• Nenhum resultado encontrado

6.11 Comandos do segundo grupo de configuração

6.11.1 Número do ticket

Para alterar as configurações do número do “ticket”, escolha o comando “Número ticket”. Se esta opção não estiver disponível, o SP-6000 foi configurado para não utilizar número de “ticket” (para mudar esta configuração veja o item 6.22).

O display de cristal líquido mostrará a seguinte mensagem:

Figura 24 – Geração de número de tickets

Digite “S”, para a geração do número ou “N” para não. Encerre a digitação teclando ENTER. Quando dois SP-6000 estiverem conectados entre si, apenas um deles dever ser configurado para gerar o número do “ticket”.

Se o SP-6000 foi configurado para gerar o número, será solicitado ao operador que digite o valor inicial da numeração. O próximo “ticket” terá o número configurado mais um.

Figura 25 – Número inicial

6.12 Cadastro 1

Para alterar o cadastro 1, escolha o comando “Cadastro 1”. Esse cadastro permite a inserção de 99 itens com código numérico de 9 dígitos e 20 caracteres para nome. Com o

comando “Rodoviário” (veja item 6.22), deste mesmo menu, é possível a configuração do nome deste cadastro.

Durante o preenchimento do cadastro as seguintes teclas têm função especial: Volta ao item anterior (se não existir, fica no mesmo item);

Avança ao próximo item (se não existir, fica no mesmo item);

ENTER Entra no modo de edição do item atual (não tem função se o cadastro estiver vazio); Ctrl + N Insere novo item;

Ctrl + A Apaga item atual. O SP-6000 mostra a mensagem “Apagar?” e o código do produto. Tecle “S” para pagar ou “N” para não apagar; Ctrl + P Solicita código e mostra item cujo código foi digitado;

Ctrl + S Armazena as alterações na EEPROM e não sai da função;

Ctrl + I Imprime os itens cadastrados. Pede a confirmação do operador com a mensagem “Imprimir?”. Tecle “S” para imprimir ou “N” para não imprimir;

ESC Armazena as alterações na EEPROM e sai da função.

Para editar um item tecle ENTER quando o item estiver sendo mostrado no display: Durante o modo de edição as seguintes teclas tem funções especiais:

Volta ao campo anterior;

ENTER Altera o campo atual e passa ao próximo campo. No último campo sai do modo de edição; Ctrl + R Cancela as alterações deste campo, volta ao valor inicial;

Ctrl + L Limpa campo atual;

ESC Cancela as alterações do item e sai do modo edição.

Quando o comando “Cadastro 1” é escolhido no menu e já existirem itens cadastrados, o display de cristal líquido passa a mostrar:

Onde “35” é o código do item e “Soja Exportacao” é o nome cadastrado. Os itens são apresentados em ordem crescente de código.

Se o cadastro estiver vazio o display mostrará:

Figura 27 – Cadastro vazio

O código 0 (zero) não pode ser cadastrado, o SP-6000 indicará inválido.

Se o display mostrar “FIM DE MEMÓRIA”, quando for digitado CTRL+N, significa que o cadastro atingiu a capacidade máxima, só será possível incluir um novo item se um item existente for apagado.

Se após a confirmação de exclusão do item (CTRL+A) ou após a alteração do código, o display mostrar a mensagem “Operação não executada” significa que o item não pode ser excluído ou ter o código alterado, pois existem pesagens na memória do SP-6000 que fazer referência a este item.

Para gravar as alterações e voltar ao menu digite ESC.

6.13 Cadastro 2

Para alterar o cadastro 2, escolha o item “Cadastro 2”. Esse cadastro permite a inserção de 899 itens, com código numérico de 9 dígitos e 20 caracteres para nome. Com o comando “Rodoviário” (item 6.2.10.8) é possível configurar o nome do cadastro.

O modo de preenchimento é idêntico ao Cadastro 1 (item 6.12).

