• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 NÍVEL 1 REDUÇÃO NA FONTE

O nível 1 é considerado como prioridade da Produção mais limpa o qual corresponde em evitar a geração e emissão de resíduos na fonte. Esse nível é formado pelas seguintes dimensões: Mudanças no produto; nos insumos; na tecnologia e das boas praticas operacionais.

4.1.1- Dimensão: Mudança no Produto

A Dimensão Mudança no Produto é formada pelas variáveis: Substituição do Produto que considera a possibilidade de um empreendimento ser substituído, caso represente alguma ameaça ou impacto ao meio ambiente; Conservação do Produto a qual se refere a qualidade dos empreendimentos para funcionar e atender as necessidade habitacionais em termos de durabilidade, segurança e conforto; Alteração na composição do produto que se refere a projeção e construção de empreendimentos levando em consideração os impactos ambientais decorrentes.

O Quadro05Abaixo mostra os resultados obtidos em relação a aplicação e relevância da Dimensão Mudança no Produto, que foi elaborado com base na atribuição de notas as questões elencadas no instrumento de pesquisa, que podem ser observadas no Apêndice 2.

Nível 1 – Redução na Fonte Dimensão- Mudança no

Produto

Empresa X Empresa Y Empresa Z

Variável Aplicação Relevância Aplicação Relevância Aplicação Relevância

Substituição do Produto Nenhuma Nenhuma Pouca Muita Pouca Total

Conservação do Produto Total Total Total Total Total Total

Alteração na Composição do Produto

Total Muita Pouca Total Muita Total

Média Muita Muita Muita Muita Muita Total

Quadro 05– Nível 1: Dimensão Mudança no Produto Fonte: Elaborado pelo autor 2012.

A Mudança no Produto é um aspecto relevante na projeção dos empreendimentos, pois podem levar a situação ecologicamente melhorada em termos de produção, utilização e disposição do produto, seja através da substituição, aumento da vida útil através da utilização de diferentes materiais ou mudanças no design do produto.

De acordo com as notas atribuídas pelos engenheiros responsáveis referente a Dimensão Mudança no Produto, todas as empresas pesquisadas foram classificadas com muita aplicação; quanto a relevância, as empresas X e Y ressaltaram muita relevância e a empresa Z total relevância nessa dimensão.

Verifica-se que a variável substituição do produto, caso o mesmo represente riscos para o meio ambiente e sociedade, apresenta nenhuma aplicação e relevância para a empresa X; e pouca aplicação, mas com muita e total relevância nas empresas Y e Z, respectivamente. Quanto à variável conservação do produto em termos de qualidade do empreendimento (durabilidade, segurança e conforto), os resultados mostram total aplicação e relevância, conforme percepção dos respondentes da pesquisa. Já a variável alteração na composição do empreendimento para reduzir os impactos ambientais, os resultados mostram que, a empresa X busca total aplicação desses aspectos em seus empreendimentos, enquanto a empresa Y revela pouca aplicação, mas reconhece a total relevância desse aspecto, por outro lado, a empresa Z revela muita aplicação e total relevância quanto às alterações necessárias em seus empreendimentos para que o mesmo apresente o menor impacto ambiental.

Diante do exposto, verifica-se que a Empresa Z apresentou maior média de aplicação e relevância referentes à Dimensão Mudança no Produto, enquanto as empresas X e Y apresentaram resultados menos expressivos, porém evidenciando muita aplicação e relevância, no tocando a preocupação com as mudanças nos empreendimentos para que os mesmos representem menos impactos ambientais, esse resultados podem ser observados no Apêndice 2.

4.1.2- Dimensão: Mudança nos Insumos

A dimensão Mudança nos Insumos é composta pelas seguintes variáveis: Purificação da Matéria que considera o uso de alternativas eficazes no tratamento e purificação da matéria prima; Substituição da Matéria, a qual diz respeito ao uso de materiais alternativos no processo de construção. O Quadro 06 abaixo mostra os resultados obtidos em relação a aplicação e relevância da Dimensão Mudança nos Insumos, elaborado com base na atribuição de notas as questões elencadas no instrumento de pesquisa.

Nível 1 – Redução na Fonte Dimensão- Mudança

nos Insumos

Empresa X Empresa Y Empresa Z

Variável Aplicação Relevância Aplicação Relevância Aplicação Relevância

Purificação da Matéria Nenhuma Nenhuma Muita Total Pouca Total

Substituição da Matéria Nenhuma Nenhuma Total Total Pouca Total

Média Nenhuma Nenhuma Muita Total Pouca Total

Quadro 06– Nível 1: Dimensão Mudança nos Insumos Fonte: Elaborado pelo autor 2012.

