• Nenhum resultado encontrado

2 Qualidade do ar interior

CO 2 niveis de concentração

categoria do ar exterior descrição da qualidade do ar

Tabela 1 – categorias do ar exterior em função dos níveis de concentração dos poluentes, EN13779:2003

Verifica-se que, na maioria das cidades, o termo "nível de concentração normal" para partículas na verdade situa-se na faixa mais alta (qualidade ruim) para o ar exterior, ou seja, ODA 2 ou ODA 3. No caso de partículas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o objectivo de se alcançar um nível anual de PM10 abaixo de 40µg/m³. Esse objectivo ainda não foi atingido. Por outras palavras, isso significa que na Europa a maioria das pessoas passam a maior parte de seu tempo em áreas onde o nível do ar exterior é classificado como ODA 2 ou ODA 3. Podemos, facilmente, concluir que a aplicação de filtragem adequada é de grande importância na área da QAI. A norma classifica a qualidade do ar interior de IDA 4 (baixa QAI) até IDA 1 (alta QAI). Um método tradicional mas limitado de determinar a QAI é analisar os níveis de CO2. Como o CO2 é produto da respiração humana, é um bom indicador da eficiência da ventilação mas não da qualidade absoluta do ar. Outro método estabelecido para espaços com ocupação humana é especificar o nível de ar novo adicionado para cada pessoa. Estas abordagens são frequentemente utilizadas para dimensionar os sistemas de ventilação.

categoria descrição valores médios de CO2 (ppm), acima do ar exterior

caudal de ar exterior por pessoa (m3/h/pessoa), não

fumadores

IDA 1 QAI alta ≤ 400 > 54

IDA 2 QAI média 400 - 600 36 - 54

A tabela 2 mostra variações típicas de níveis de CO2 e caudais recomendados de ar novo, visando obter diferentes categorias de qualidade de ar interior. Note-se que nenhum dos dois métodos leva em consideração os poluentes em forma de gás ou de partículas trazidos para dentro do edifício juntamente com o ar novo.

A norma indica que existem diferentes técnicas de filtragem de ar, a sua adequação depende do facto do ar exterior estar poluído com gases, partículas ou ambos (e do tamanho das partículas). Não há definições universalmente aceites para os níveis aceitáveis de qualidade do ar exterior e, as que existem, não se destinam ao apoio nos projectos de sistemas de ventilação. As decisões de projecto dependem de:

- a legislação local em vigor;

- adoptar regulamentos e directrizes;

- escolhas individuais do projectista sobre a importância de poluentes específicos que não são regulamentados (por exemplo, pólen, esporos de fungos de origem no exterior).

A correcta selecção dos filtros do ar exterior é importante para cumprir os requisitos do ar interior do edifício (IDA), tendo em conta a categoria do ar exterior (ODA).

O dimensionamento das secções do filtro deve ser o resultado de uma optimização, tendo em conta a situação específica (duração, carga de pó, poluição local, caudais, perda de carga disponível, etc.)

IDA 1 (alta) IDA 2 (média) IDA 3 (moderada) IDA 4 (baixa)

ODA 1 (ar puro) F9 F8 F7 F5

ODA 2 (com poei ra) F7 / F9 F6 / F8 F5 / F7 F5 / F6 ODA 3 (concentrações

muito el evadas de poei ras ou gases)

F7 / GF/ F9a F7 / GF/ F9a F5 / F7 F5 / F6

a

GF - fil tro de gás (fi l tro carbono) e / ou fi l tro quími co qualidade do ar exterior

QAI (qualidade do ar interior)

- 15242 - Ventilação de edifícios - métodos de cálculo para a determinação das taxas de fluxo de ar em edifícios, incluindo infiltração;

- 15241 - Método de cálculo para as perdas de energia devido à ventilação e infiltração;

- 15603 - Cálculo de toda a energia usada no edifício;

- NP 1796:2007 Segurança e Saúde do Trabalho - Valores limite de exposição. Na análise da lista anteriormente apresentada, verifica-se que existe uma grande variedade de normas e directrizes para a QAI. Esta constatação é mais acentuada com as orientações relativas aos poluentes do ar interior em ambos os tipos de substâncias e os níveis de cada substância, ver resumo no anexo 1.

2.3 - Equipamentos de medição usados na campanha

Os equipamentos usados pertencem ao laboratório do departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

2.3.1 - Sonda multi-gas

O equipamento usado foi a sonda multi-gas da marca GrayWolf, modelo IQ-610 possui quatro sensores que permitem obter até nove medições: Temperatura, Humidade Relativa, Monóxido de Carbono, Ozono, Dióxido de Carbono e COVs e é utilizada para medir a qualidade do ar interior.

O equipamento Multi-gas IQ-610 (figura 8) é composto por uma sonda e um PDA. Foi verificado que o equipamento tinha o documento que comprava a validade da sua calibração à data de realização das medições.

Figura 8 - multi-sonda IQ-610

Durante os ensaios, a multi-sonda foi configurada para efectuar registos em intervalos de um minuto.

2.3.2 - Contador de partículas

O equipamento usado foi o contador de partículas da maca HANDHELD modelo 3016 IAQ, figura 9.

Este equipamento mostra dados da contagem de partículas cumulativas ou diferenciais, dados de concentração de massa e dados de temperatura/humidade relativa, no ecrã táctil. Os dados são facilmente descarregados usando o software LMS XChange.

O equipamento permite:

- definir o tempo de amostragem;

- configurar o número de amostras tiradas num determinado local; - amostrar vários locais;

- armazenar os dados para revisão histórica dos mesmos;

- imprime tabelas de dados utilizando o software de transferência de dados.

Foi verificado que o equipamento tinha o documento que comprava a validade da sua calibração à data de realização das medições.

O medidor de partículas foi configurado para registar valores com base numa amostragem de um volume de ar de 3 litros em 60 segundos, efectuando-se medições nos períodos de entrada e saída e ocupantes, e durante a aula em intervalos de aproximadamente 15 minutos.

Documentos relacionados