6.14 Troca senha

A senha de acesso ao menu pode ser alterada. Para isso escolha o comando “Troca senha” no menu. O SP-6000 solicita a digitação da nova senha. Digite sete números (0 a 9), o display de cristal liquido mostrará “ * ” a cada digitação. Após o último dígito o SP-6000 pede a confirmação da senha. Digite novamente os mesmos dígitos. O display volta a apresentar o menu e a senha está alterada. Se cometer algum erro durante a digitação tecle ESC para sair da função e repita o comando.

Caso a seqüência digitada na confirmação for diferente da primeira digitada, é solicitado novamente a nova senha e a confirmação.

6.15 Impressão

Para alterar os parâmetros que controlam o modo como o SP-6000 faz a impressão do “ticket” de pesagem, escolha “Impressão” no menu.

Se for digitado valor incoerente em algum item o display apresentará a mensagem “INVÁLIDO” (por exemplo número de linhas a saltar maior que tamanho do papel). Neste caso aperte qualquer tecla e digite o valor correto.

6.15.1 Linhas por página

Neste item deve ser configurado o número de linhas que possui uma página do papel utilizado. Uma folha de formulário contínuo 11” x 8½ ” tem 66 linhas.

Se for digitado 0 neste item o programa não faz controle de tamanho do papel.

6.15.2 Salto

Deve ser configurado o número de linhas que não serão utilizadas no final do formulário. Isto é feito para evitar impressão sobre o picote ou muito perto do final da folha.

Se no item anterior foi digitado 0 (zero), o programa não fará este controle. Neste caso o valor configurado neste item será o número de linhas em branco entre uma impressão e outra.

6.15.3 Expansão

Dever ser configurado o código do comando de expansão da impressora.

Se for digitado 0 (zero), não será utilizada impressão expandida. Os valores válidos variam de 0 a 255.

6.15.4 Volta expansão

Se for digitado 0 (zero) no item anterior, digite 0 (zero) neste item também. Os valores válidos variam de 0 a 255.

6.15.5 Compressão

Dever ser configurado o código do comando de compressão de caracteres da impressora.

Se for digitado 0 (zero), não será utilizada impressão comprimida. Os valores válidos variam de 0 a 255.

6.15.6 Volta compressão

Deve ser configurado o código do comando de retorno à impressão normal após compressão.

Se for digitado 0 (zero) no item anterior, digite 0 (zero) neste item também. Os valores válidos variam de 0 a 255.

6.15.7 Impressões 1

Configura a quantidade de “tickets” que devem ser impressos na pesagem de entrada. Ser for configurado 0 (zero) não haverá impressão.

6.15.8 Impressões 2

Configura a quantidade de “tickets” que devem ser impressos na pesagem de saída. Ser for configurado 0 (zero) não haverá impressão.

6.15.9 Páginas 1

Configura o número de páginas que devem ser saltadas após a impressão da pesagem de entrada. Zero (0) não salta página alguma.

Configura o número de páginas que devem ser saltadas após a impressão da pesagem de saída. Zero (0) não salta página alguma.

6.15.11 Linhas 1

Configura o número de linhas que devem ser saltadas antes da impressão da pesagem de entrada. Zero (0) não salta linha alguma.

6.15.12 Linhas 2

Configura o número de linhas que devem ser saltadas antes da impressão da pesagem de saída. Zero (0) não salta linha alguma.

6.15.13 Confirmar?

Se for configurado “S” neste item, após o salto das linhas iniciais (itens 6.2.5.11 e 6.2.5.12) a impressão não ocorre imediatamente. O SP-6000 espera o operador digitar ENTER para iniciar a impressão ou ESC para reposicionar o papel. Configurando “N”, a impressão é imediata.

6.15.14 Contínuo?

Este item dever ser configurado com “S” se as impressões forem feitas em formulário contínuo ou “N” em folhas avulsas.

