• Nenhum resultado encontrado

3.1.2 Navegação e edição dos elementos da tabela

O tipo de navegação dentro da tabela e o tipo de edição das células também estão definidos na classe VarTable. A definição do tipo de edição de célula de cada coluna foi feita considerando o grau de liberdade de escrita necessário ao conteúdo e ao número de possibilidades. Assim a primeira, segunda quarta e última colunas foram definidas como colunas com células de edição de texto simples, onde são inseridos textualmente os dados correspondentes aos elementos da variável já identificados no parágrafo anterior. O tipo de edição definido para as células das colunas respeitantes aos atributos das variáveis foi uma caixa de seleção, uma vez que o seu valor é do tipo booleano (está ativo ou desativo). Relativamente à coluna do tipo de variável, foi definida uma célula com caixa de combinação, uma vez que existe um número reduzido de opções; quando o utilizador pretende editar a célula será apresentada uma caixa de combinação com as possíveis escolhas. A terceira coluna corresponde ao tipo de dado da variável; este elemento apresenta um número definido de opções elementares, porém permite também um número ilimitado de opções derivadas, pelo que foi definida uma união de uma caixa de combinação e inserção textual. A caixa de combinação apresenta uma lista das opções elementares, sendo que o utilizador poderá usar uma das opções ou editar textualmente a célula para definir o tipo de dado da variável (Figura 3.7).

Figura 3.7 - Tipos de edição de célula (da esquerda para a direita): tipo de edição textual, tipo de caixa

de seleção, tipo de caixa de combinação, união entre caixa de combinação e edição textual

A interação e navegação foram desenvolvidas para que fossem intuitivas, rápidas e simples, e o mais parecidas com os programas semelhantes. A interação com o rato foi definida e desenvolvida para que com apenas um simples clique numa célula, esta ficasse selecionada e com um duplo clique o seu conteúdo ficasse acessível à edição. Nesta dissertação designa-se por modo de edição, quando uma célula fica com o seu conteúdo acessível, quer seja uma célula com edição do tipo texto simples, edição de caixa de combinação ou edição combinada dos dois tipos referidos. As células que têm edição do tipo caixa de seleção não apresentam modo de edição, uma vez que a alteração do conteúdo da perspetiva do utilizador é instantânea, no entanto, é considerado nesta dissertação que neste tipo de células, entrar em modo de edição é alterar o seu valor booleano. Quando se está em

Editor de Variáveis 43

modo de edição de uma célula, para que o valor em edição seja inserido no elemento é suficiente que se saia do modo de edição (à exceção da saída com a tecla “Esc” explicada mais à frente).

Relativamente à interação com o rato no módulo Editor de Variáveis, para se sair do modo de edição de uma célula pode-se fazer uma das seguintes interações: clicar numa outra célula, clicar numa zona vazia da tabela (sem linhas de variáveis), fazer duplo clique noutra célula ou clicar fora do módulo Editor de Variáveis. Com a primeira operação passa a estar selecionada uma nova célula, como resultado da segunda a célula que estava a ser editada passa a estar apenas selecionada, com o duplo clique noutra célula esta entrará em modo de edição e no caso da última operação a célula passa a estar simplesmente selecionada, mas o módulo deixará de estar salientado.

O rato permite um acesso direto às células e à sua edição, enquanto a navegação pelas células é feita recorrendo ao teclado. As setas direcionais do teclado permitem a navegação pelas células correspondente à direção do teclado, caso uma célula esteja selecionada, mas não esteja em modo de edição (ver Figura 3.8). Caso esteja em modo de edição, as teclas direcionais permitem a movimentação dentro da célula. Quando uma célula está selecionada ao ser premida a tecla “enter”, a tecla “F2”, a tecla “espaço” ou a tecla de apagar à esquerda “backspace” a célula entra em modo de edição, podendo ser alterado o seu conteúdo. No caso de ser uma célula com caixa de seleção é alterado o seu valor booleano, como é o caso das células correspondentes aos atributos das variáveis, como já foi referido. Também se pode usar a tecla de tabulação “tab” para aceder ao conteúdo da célula seguinte, mesmo estando no conteúdo de uma célula; com esta navegação caso a célula seguinte seja uma célula com caixa de seleção, o conteúdo desta não será alterado, apenas seguirá com a navegação.

Figura 3.8 - Esquema de movimentação com as teclas direcionais do teclado

Outra diferença entre as setas direcionais e a tecla de tabulação, é que caso a célula selecionada seja a célula do final de uma linha, ao premir a tecla para o lado direito esta não surtirá navegação para uma nova célula, mas ao pressionar a tecla de tabulação a navegação será feita para a primeira célula da linha seguinte. No entanto, se for na última célula da última linha não surtirá navegação para uma nova célula. Se ao pressionar a tecla de tabulação a tecla “shift” estiver premida a navegação será no sentido inverso, ou seja, ao invés de seguir para a célula seguinte, esta irá para a célula anterior. Ao inverso da navegação por tabulação sem a tecla “shift”, caso a célula selecionada seja a primeira célula de uma linha, a navegação salta para a última célula da linha anterior, à exceção da primeira linha, que não tem linha anterior pelo que não surtirá navegação para uma nova célula (ver Figura 3.9).

44 Desenvolvimento

Figura 3.9 - Esquema de movimentação com a tecla "tab" e com a combinação de teclas "tab" + "shift"

Foi descrita a forma de sair do modo de edição através da interação do rato. É, também, possível sair do modo de edição com o teclado, existindo para isso três formas de o efetuar. Uma já foi descrita, que é o uso da tecla de tabulação (com ou sem a tecla “shift”, como já foi referido). Uma segunda forma de sair do modo de edição é premir a tecla “enter”. Ao premir esta tecla o texto que está a ser editado será inserido no valor da célula. A última forma de sair do modo de edição é premindo a tecla “esc”; ao premir esta tecla o valor da célula não será alterado independentemente de ter sido feita alguma alteração ao texto na edição, funcionando como um cancelamento da edição.

Para permitir uma interação mais rápida com a tabela existem funcionalidades para adicionar variáveis através do teclado que são possíveis quando está selecionada uma célula, mas a célula não está em modo de edição. Se for premida a tecla “enter” com a tecla de controlo “ctrl” já premida, esta junção de teclas irá inserir uma nova variável a seguir à variável selecionada. Se além da tecla de controlo estiver também premida a tecla “shift” será inserida uma nova variável na linha anterior à linha da célula selecionada. Se for premida a tecla de apagar à direita “delete” a linha selecionada será apagada, caso não seja única. As mesmas funcionalidades de adição e remoção de variável da tabela existem no menu de contexto quando se clica com o botão do lado direito do rato numa célula.

Documentos relacionados