• Nenhum resultado encontrado

Anteriormente, foi destacada a importância de algumas variáveis da estrutura cognitiva para a aprendizagem significativa. A ausência destas variáveis, bem como a presença sem a devida relevância para o aprendiz, dificulta, e até impede, a ocorrência da aprendizagem significativa.

Sendo assim, a teoria prevê a inserção de materiais introdutórios, chamados organizadores, que têm como função prover a estrutura cognitiva para aprendizagem significativa. Apresentaremos aqui, os organizadores de forma mais detalhada.

Ausubel propõe uma estratégia para modificar a estrutura cognitiva e tornar mais fácil a aprendizagem significativa, de modo a aumentar a facilitação proativa e a minimizar a

interferência proativa. A estratégia consiste na utilização de organizadores prévios, que são materiais introdutórios adequados, os mais claros e estáveis possível, e são mais gerais, abstratos e inclusivos do que o material de aprendizagem. São introduzidos antes do conteúdo de aprendizagem com a finalidade de gerar condições cognitivas para a aprendizagem significativa.

Auxiliam, desta forma, os alunos a reconhecerem quais elementos dos materiais de aprendizagem podem ser significativamente aprendidos, relacionando-os a aspectos relevantes da estrutura cognitiva já existente. (AUSUBEL et al., 1980, p. 143; AUSUBEL, 2003, p. 66; MOREIRA;

MASINI, 1982, p. 11). Organizadores prévios são mecanismos pedagógicos que auxiliam a programar e implementar os princípios da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa, estabelecendo a ligação entre o que o aprendiz já sabe e o que precisa saber. (AUSUBEL, 2003, p.

151). Eles são fundamentados na suposição de que a estrutura cognitiva é organizada de forma hierárquica, como uma pirâmide, em que conceitos mais gerais e inclusivos ocupam o topo da hierarquia e subsumem “sub-conceitos” mais diferenciados e dados factuais (AUSUBEL, 1960, p.

267).

Por exemplo, em uma dada situação, o material de aprendizagem é o aço. Foi dado para os alunos um organizador prévio, cuja ênfase foi colocada nas principais semelhanças e diferenças entre metais e ligas, suas respectivas vantagens e limitações, e as razões para se fazer e utilizar ligas.

Este exemplo foi extraído de uma pesquisa sobre organizadores prévios, a qual tinha um grupo experimental e um grupo controle. Embora o organizador fornecesse ao grupo experimental conceitos relevantes de natureza geral, ele foi cuidadosamente montado para não conter informações específicas que pudessem conferir vantagem para responder qualquer uma das questões da avaliação sobre aço. Ao grupo controle foi dado um texto diferente. (AUSUBEL, 1960, p. 268).

O nível apropriado de inclusividade pode ser definido como o nível que é tão próximo quanto possível do grau de conceituação da tarefa de aprendizagem. Tendo em vista, evidentemente, o grau de diferenciação do assunto como um todo na estrutura cognitiva do aprendiz. Assim, quanto mais familiar for o material de aprendizagem para o aluno (i.e., quanto mais não-diferenciada for a estrutura cognitiva de conceitos relevantes), mais inclusivo ou altamente generalizado devem ser os subsunçores para que sejam próximos. Se conceitos subsunçores apropriadamente relevantes e próximos não estão disponíveis, o aluno tende a utilizar aqueles mais próximos e relevantes que estão. Mas como é bastante improvável que podemos contar com disponibilidade espontânea da maioria de subsunçores próximos e relevantes, o modo mais

seguro de facilitar a aprendizagem e a retenção significativas é introduzir os subsunçores e torná-los parte da estrutura cognitiva por meio de organizadores prévios. (AUSUBEL, 1960, p. 270).

Em termos operacionais, organizadores prévios são definidos como instruções relativamente breves, que diferem dos resumos e das visões gerais, na medida em que seu conteúdo é (i) mais abstrato, inclusivo e geral do que o material de aprendizagem mais detalhado ministrado posteriormente, e (ii) é mais relacional e explicativo que as idéias relevantes existentes e presentes na estrutura cognitiva. (AUSUBEL, 2003, p. 151; AUSUBEL, 1978, p. 252). Têm um nível de abstração mais elevado, de maior generalidade e inclusividade que o novo material a ser aprendido. Assim, poderá ser útil a vários aprendizes, cada qual com sua estrutura cognitiva, e fornecer idéias de esteio em um nível superordenado (AUSUBEL, 2003, p. 152-3). Resumos não são organizadores prévios por serem apresentados no mesmo grau de abstração, generalidade e inclusividade do material de aprendizagem. Eles simplesmente destacam pontos principais dos materiais e omitem informações menos relevantes. (AUSUBEL et al., 1980, p. 143).

A função do organizador, após interagir com a estrutura cognitiva, é fornecer um apoio ideário para a incorporação e retenção estável do material mais detalhado e diferenciado ministrado posteriormente, bem como aumentar o poder de discriminação entre este material e as idéias semelhantes ou ostensivamente conflituosas da estrutura cognitiva. As razões pelas quais se justifica a utilização de organizadores prévios se baseiam em: i) a importância de ter idéias relevantes e apropriadas disponíveis na estrutura cognitiva, para tornarem logicamente significativo o material de aprendizagem potencialmente significativo e propiciar a ele uma ancoragem estável; ii) as vantagens de utilizar as idéias mais gerais e inclusivas de um dado conteúdo como idéias de esteio ou subordinadores (a saber: a adequação e especificidade da sua relevância, sua maior estabilidade inerente, seu maior poder explanatório, sua capacidade de integração); e iii) o fato de que os próprios organizadores tentam identificar e mobilizar idéias relevantes já existentes na estrutura cognitiva e a ser explicitamente relacionadas com eles, bem como indicar explicitamente sua relevância e, também, dos subsunçores já existentes para o material de aprendizagem. (AUSUBEL et al., 1980, p. 143-4; AUSUBEL, 1960, p. 270-1).

Contudo, para serem úteis, os próprios organizadores devem, obviamente, ser passíveis de apreensão e devem ser apresentados em termos familiares. (AUSUBEL et al., 1980, p. 144-5; AUSUBEL, 2003, p. 152;

AUSUBEL, 1960, p. 271).

Em resumo, os organizadores prévios são, então, utilizados para levar o aluno ao desenvolvimento de idéias subsunçoras que facilitem e propiciem a aprendizagem significativa subseqüente, bem como destacar a relevância de subsunçores que eventualmente o aprendiz já possua. Sua principal função é a de servir de ponte entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve aprender. Ou seja, são úteis na medida em que funcionam como pontes cognitivas, devendo se relacionar tanto às idéias relevantes, já presentes na estrutura cognitiva, quanto ao novo conhecimento a ser aprendido (MOREIRA; MASINI, 1982, p. 12).

Documentos relacionados