A Mudança nos Insumos é um aspecto importante, pois consistem na substituição de matérias primas e materiais auxiliares tóxicos ou difíceis de serem reciclados, por outros menos prejudiciais e de fácil reciclagem, reduzindo os riscos aos trabalhadores, comunidade e meio ambiente.

De acordo com as notas atribuídas pelos engenheiros responsáveis referente a Dimensão mudanças nos Insumos presentes no Apêndice 2, apenas a empresa Y foi classificada como de muita aplicação, enquanto a empresa Z aplica pouco e na empresa X a aplicação é nenhuma; quanto a relevância, as empresas Y e Z ressaltaram total relevância e a empresa X relevância nenhuma nessa dimensão.

Verifica-se que a variável purificação da matéria, que representa o uso de alternativas eficazes no tratamento e purificação da matéria, apresenta nenhuma aplicação e relevância para a empresa X; e muita aplicação, com total relevância na empresa Y, já na empresa Z a aplicação é pouca, porém com total relevância dessa variável. Quanto à variável Substituição da Matéria que consiste na utilização materiais alternativos na construção dos empreendimentos, os resultados mostram que na empresa X tanto a aplicação quanto a relevância é nenhuma, já a empresa Y busca total aplicação e relevância desses aspectos em seus empreendimentos, enquanto a empresa Z revela pouca aplicação, mas reconhece a total relevância desse aspecto

Neste sentido, verificou-se que as Empresas Y e Z apresentaram maior média de relevância referente à Dimensão Mudança nos Insumos, enquanto a empresa X não considera nem aspecto desta dimensão tendo obtido a menor média. Quanto à aplicação, apenas a empresa Y apresentou resultado expressivo no que se refere à substituição das matérias primas por outra que ofereçam menores impactos ambientais, esse valores pode ser observados no Apêndice 2.

4.1.3- Dimensão: Mudança na Tecnologia

A Dimensão Mudança na Tecnologia é composta pelas variáveis: Mudança no Processo que considera a utilização de processos que reduzam a geração de resíduos; Automação que se refere a utilização de tecnologias que permitam reduzir a geração de resíduos; Mudança no Arranjo Físico ( Layout) que se refere a preocupação com layout ou arranjo físico dos canteiros de obras a fim de reduzir a geração de resíduos no processo de construção ;Mudança nos Arranjo dos Equipamentos que diz respeito a utilização de equipamentos que reduzam a quantidade de resíduos na construção ; Mudanças nas condições operacionais que utiliza técnicas que permitam otimizar o processo de construção a fim de reduzir a quantidade de resíduos ;Redução no consumo de insumos no processo referente a utilização alguma tecnologia que permita reduzir os insumos utilizados na produção.

O Quadro 07 abaixo mostra os resultados obtidos em relação a aplicação e relevância da Dimensão Mudança na Tecnologia, que foi elaborado com base na atribuição de notas as questões elencadas presente no instrumento de pesquisa.

Nível 1 – Redução na Fonte Dimensão - Mudança na

Tecnologia

Empresa X Empresa Y Empresa Z

Variável Aplicação Relevância Aplicação Relevância Aplicação Relevância

Mudanças no Processo Total Total Pouca Total Muita Total

Automação Total Total Pouca Total Pouca Total

Mudanças no Arranjo Físico (Layout)

Total Total Muita Total Total Total

Mudanças nos equipamentos

Total Total Pouca Total Muita Total

Mudanças nas condições Operacionais

Total Total Pouca Total Muita Total

Redução no consumo de insumos no processo

Total Muita Pouca Total Muita Total

Média Total Muita Muita Total Muita Total

Quadro 07– Nível 1: Dimensão Mudança na Tecnologia Fonte: Elaborado pelo autor 2012.

As Mudanças na Tecnologia podem variar de reconstruções simples até mudanças no gasto de tempo em operações, no consumo de energia ou na utilização de matéria prima. Muitas vezes essas medidas precisam ser combinadas com a seleção de matérias primas e as boas práticas operacionais.

De acordo com as notas atribuídas pelos engenheiros responsáveis referente a Dimensão Mudanças na Tecnologia que podem ser observadas no Apêndice 2, as empresa Y e

Z foram classificadas com de muita aplicação e total relevância , enquanto a empresa X ressaltou total aplicação e muita relevância dessa dimensão.

