• Nenhum resultado encontrado

Rei

Ele está sentado para julgar, empunhando a espada desembainhada, signo de seu naipe. Lembra, naturalmente, o convencional símbolo da Justiça nos Trunfos Maio- res, e pode representar aquela virtude, porém é mais o poder da vida e de morte, em virtude de seu ofício. Significações Divinatórias: Tudo relacionado com a idéia de julgamento e as suas conexões — poder, governo, autoridade, inteligência militante, direito, ofícios da coroa, etc. etc. Invertida: Crueldade, perversidade, barbaridade, perfídia, más intenções.

Dama

Sua mão direita ergue verticalmente a arma, cujo punho se apóia no encosto do trono; a mão esquerda está estendida, o braço levantado; a sua fisionomia é severa, mas

digna; sugere familiaridade com o

sofrimento. Não representa a misericórdia, mas, por

outro lado, a sua espada mal é um símbolo do poder. Significações Divinatórias: Viuvez, tristeza e embaraço na mulher, ausência, esterilidade, luto, privações, separação. Invertida: Malícia, carolice, artifício, puritanismo, mágoa, decepção.

Cavaleiro

Está montado em um cavalo que galopa, como se perseguisse os seus inimigos. Na figura, é realmente um protótipo do herói da cavalaria romântica. Quase pode ser Galaad, cuja espada é ágil e segura, porque ele é limpo de coração. Significações Divinatórias: Habilidade, bravura, capacidade, defesa, comunicação, inimigo, ira, guerra, destruição, oposição, resistência, ruína. Há, portanto, um sentido em que a carta significa morte, mas só tem esse significado nas proximidades de cartas de fatalidade. Invertida: Imprudência, incapacidade, extravagância.

Pajem

Uma figura esbelta, viva, segura com ambas as mãos uma espada apontada para o alto, caminhando ao mesmo tempo com passos rápidos. Atravessa um terreno acidentado, e sobre o seu caminho o céu está com muitas nuvens. O pajem está alerta, como se esperasse um inimigo que pudesse surgir a qualquer momento. Significações Divinatórias: Autoridade, atenção, serviço secreto, vigilância, espionagem, exame, e as qualidades com isso relacionadas.

Invertida:

Mais o lado mau de tais qualidades; o que está imprevisto, despreparado; também indica enfermidade.

Dez

Uma figura prostrada, na qual estão crivadas todas as espadas pertencentes à carta.

Significações Divinatórias:

Tudo que se relaciona com o desenho; também sofrimento,

aflição, lágrimas, tristeza, desolação. Não é especialmente uma carta indicando morte violenta.

Invertida:

Vantagem, lucro, sucesso, mas nenhum deles permanentemente; também poder e autoridade.

Nove

Urna mulher sentada em sua cama, lamentando-se, com as espadas acima dela. Ela é uma que não conhece sofrimento igual ao seu. E uma carta de completa desolação. Significações Divinatórias: Morte, fracasso, malogro, atraso, decepção, desaponto, desespero. Invertida: Prisão, suspeita, dúvida, temor fundado, vergonha.

Oito

Uma mulher, amarrada e com os olhos vendados, tendo em torno as espadas da carta. E, contudo, mais uma carta de encarceramento temporário que de cativeiro irreversível. Significações Divinatórias: Más notícias, grande aborrecimento, crise, censura, obstáculos, conflito, calúnia; também doença.

Invertida:

Inquietação,

dificuldade, oposição, acidente, traição; o que é imprevisto; fatalidade.

Sete

Um homem caminhando depressa e

carregando cinco espadas; as duas outras da carta estão fincadas no chão. Perto avista-se um acampamento. Significações Divinatórias: Intenção, tentativa, desejo, esperança, confiança; também

briga, um plano que pode falhar, aborrecimento. O desenho é incerto em sua expressão, pois as significações são muito variadas em relação umas com as outras.

Invertida:

Bom conselho, instrução, calúnia, tagarelice.

Seis

Um barqueiro levando passageiros em sua balsa para a outra margem. O trajeto é tranqüilo e vê-se que a carga é leve, podendo-se notar que o trabalho não está além de suas forças.

Significações Divinatórias:

Viagem por

água, roteiro, caminho, mensageiro, comissão, expediente. Invertida: Declaração, confissão, publicidade; segundo uma interpretação, é uma declaração de amor.

Cinco

Um homem olha com desdém para dois outros que se afastam, visivelmente abatidos. As suas espadas foram deixadas no chão. O outro carrega duas espadas no ombro esquerdo e segura uma terceira com a mão direita, tendo a ponta no chão. E o senhor que está na posse do terreno.

Significações Divinatórias:

Degradação,

destruição, revogação, infâmia, desonra, perda, com as variantes e analogias das mesmas.

Invertida:

O mesmo; enterro e funerais.

Quatro

A estátua de um cavaleiro rezando, em toda a extensão sobre o seu túmulo.

Significações Divinatórias:

Vigilância, retiro, solidão, repouso do ermitão, exílio, túmulo

e féretro. A questão do desenho é nesses últimos sentidos. Invertida: Boa administração, circunspecção, economia, avareza, precaução, testamento.

Três

Três espadas trespassando um coração; nuvens e chuva atrás. Significações Divinatórias: Remoção, ausência, demora, divisão, rompimento, dispersão e tudo que o desenho significa natural-

mente, sendo muito simples e evidente para que se torne necessário fazer a numeração especifica.

Invertida:

Alienação mental, erro, perda, distração, desordem, confusão.

Dois

Uma mulher com os olhos vendados equilibra duas espadas nos ombros.

Significações Divinatórias:

A harmonia e o equilíbrio que sugerem coragem, amizade, concórdia em uma situação belicosa; outras leituras dão ternura, afeição, intimida-

de. A sugestão de harmonia e outros signifi- cados favoráveis deve ser encarada com critério, pois Espadas em geral não simbolizavam forças benéficas nos assuntos humanos.

Invertida:

Impostura, falsidade, duplicidade, deslealdade.

Ás

A mão que sai das nuvens empunha uma espada, cuja ponta é rodeada por uma coroa.

Significações Divinatórias:

Triunfo, o grau excessivo de tudo, conquista, triunfo da for- ça. E uma carta de grande força, tanto no amor como no ódio. A

coroa pode ter um significado muito mais alto do que tem habitualmente na esfera da leitura da sorte.

Invertida:

O mesmo, mas os resultados são desas- trosos; outra interpre- tação diz: concepção, nascimento, aumento, multiplicidade.

Documentos relacionados