6.16 Limites

Este comando permite configurar quatro valores que aumentam a segurança da pesagem em duas situações:

- Impedir pesagens abaixo de um limite mínimo de peso.

- Impedir que sejam criados caminhões falsos, gerando vários tickets para o mesmo caminhão sem retirá-lo da plataforma.

O menor valor configurável neste item é zero (0). Desta forma, o SP-6000 não faz a verificação.

6.16.2 Superior entrada

Após realizar a pesagem de entrada, o peso indicado no SP-6000 deve ficar abaixo do valor configurado neste item para liberar a próxima pesagem.

Para desligar esta verificação configure este item com o valor do fundo de escala da balança.

6.16.3 Inferior saída

Configure o peso mínimo para pesagem de saída. Se o operador tentar fazer uma pesagem de saída com peso abaixo deste valor será apresentada a mensagem “POUCO PESO” e a pesagem não será executada.

O menor valor configurável neste item é zero (0). Desta forma, o SP-6000 não faz esta verificação.

6.16.4 Superior saída

Após realizar a pesagem de saída, o peso indicado no SP-6000 deve ficar abaixo do valor configurado neste item para liberar a próxima pesagem.

Para desligar esta verificação configure este item com o valor do fundo de escala da balança.

6.17 Razão social

Este comando permite a configuração de dados relativos ao cliente. Estes dados serão impressos no início do “ticket” e relatórios. Podem ser configurados três itens com, no máximo, 40 caracteres cada:

• Razão social; • Endereço; • Cidade.

Esse item não é uma configuração. Ele permite monitorar a quantidade de erros de leitura das células de carga. Quando este comando é executado o display mostrará.

Figura 28 – Erros de leitura da célula

Onde o primeiro valor é a quantidade de erros e o segundo a quantidade de leituras. A cada 2 segundos o SP-6000 muda a célula que está sendo exibida.

Se todas as células estiverem com altas taxas de erro, verifique as conexões elétricas. Se isso não resolver diminua a velocidade da comunicação.

Se apenas uma célula estiver com uma elevada taxa de erro, verifique a conexão elétrica desta célula. Se isso não resolver pode ser necessário trocar esta célula se estiver prejudicando a pesagem.

Para reiniciar a contagem de leituras e erros digite a tecla 0 (zero). Para voltar ao menu tecle ESC.

6.19 Erros E/S

Este item não é uma configuração. Ele apresenta a quantidade de erros que esta havendo entre o SP-6000 e a placa de I/O (controle de cancela e semáforo).

Figura 29 – Erros de comunicação com o I/O

Onde o primeiro valor é a quantidade de erros e o segundo a quantidade de leituras. Se a taxa de erros estiver muito alta, verifique as conexões. Se isso não resolver diminua a velocidade da comunicação.

6.20.1 Comunicação?

Dever ser configurado se o SP-6000 comunicará com outro SP-6000 (S) ou não (N).

6.20.2 Lepeso?

Deve ser configurado o modo de envio de peso utilizado. Os valores aceitos são: • 0 – Não usa Lepeso, utiliza protocolo remoto;

• 1 – Lepeso estável; • 2 – Lepeso instável; • 3 – Unix.

6.20.3 Envio de pesagens?

Dever ser configurado se o SP-6000 deve enviar os dados das pesagens para o computador (S) ou não (N).

Se o valor configurado no item “Lepeso” for diferente de 0 (zero), esse item não é solicitado.

6.20.4 Ignorar erro?

Os dados que serão enviados ao micro são guardados em memória. Se a comunicação com o micro for interrompida por um tempo muito longo, o espaço para armazenamento dessas informações pode esgotar.

Configure “S” neste item para que na situação descrita acima os dados mais antigos sejam apagados abrindo espaço para os dados das novas pesagens. Neste caso os dados apagados não são enviados ao micro.

Configure “N” neste item para que os dados mais antigos sejam preservados, neste caso o comando de pesagem de saída será inibido até que a comunicação com o computador retorne ou sejam apagados os dados existentes na memória do SP-6000.