Verifica-se que a variável Mudança no Processo que considera a utilização de processos que reduzam a geração de resíduos, apresentou total relevância para todas as empresas, mas com total aplicação apenas na empresa X, enquanto que nas empresas Y e Z aplicação foi classificada como de pouca e muita respectivamente. Quanto a variável Automação na utilização de tecnologias para redução da geração de resíduos, os resultados evidenciaram que em todas as empresas essa variável tem total importância, enquanto que apenas na empresa X é aplicada totalmente, já nas empresas Y e Z é pouca a aplicação.

Na variável Mudança no Arranjo Físico (Layout) que se refere à preocupação com o layout do canteiro de obras a fim de reduzir a geração de resíduos no processo de construção os resultados mostraram total aplicação e relevância por parte de todas as empresas pesquisadas. Já na variável, Mudança nos Arranjos dos Equipamentos quanto à utilização de equipamentos que reduzam a quantidade de resíduos na construção, nos resultados foi possível identificar que todas as empresas consideram a variável como de total relevância, porém com total aplicação apenas na empresa X , enquanto que nas empresas Y e Z a aplicação recebeu classificação como sendo de pouca e muita respectivamente.

No que se refere a variável Mudanças nas condições operacionais com a utilização de técnicas que permitam aperfeiçoar o processo de construção a fim de reduzir a quantidade de resíduos, foi possível identificar que para todas as empresas a variável é de total relevância, porém com total aplicação apenas na empresa X , já nas empresas Y e Z a aplicação é classificada como sendo de pouca e muita respectivamente. Por fim na variável Redução no consumo de insumos que faz uso de alguma tecnologia que permita reduzir os insumos utilizados na produção, os resultados mostraram que em todas as empresas a variável possui total relevância, porém apenas na empresa X ela é totalmente aplicada, já nas empresas Y e Z a aplicação foi considerada como sendo de pouca e muita respectivamente.

Diante do exposto, verifica-se que as Empresas Y e Z apresentaram maior média de relevância referente à Dimensão Mudança na Tecnologia que podem ser observadas no Apêndice 2, quanto à aplicação a empresa X obteve a maior média. Enquanto que nas empresas Y e Z os resultados são menos expressivos, porém evidenciam a aplicação das modificações tecnológicas.

4.1.4- Dimensão: Boas Práticas Operacionais (Housekeeping)

A Dimensão Boas Práticas Operacionais é formada pelas variáveis: Procedimentos Apropriados que consiste na existência de procedimentos operacionais com o objetivo de limitar a geração de resíduos; Treinamento de Pessoal que considera o treinamento de pessoal a fim de reduzir o volume de resíduos, atribuídos a intervenção humana; Prevenção de Perdas que utiliza meios de prevenção e controle de perdas no processo; Práticas Gerenciais que se refere a existência de métodos a fim de alcançar maior eficiência no processo de construção objetivando a redução de resíduos; Segregação de Correntes de Resíduos a qual utiliza o tratamento de resíduos químicos por meio da segregação de correntes de resíduos; Melhorias ao manuseio que consiste na utilização de instrumentos que proporcionem melhoria ao manuseio de matérias a fim de evitar desperdício; Programação da Produção a qual considera a elaboração de uma programação de produção para os empreendimentos a serem construídos.

O Quadro 08 abaixo mostra os resultados obtidos em relação a aplicação e relevância da Dimensão Boas Práticas Operacionais.

Nível 1 – Redução na Fonte Dimensão-Boas Praticas

Operacionais

Empresa X Empresa Y Empresa Z

Variável Aplicação Relevância Aplicação Relevância Aplicação Relevância

Procedimentos Apropriados

Total Total Nenhuma Total Muita Total

Treinamento de Pessoal Pouca Muita Pouca Muita Pouca Total

Prevenção de Perdas Muita Muita Total Total Muita Total

Práticas Gerenciais Muita Muita Pouca Total Muita Total

Segregação de correntes de resíduos

Nenhuma Nenhuma Pouca Total Pouca Muita

Melhorias ao manuseio das matérias

Total Total Pouca Total Muita Total

Programação da Produção Total Total Total Total Total Total

Média Muita Muita Muita Muita Muita Muita

Quadro 08– Nível 1: Dimensão Boas Prática Operacionais Fonte: Elaborado pelo autor 2012.

As Boas Práticas Operacionais (Housekeeping) podem ser caracterizadas como o uso cuidadoso de matérias primas e dos processos, incluindo mudanças operacionais. Estas são as medidas economicamente mais viáveis e podem ser colocadas em prática de maneira mais fácil. As Boas Práticas Operacionais proporcionam economias que podem viabilizar novos investimentos na empresa.

De acordo com as notas atribuídas pelos engenheiros responsáveis referente a Dimensão Boas Práticas Operacionais( Housekeeping ) que podem ser observadas no Apêndice 2, todas as empresas pesquisadas foram classificadas com muita aplicação e relevância.

