• Nenhum resultado encontrado

HER I LABORATÓRIO DE TAXONOMIA VEGETAL I LABORATÓRIO DE TAXONOMIA VEGETAL

NÚMERO INFERIOR A CINCO.

64

Estratégias:

Levantamento das principais causas de retenção, evasão, trancamento e cancelamento de matrícula dos discentes nos cursos e estabelecer ações para promover a compatibilização do número de ingressantes em relação ao número de egressos, com participação efetiva do Núcleo de Atividades de Ensino de Graduação, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e dos colegiados dos cursos. Estabelecimento do Núcleo de Promoção do Sucesso Acadêmico do Centro junto à PROGRAD. Criação do Projeto CCAAB itinerante. Revisão e adequação dos PPC’s dos Cursos de Graduação.

Indicadores:

Número reduzido de formandos semestralmente ou anualmente em alguns cursos de graduação em relação ao número de ingressantes. Divulgação dos cursos de graduação do Centro nos colégios públicos, privados e cursinhos preparatórios para ENEM e vestibulares do Recôncavo da Bahia.

Resultados Previstos:

Redução da taxa de evasão, trancamento e cancelamento de matrícula resultando no aumento do percentual de estudantes graduados semestralmente. Aumento do número de inscritos no ENEM para os cursos de graduação do CCAAB.

Setores participantes:

SUPERINTENDÊNCIA DE REGISTROS ACADEMICOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

8. BUSCAR PARCERIAS COM ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PARA REALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS E DE PROJETOS DE INTERESSE DO CCAAB.

Estratégias:

Continuar visitando e convidando empresas públicas e privadas para apresentar as potencialidades do CCAAB em infraestrutura e material humano qualificado, para o planejamento e a execução de projetos e de convênios (ensino, pesquisa e extensão) em parceria nacionais e internacionais. Fomentar a mobilidade nacional e internacional de docentes, técnicos administrativos e discentes.

Indicadores:

Ampliar o número de projetos e de convênios estabelecidos entre o CCAAB e instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Aumentar a quantidade de participantes no programa de mobilidade.

Resultados Previstos:

Aumento da quantidade de projetos e de convênios em parceria com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais e da quantidade de participantes.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

PRÓ-REITORIA POLIT AFIRM ASS ESTUDANTIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PRO-REITORIA DE ADMINISTRACAO

65

9. CONCLUIR AS REFORMULAÇÕES DOS PPC`S DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO.

Estratégias:

Criar comissão composta por membros das áreas de conhecimento, coordenadores de colegiados de graduação, NDE e gestão de atividades de ensino, para adequação e compatibilização dos PPC`s.

Indicadores:

Existe falta de compatibilização, racionalização, uniformização, flexibilização e oferecimento de vários componentes curriculares nos diversos cursos de graduação.

Resultados Previstos:

Adequar os PPC´s às necessidades locais, as exigências das DCN´s e tornar os cursos mais atrativos e competitivos no âmbito nacional.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE REGISTROS ACADEMICOS

10. CRIAR FORMULÁRIO PADRONIZADO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DIDÁTICO DO DOCENTE PELOS DISCENTES DO CCAAB.

Estratégias:

Elaborar formulário junto ao Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino de Graduação do Centro, com a participação dos colegiados dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Indicadores:

Implantação da avaliação de desempenho didático docente pelos discentes.

Resultados Previstos:

Identificar possíveis distorções na realização das atividades acadêmicas desenvolvidas pelos docentes. Podendo tal avaliação servir de orientação para melhoria da qualidade do ensino.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

11. CRIAR UM SETOR RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO E DOS EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS PELO CCAAB, COM APROXIMANDAMENTE 06 (SEIS) FUNCIONÁRIOS (CARPINTEIRO, ELETRICISTA, HIDRAÚLICO, PINTOR, TÉCNICO EM ELETRÔNICA E PEDREIRO).

Estratégias:

Criar o setor de manutenção do Centro a adquirir servidores ou contratar terceirizados específicos via PROAD para atender o setor.

Indicadores:

Criação do setor de manutenção do Centro.

Resultados Previstos:

Agilidade e pronto atendimento nas solicitações de manutenção e conservação do patrimônio e dos equipamentos adquiridos pelo CCAAB.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PRO-REITORIA DE ADMINISTRACAO

66

12. IDENTIFICAR TODOS OS SETORES DO CENTRO. Estratégias:

Solicitar da ASCOM o modelo e confecção das placas para atender a identificação dos setores do Centro.

Indicadores: identificar os diversos setores do Centro.

Resultados Previstos: identificar todos os setores do Centro facilitando a mobilidade e

acessibilidade aos setores.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

13. INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, RECURSOS PESQUEIROS, RECURSOS FLORESTAIS E PRODUÇÃO E SAÚDE ANIMAL.

Estratégias:

Promover reuniões com os coordenadores dos colegiados dos cursos envolvidos, NDE,

PPGCI e Coordenadores de áreas de conhecimento, para discutir as reais possibilidades da criação de novos programas de pós-graduação. Promover integração entre os cursos de graduação e pós-graduação com possibilidades de estudantes formandos e pós-formados participarem.

