• Nenhum resultado encontrado

Necessidades do Funcionamento da Vida Familiar

CAPÍTULO IV – APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.1. Tipos de necessidades mais frequentes nas famílias

4.1.6. Necessidades do Funcionamento da Vida Familiar

Para verificarmos as necessidades das famílias na categoria do “Funcionamento Familiar” os inquiridos responderam a quatro itens cujos resultados se encontram na tabela n.º 9 e no gráfico n.º 12:

Tabela 9 – Necessidades no Funcionamento Familiar

Itens necessito 1-Não

deste tipo de ajuda 2-Não tenho a certeza 3- Necessito deste tipo de ajuda 26 A nossa família necessita de ajuda para discutir

problemas e encontrar soluções. .

2 4 0

27 A nossa família necessita de ajuda para

encontrar forma de, nos momentos difíceis, nos apoiarmos mutuamente.

2 4 0

28 A nossa família necessita de ajuda para decidir quem fará as tarefas domésticas, quem tomará conta das crianças e outras tarefas familiares.

3 3 0 Total 7 11 0 % 39 61 0 29% 8% 63% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Não necessito deste tipo de ajuda Não tenho a

certeza Necessito destetipo de ajuda

Percentagem de cada opção de resposta

Em relação aos dados recolhidos sobre esta última categoria de análise – Funcionamento da Vida Familiar, pela primeira vez, a opção 2 - Não tenho a certeza, foi a que registou maior número de respostas por parte dos inquiridos, com um valor percentual de 61%. Os itens 26 (A nossa família necessita de ajuda para discutir problemas e encontrar soluções) 27 (A nossa família necessita de ajuda para encontrar forma de, nos momentos difíceis, nos apoiarmos mutuamente) foram aqueles que a maioria dos pais (5) referiram não ter a certeza de necessidade de ajuda.

A resposta da opção n.º 1 – Não necessito deste tipo de ajuda, apresenta 39% das escolhas. O item número 28 (A nossa família necessita de ajuda para decidir quem fará as tarefas domésticas, quem tomará conta das crianças e outras tarefas familiares), sobressai como sendo aquele em que metade dos pais inquiridos (3) referiram não sentir necessidade de ajuda.

Gráfico 12 – Necessidades no Funcionamento da Vida Familiar

A partir do gráfico n.º 12 observamos que grande parte dos pais disse não ter a certeza de necessidades de apoio no funcionamento familiar sobre a maioria dos itens em análise neste estudo, pois 61% selecionaram a opção 2 – Não tenho a certeza, 39% escolheram a opção 1 – Não necessito deste tipo de ajuda e 0% a opção n.º 3 – Necessito deste tipo de ajuda, isto é, não houve qualquer resposta.

Síntese:

Tendo em conta análise das respostas dos pais inquiridos e apresentados nas tabelas anteriores, a categoria de análise onde os pais manifestaram vivenciar maiores necessidades de ajuda é a das Necessidades de Informação com um total de 42 respostas, incidindo 67% destas (28) na opção 3, e o item que se destacou na

39% 61% 0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Não necessito deste tipo de ajuda Não tenho a

certeza Necessito destetipo de ajuda

Percentagem de cada opção de resposta

totalidade das resposta com 6 pontos é o n.º 5 (Necessito de maior informação sobre os serviços e os apoios que presentemente estão mais indicados para o meu filho), seguido dos itens 1 (Necessito de maior informação sobre a deficiência e as necessidades específicas do meu filho), 3 (Necessito de maior informação sobre a maneira de ensinar o meu filho) e 6 (Necessito de maior informação sobre os serviços e os apoios de que o meu filho poderá beneficiar no futuro) com 5 pontos ambos.