Neste sentido, foi verificado que a variável Procedimentos Apropriados que considera a existência de procedimentos operacionais que tenha como objetivo de limitar a geração de resíduos apresentou, de acordo com a percepção dos entrevistados, total relevância para todas as empresas pesquisadas, mas apenas na empresa X é aplicado totalmente, nas empresas Y e Z a aplicação recebeu classificação de nenhuma e muita respectivamente. Na variável Treinamento de Pessoal que consiste no treinamento de pessoal a fim de reduzir o volume de resíduos, atribuídos a intervenção humana, os resultados mostraram para a empresa Z essa variável tem total relevância, enquanto que nas empresas X e Y a relevância foi classificada como de muita , entretanto, em todas as empresas pesquisas a aplicação é pouca.

Quanto a variável Prevenção de Perdas com utilização de meios de prevenção e controle de perdas no processo, foi observado que apenas na empresa Y é totalmente aplicado, enquanto que nas empresas X e Z é muito aplicado, quanto a relevância nas empresas Y e Z esta variável é totalmente relevante e na empresa X a classificação foi de muita. Já na variável Práticas Gerenciais que se refere à existência de métodos a fim de alcançar maior eficiência no processo de construção objetivando a redução de resíduos foi verificado que apenas nas empresas X e Z essa variável é totalmente aplicada, já na empresa Y é pouca aplicada. Quantoa relevância, as empresas Y e Z consideram totalmente relevante e a empresa X muito relevante.

Na variável Segregação de Correntes de Resíduos com o tratamento de resíduos químicos, foi verificado nos resultados que na empresa X essa variável não possui nenhuma aplicação e relevância, já nas empresas Y e Z ainda que apresentem pouca aplicação em ambas, a relevância é total para a empresa Y e muita na empresa Z. Quanto a variável Melhorias ao manuseio com utilização de instrumentos que proporcionem melhoria ao manuseio de matérias a fim de evitar desperdício, foi observado que para todas as empresas pesquisadas essa variável possui total relevância, quanto a aplicação apenas na empresa X é totalmente aplicada, enquanto que na empresa Y é pouco aplicado na empresa Z a aplicação é muita. Já na variável Programação da Produção com elaboração de uma programação de produção para os empreendimentos a serem construídos, os resultados mostram total aplicação e relevância, conforme percepção dos respondentes da pesquisa.

Diante do exposto, verifica-se que as Empresas Y e Z apresentaram maior média de relevância referente à Dimensão Boas práticas operacionais. Quanto à aplicação, a empresa X obteve a maior média, enquanto nas empresas Y e Z os resultados são menos expressivos, porém evidenciam a aplicação das boas práticas operacionais.

O nível 1 é considerado como o de maior importância , uma vez que a metodologia Produção Mais Limpa utiliza estratégias preventivas que buscam prioritariamente evitar a geração do resíduo, pois estes representam custos para empresa e impactos ao meio ambiente. Os resíduos que não puderem ser evitados com a ajuda das medidas de redução na fonte (nível 1) deveram ser reintegrados ao processo produtivo da empresa através da reciclagem interna, que consiste no próximo nível analisado.

O Quadro 09 abaixo mostra os resultados obtidos em relação à aplicação e relevância referente ao Nível 1- Redução na Fonte, que foi elaborado com base nas Médias obtidas pelas empresas pesquisadas que podem ser observadas no Apêndice 2.

Nível 1- Redução na Fonte

Empresa X Empresa Y Empresa Z

Dimensão Aplicação Relevância Aplicação Relevância Aplicação Relevância

Mudança no Produto Muita Muita Muita Muita Muita Muita

Mudança nos Insumos Nenhuma Nenhuma Muita Muita Pouca Muita

Mudança na Tecnologia Muita Muita Muita Muita Muita Muita

Boas Práticas Operacionais

Muita Muita Muita Muita Muita Muita

Média Muita Muita Muita Muita Muita Muita

Quadro 09- Nível 1 – Redução na Fonte (Aplicação e Relevância) Fonte: Elaboração Própria 2012

Diante dos resultados apresentados para o nível 1, foi possível verificar que todas as Empresas pesquisadas apresentaram Médias que de acordo com a escala de classificação sãoconsideradas como de muita Aplicação. Diante do exposto, foi possível verificar que na empresa Y é onde o nível 1 possui maior aplicação , já a menor aplicação ocorre na empresa Z, por outro lado foi esta empresa que mais considerou como relevante o nível 1.

Documentos relacionados