Indicadores:

Aumentar o número de programas e de discentes matriculados nos cursos de pós-graduação.

Resultados Previstos:

Aumentar a quantidade de programas de pós-graduação, a oferta de vagas e a melhoria da qualidade da produção técnica e cientifica.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO

14. INCENTIVAR E APOIAR A CRIAÇÃO DE NOVOS GRUPOS DE PESQUISA. Estratégias:

Promover reuniões com docentes de perfil semelhante na área de atuação científica e nas áreas de conhecimento, visando agregar os profissionais para criação de novos grupos de pesquisa com a participação e a mediação do núcleo de gestão de pesquisa do Centro.

Indicadores:

Aumentar o número de grupos de pesquisa em áreas ainda não contempladas, para favorecer o fortalecimento dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação.

Resultados Previstos:

Aumentar de forma significativa a produção cientifica (periódicos nacionais e internacionais) e fortalecer os programas de pós-graduação.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO

15. INCENTIVAR PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS EM PERIÓDICOS DE ALTA

QUALIDADE PELOS DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS

67

Estratégias:

Apoiar os programas de pós-graduação do CCAAB por meio de mais servidores e a melhoria das condições de trabalho, com a participação efetiva do Núcleo de Gestão de Atividades de Pesquisa do Centro. Ressaltar a importância deste tipo de publicação na conceituação dos programas de pós-graduação. Solicitar à PPGCI o aumento de mais recursos nos Editais Internos para traduções e apoio a estas publicações.

Indicadores:

Aumentar o número e a qualidade de publicações internacionais realizadas pelo corpo docente e discente dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Resultados Previstos:

Divulgação do Centro e dos seus programas de pós-graduação e aumento do conceito dos programas junto aos órgãos avaliadores.

Setores participantes

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PRO-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAL

SUPERINTENDÊNCIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

16. SOLICITAR O AUMENTO DO NÚMERO DE BOLSAS DE MONITORIA PARA ATENDER AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CCAAB.

Estratégias:

Apresentar justificativas junto à PROGRAD da necessidade do aumento do número de bolsas de monitoria em função do grande número de cursos (09) e de discentes de graduação (aproximadamente 2.000) do CCAAB.

Indicadores:

Aumentar o número de bolsas de monitoria remunerada visando atender um maior número de discentes.

Resultados Previstos:

Melhorar a qualidade técnica e cientifica dos discentes envolvidos e aumentar a assistência aos alunos dos componentes curriculares participantes.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

17. AMPLIAR AS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NOS DIVERSOS SETORES DO CCAAB.

Estratégias:

Continuação das iniciativas e dos projetos voltados para a sustentabilidade ambiental e fortalecer as parcerias com a INCUBA/UFRB. Fomentar o uso racional da água, seu reaproveitamento e captação nas unidades didáticas, laboratoriais, campo e setores administrativos. Incentivar o uso racional de energia elétrica. Fomentar a reciclagem e a reutilização de material de consumo nos diversos setores do Centro.

Indicadores:

Ampliar o número de projetos e de iniciativas na área da sustentabilidade. Redução e economia do consumo de água, energia elétrica e de materiais de consumo pelo Centro.

Resultados Previstos:

Diminuição do risco de escassez de água no campus. Economia financeira e orçamentária com os recursos de água, energia elétrica e materiais de consumo.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

68 NÚCLEO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE ESPAÇO FÍSICO

18. MELHORIAS DAS INFRAESTRUTURAS DE CAMPO E LABORATORIAS PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO.

Estratégias:

Solicitar junto a Administração Central, por intermédio da PROAD e da PROPLAN reformas e adequações nas instalações de campo e laboratoriais para atender as demandas dos cursos de graduação e de pós-graduação, bem como a construção de novas estruturas. Estruturação do Núcleo Tecnológico de Estudos de Impactos da Mineração - NEIM/CCAAB, sediado na cidade de Santo Amaro da Purificação – BA.

Indicadores:

Melhorar as condições de ensino, pesquisa e extensão para a graduação e a pós-graduação.

Resultados Previstos:

Aumento da produção científica e da capacitação dos discentes da graduação e da pós- graduação. Motivar e oferecer melhores condições aos docentes visando maior participação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Setores participantes:

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE ESPAÇO FÍSICO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO

19. AVALIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO CCAAB

Estratégias:

Discussão em Conselho Diretor com a presença, como convidados, dos Coordenadores de Áreas de Conhecimento para discussão das atribuições e funcionamentos das Áreas.

Indicadores:

Reestruturação das Áreas de Conhecimento do Centro, visando adequação da identidade das áreas com os perfis dos Docentes. Fortalecer as Áreas na definição dos encargos Docentes, observando as atribuições no ensino, pesquisa, extensão e administração.

Resultados Previstos:

Adequar as Áreas aos perfis dos Docentes com referencia ao ensino, pesquisa e extensão, proporcionando maior identificação entre os participantes.

Setores participantes:

CONSELHO DIRETOR

69

8. Estratégias de Atuação Frente aos Objetivos Estratégicos

NECESSIDADES DE AMPLIAÇÃO DA INFRA-ESTRUTRA DO CCAAB

Documentos relacionados