6.20.5 Ethernet?

Configure “S” se estiver usando o Ethernet Box ou “N” caso contrário.

Se o valor configurado no item “Lepeso” for diferente de 0 (zero), este item não é solicitado.

6.21 Número

Este número é utilizado pelo protocolo de comunicação com o computador.

Se estiver sendo usado “Lepeso” este numero também é enviado e pode ter qualquer valor positivo.

Se estiver sendo usado o protocolo remoto, o valor do número depende da quantidade de SP-6000 conectados. Para cada SP-6000 um número diferente deve ser cadastrado, e essa numeração deve ser seqüencial e iniciando em 1.

Se estiver usando o Ethernet Box este valor pode ser qualquer número positivo.

6.22 Rodoviário

Este comando permite configurar quais itens serão solicitados ao operador na digitação dos dados do veículo, bem como os nomes desses itens.

Este comando somente será aceito se não existirem dados de pesagens (em trânsito ou para relatórios) na memória e se os totais estiverem zerados.

Se após a digitação do ENTER em algum item, o display apresentar a mensagem “INVÁLIDO”, o valor digitado não é aceito para aquele item. Tecle ENTER e digite o valor correto.

Os itens que podem ser configurados estão descritos a seguir.

Digite o nome do primeiro item que será solicitado ao operador seguido de ENTER. Os dados digitados nesse item serão baseados à busca de dados do veículo na memória. Ex: Placa.

6.22.2 Criticar item 1?

Se for configurado “S” o SP-6000 só aceitará que o operador digite dados compatíveis com o formato da placa de veículo: 2 ou 3 letras e 4 dígitos.

Se for configurado “N” serão aceitos quaisquer dados. O tamanho máximo, neste caso, é de 13 caracteres.

6.22.3 Nome item 2

Deve ser configurado um nome para o que foi cadastrado no item cadastro 1. Se o item cadastro 1 foi utilizado para os produtos, então o nome deste item seria “Produto”.

Se este cadastro não for utilizado deixe o nome em branco.

6.22.4 Nome item 3

Deve ser configurado um nome para o que foi cadastrado no item do cadastro 2. Se o tem cadastro i foi utilizado para os fornecedores, então o nome deste item seria “Fornecedor”.

Se este cadastro não for utilizado deixe o nome em branco.

6.22.5 Itens 4 a 8

Existem mais cinco itens os quais serão utilizados na pesagem.

Se não houver a necessidade de utilizar um dos itens, deixe-o em branco.

A tabela abaixo mostra, para cada item, a quantidade de caracteres que o operador poderá digitar durante o comando de pesagem:

Item 4 5 6 7 8 Tamanho 10 15 15 15 30

6.22.6 Número do ticket

Deve ser configurado se a numeração automática de ticket será utilizada ou não.

6.22.7 Descontos

O SP-6000 pode ser configurado para utilizar até 8 descontos percentuais. Nos itens “Nome desconto X?” (X varia de 1 a 8) deve ser configurado o nome dos descontos que serão utilizados,

Para não utilizar um item, deve-se deixar o nome em branco.

Os itens de desconto, que forem configurados, serão solicitados na pesagem de saída.

6.23 Serial 2 (comunicação com computador)

Para configurar a comunicação com o computador, escolha o comando “Serial 2” no menu.

Existem quatro parâmetros para a porta serial, que podem ser programados:

Bauds: 57600, 38400, 19200, 9600 (*), 4800 ou 1200;

Bits: 5, 6, 7 ou 8 (*);

Paridade: 0 (sem paridade), 1 (impar) ou 2 (par) (*);

Stop: 1 ou 2 (*).

OBS: Valor de configuração padrão.

No documento SP-6000 RODOVIÁRIO MANUAL DE INSTALAÇÃO (páginas 33-44)

Documentos relacionados