentos lesivos da honra ou dignidade de qualquer pessoa presente, o clube é sancionado nos termos do número 1.

Artigo 102.º Não apresentação de contas

1. O clube que, no prazo regulamentar, não apresente à entidade organizadora de jogo integrado nas competições organizadas pela FPF, quando for caso disso, a conta das despesas de deslocação do clube visitante para o respetivo pagamento, ou não remeta àquela o mapa do movimento financeiro do jogo e a importância correspondente ao respetivo saldo, quando ao clube foram delegados poderes para a organização daquele, bem como qualquer outra obrigação decorrente da organização financeira de um jogo, emergente do regulamento da respetiva competição, é sancionado com multa entre 5 e 10 UC e cumulativamente com reparação e com impedimento de participação em jogos oficiais até à regularização da dívida. 2. Aos jogos que sejam realizados em violação do disposto no número anterior, ou que não se realizem em conformidade com o impedimento ali previsto, aplica-se o regime da falta de comparência injustificada.

3. A sanção de reparação prevista no número 1 corresponde ao valor da dívida, acrescido de juros de mora até efetivo pagamento.

4. O não pagamento no prazo estabelecido de taxas e quotas relativas à organização de jogo oficial, nomeadamente de arbitragem e fomento, organização e Fundo de Garantia, é sancionado nos termos deste artigo.

5. Para efeitos do presente artigo, não pode participar em jogos oficiais a equipa do clube que atua na competição em que foi cometida a infração.

Artigo 103.º Prestação de falsas declarações

O clube que preste falsas informações à FPF, seja a que título for, e independentemente do intuito, é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

Página 69 de 133 Artigo 104.º Incumprimento de deliberação

O clube que não acate ou não faça cumprir ordem ou deliberação emanada de órgão social competente da FPF, ou órgão jurisdicional especialmente previsto nos seus Estatutos ou no presente Regulamento, é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

Artigo 105.º Dívida a clube estrangeiro, UEFA, FIFA ou FPF

1. O clube que não proceda ao pagamento a outro clube filiado em federação estrangeira de qualquer importância a que esteja obrigado em função de transferência de um jogador, pela qual a FPF possa ser responsabilizada pela UEFA ou pela FIFA, é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

2. É sancionado nos termos do número anterior o clube que não pagar à FIFA ou à UEFA quaisquer quotas, taxas ou outros valores relativos à organização de jogos ou que, tendo dado entrada a pedidos de inscrição ou transferência de jogadores com contrato de trabalho, não proceda ao pagamento das respetivas taxas junto da FPF.

Artigo 106.º Irregularidade relativa a seguro obrigatório

1. O clube que não mantenha válidas as apólices de seguro a que está obrigado no âmbito da sua participação nas competições organizadas pela FPF é sancionado com multa entre 5 e 10 UC e com impedimento de participação em jogos oficiais até à regularização das apólices, se sanção mais grave não lhe couber por força de outra disposição deste Regulamento.

2. Aos jogos que sejam realizados em violação do disposto no número anterior, ou que não se realizem em conformidade com o impedimento ali previsto, aplica-se o regime da falta de comparência injustificada.

3. Para efeitos do presente artigo, não pode participar em jogos oficiais a equipa do clube que atua na competição em que foi cometida a infração.

Artigo 107.º Violação de dever referente a intermediário

1. O clube que, injustificadamente, não se certifique que intermediário com o qual contrate está devidamente registado na FPF ou que utilize os serviços de intermediário, com vista à concretização de um contrato de trabalho desportivo ou de um contrato de transferência, e não outorgue um contrato de representação, é sancionado com multa entre 10 e 20 UC.

Página 70 de 133

2. É sancionado nos termos do número anterior o clube que não comunique à FPF as informações completas sobre todas e quaisquer remunerações ou pagamentos efetuados a um intermediário.

3. O clube que proponha por qualquer forma, direta ou indiretamente, a qualquer outra parte envolvida numa transação, que esta dependa ou fique condicionada ao acordo do jogador com um determinado intermediário é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

4. O clube que não proceda ao depósito de contrato de representação com intermediário junto da FPF ou que o deposite após o decurso do prazo estabelecido no Regulamento de Intermediários da FPF é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

5. O clube que não informe a FPF de qualquer alteração da posição contratual, da subcontratação ou de qualquer alteração a contrato de representação com intermediário é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

6. O clube que não celebre com o intermediário um acordo com vista a garantir a inexistência de obstáculos à divulgação das informações e documentos referidos no Regulamento de Intermediários da FPF é sancionado com multa entre 5 e 10 UC.

No documento REGULAMENTO DISCIPLINAR (páginas 70-73)