Na categoria Necessidades de Apoio 26 das respostas incidiram na opção 3 – Necessito deste tipo de ajuda (62%), onde sobressai na totalidade das respostas com 6 pontos o item número 12 (Gostaria de me encontrar regularmente com um conselheiro (médico, psicólogo, técnico de serviço social) com quem possa falar sobre os problemas que a deficiência do meu filho coloca), seguido dos itens 10 (Necessito de mais oportunidades para me encontrar e falar com os pais de outras crianças deficientes), 11 (Necessito de mais tempo para falar com os professores e terapeutas do meu filho) equitativamente com o mesmo valor percentual e 14 (Necessito de mais tempo para mim próprio) com 5 pontos cada.

Das 24 respostas dadas sobre as Necessidades Financeiras, a maioria (15 - 63%) das respostas dos inquiridos recaíram na necessidade deste tipo de ajuda e ainda referiram vivenciar maiores necessidades sobretudo nos itens 22 (Necessito de maior ajuda no pagamento de despesas como: alimentação, cuidados médicos, transportes, ajudas técnicas (cadeira de rodas, prótese auditiva, máquina braile...), 24 (Necessito de maior ajuda para pagar despesas com: terapeutas, estabelecimentos de educação especial ou outros serviços de que o meu filho necessita) e 25 (Necessito de maior ajuda para pagar a serviços de colocação temporária) com 4 pontos cada.

Na categoria das Necessidades de Serviços da Comunidade verificamos que das 18 respostas, 14 (78%) incidiram na opção de resposta 3 – Necessito deste tipo de ajuda. Ressaltamos ainda que o somatório das respostas com 6 pontos recaiu no item número 21 (Necessito de ajuda para encontrar um serviço de apoio social e educativo para o meu filho), seguido do item 20 (Necessito de ajuda para encontrar um serviço que quando eu tiver necessidade (descansar, ir ao cinema, a uma festa...) fique com o meu filho, por períodos curtos, e que esteja habilitado para assumir essa responsabilidade) com 5 pontos.

Na categoria das necessidades de Explicar a Outros, os inquiridos manifestaram também sentir falta de ajuda, pois 50% (12 repostas) escolheram a opção de resposta 3 – Necessito deste tipo de ajuda. Apontaram maiores necessidades de ajuda nos itens número 16 (O meu marido (ou minha mulher) precisa de ajuda para compreender e aceitar melhor a situação do nosso filho) e 17 (Necessito de ajuda para saber responder, quando amigos, vizinhos ou estranhos, me façam perguntas sobre a situação do meu filho) com 4 pontos cada, seguido do item 15 (Necessito de mais ajuda sobre a forma de explicar a situação do meu filho aos amigos) com 3 pontos.

Na totalidade, as famílias não têm necessidades na categoria das Necessidades do

certeza dessa necessidade de ajuda e os itens número 26 (A nossa família necessita de ajuda para discutir problemas e encontrar soluções) e o item 27 (A nossa família necessita de ajuda para encontrar forma de, nos momentos difíceis, nos apoiarmos mutuamente) predominam com 4 pontos cada.

A análise dos resultados obtidos permitiu verificar que à semelhança de outros estudos as Necessidades de Informação, Necessidades Financeiras e Necessidades de Apoio de forma geral foram as grandes prioridades das famílias que participaram nestes estudos. Por exemplo no estudo de Pereira (1996) os pais assinalaram como mais frequentes somente as Necessidades de Informação e as Necessidades Financeiras. No estudo de Morgado e Beja (2000 citado por Carmo 2004) as Necessidades de Informação foram as mais frequentes. No estudo de Lopes (2008) tanto as famílias de jovens com NEE como as famílias de jovens sem NEE sentem como principal necessidade a falta de informação. No que se refere às Necessidades de Apoio estas foram identificadas como sendo mais sentidas pelas famílias de jovens sem NEE e quanto às Necessidades Financeira estas foram mais sentidas pelas famílias de jovens com NEE. No estudo de Simões (2010), os pais inquiridos optaram preferencialmente pela opção 3 – Necessito deste tipo de ajuda em três das seis categorias: Necessidades de informação, Necessidades de apoio e Necessidades financeiras. Também no estudo de Branco (2014) as três categorias mais selecionadas foram as mesmas de Simões (2010).