• Nenhum resultado encontrado

As áreas normativas das concessionárias de energia elétrica estão permanentemente preocupadas em facilitar a incorporação de novos consumidores ao sistema elétrico, cuidando sempre do aspecto de segurança inerente, pois, rotineiramente, as instalações elétricas realizadas em conjunto com as instalações civis terão a mesma vida útil dos prédios, portanto, em alguns casos, superior a 50 anos.

Para fornecer energia com a qualidade requerida pelos consumidores, as concessionárias estão estruturadas através dos Centros de Operações da Distribuição e Centros de Operação do Sistema, os quais, ininterruptamente, mantém um canal de comunicação aberto com os consumidores, coordenando as providências necessárias para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível nas condições de emergência.

Em termos de engenharia, quantificar energia é muito difícil. As empresas concessionárias de energia somente têm ação sobre a tensão. Elas não têm meios de controlar a corrente que uma determinada carga absorve. Assim, em geral, quando se mencionar a “Qualidade da energia”, os conceitos estão mais diretamente afeitos à qualidade da tensão que está sendo suprida.

De acordo com conceitos clássicos aplicáveis à área, a qualidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores pode ser avaliada através dos seguintes indicadores:

Estudos Avaliativos do Desempenho do Aplicativo APR Através de Casos Reais de Consumidores da Região Metropolitana de Cuiabá 39 Continuidade do fornecimento; Nível de tensão; Oscilações de tensão; Desequilíbrio da tensão;

Distorções harmônicas da tensão.

Segundo os termos estabelecidos pelo PRODIST [3], em especial o seu módulo 8, o qual estabelece os procedimentos relativos à qualidade da energia elétrica, abordando a qualidade do produto e a qualidade do serviço prestado, nesta seção é definida como qualidade do produto os fenômenos, parâmetros e valores de referência relativos à conformidade de tensão em regime permanente e sob perturbações na forma de onda de tensão, estabelecendo mecanismos que possibilitem à ANEEL fixar padrões para os indicadores de Qualidade da Energia Elétrica - QEE. Para a qualidade dos serviços prestados, este módulo estabelece a metodologia para apuração dos indicadores de continuidade e dos tempos de atendimento a ocorrências emergenciais, definindo padrões e responsabilidade.

Outros fenômenos, associados com desvios significativos no valor eficaz da tensão em curtos intervalos de tempo, alterações dos padrões trifásicos do sistema de distribuição, deformações nas formas de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental e variações aleatórias repetitivas ou esporádicas do valor eficaz da tensão, também são detalhadamente considerados e, para alguns casos, o mencionado documento chega a estabelecer valores de referência como parâmetro para implantação dos indicadores das disposições transitórias.

Segundo o PRODIST [3], os aspectos considerados quanto à qualidade do Produto, em regime permanente ou transitório, são:

Tensão em regime permanente; Fator de potência;

Estudos Avaliativos do Desempenho do Aplicativo APR Através de Casos Reais de Consumidores da Região Metropolitana de Cuiabá 40 Harmônicos; Desequilíbrio da tensão; Flutuação de tensão;

Variação de tensão de curta duração; Variação de frequência.

Para a tensão em regime permanente são estabelecidos os limites adequados, precários e críticos para os níveis de tensão, os indicadores individuais e coletivos de conformidade de tensão elétrica, os critérios de medição e registro, os prazos para regularização e de compensação ao consumidor, caso as medições de tensão excedam os limites dos indicadores.

Para o fator de potência os registros dos valores relativos deverão ser feitos por instrumentos de medição adequados, preferencialmente eletrônicos, empregando o princípio da amostragem digital e aprovado pelo órgão responsável pela conformidade metrológica.

Para as distorções harmônicas, fenômenos associados com deformações nas formas de ondas das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental, são estabelecidos: a terminologia, a metodologia da medição, a instrumentação e os valores de referência para as grandezas atreladas com tal distúrbio.

No que tange aos desequilíbrios de tensões, tema este associado com as alterações dos padrões trifásicos do sistema de distribuição, os tratamentos são similares àqueles dados às distorções harmônicas.

Quanto à flutuação de tensão, normalmente vinculada com fenômenos aleatórios, repetitivos ou esporádicos dos valores eficazes das tensões, o tema também é contemplado através de indicadores numéricos de desempenho visando garantir que os incômodos provocados pela cintilação luminosa junto aos consumidores não atinjam níveis inaceitáveis.

Estudos Avaliativos do Desempenho do Aplicativo APR Através de Casos Reais de Consumidores da Região Metropolitana de Cuiabá

41 Para as variações de tensão de curta duração, ocorrências estas associadas aos desvios significativos no valor eficaz da tensão, porém, para curtos intervalos de tempo, o PRODIST as classifica de acordo com a terminologia da tabela 2.2.

Tabela 2.2– Classificação das Variações de Tensão de Curta Duração

Classificação Denominação Duração da Variação

Amplitude da tensão (valor eficaz) em relação à tensão

de referência

Interrupção Momentânea de

Tensão

Inferior ou igual a três

segundos Inferior a 0,1 p.u. Afundamento

Momentâneo de Tensão

Superior ou igual a um ciclo e inferior ou igual a

três segundos

Superior ou igual a 0,1 e inferior a 0,9 p.u.

Elevação Momentânea de

Tensão

Superior ou igual a um ciclo e inferior ou igual a

três segundos Superior a 1,1 p.u. Interrupção Temporária de Tensão Superior a três segundos e inferior a três minutos Inferior a 0,1 p.u. Afundamento Temporário de Tensão Superior a três segundos e inferior a três minutos

Superior ou igual a 0,1 e inferior a 0,9 p.u. Elevação Temporária de Tensão Superior a três segundos e inferior a três minutos Superior a 1,1 p.u. Variação Momentânea de Tensão Variação Temporária de Tensão

As variações de freqüências dos sistemas constituem-se, também, em assunto meritório e, em condições normais de operação e em regime permanente, estas devem situar-se dentro dos limites de freqüência situados entre 59,9Hz e 60,1Hz.