• Nenhum resultado encontrado

FARMERS FROM SERIDO OF RIO GRANDE DO NORTE, BRAZIL

Anexo 1 Normas da Revista Campo – Território (UFU) Qualis B

Anexo 1 – Normas da Revista Campo – Território (UFU) Qualis B1

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

Serão aceitos para publicação na Revista CAMPO–TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária os seguintes trabalhos:

a) artigos: relacionados à temática da Revista e apresentados sob a foram de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa;

b) notas: relacionadas às observações, opiniões, críticas, comentários e explicações sobre temas relacionados à temática da Revista;

c) resenhas: de livros, teses, dissertações e filmes. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista;

d) relatos de experiência: relatos de trabalho de campo ou experiências vivenciadas. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista.

Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, desde que correspondam ao idioma original do (s) autor (es).

Os trabalhos da Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária deverão seguir a seguinte extensão:

a) artigos: entre 15 e 35 páginas, incluindo as referências; b) notas e resenhas: entre 3 a 5 paginas;

c) relatos de experiência: 5 a 8 páginas.

Os artigos deverão ser editados em MS Office 2000 (Word) ou versões posteriores, em espaço 1,5 fonte Times New Roman, tamanho 12, sem notas de cabeçalho e rodapé. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita no alto, à direita.

O título do trabalho (em português e um correspondente em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas.

Após o título (e subtítulo), recuado à direita, deve estar o nome dos autores (fonte tamanho 12, negrito e espaçamento simples), titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) (fonte tamanho 10 e espaçamento simples).

O trabalho científico em forma de artigo deve conter um resumo em português e o resumo correspondente em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol com um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples e uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho apresentadas em português e em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução e conclusão ou considerações finais.

Tabelas e ilustrações (ABNT NBR 14724/dezembro/2005) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a seqüência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples) e as ilustrações título/legenda na parte inferior (fonte tamanha 12 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.

As notas devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra e colocadas no final do texto, antes da referência com fonte tamanho 10.As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002).

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman fonte tamanho 10. Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão:- sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Silva (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p. 54).

As referências deverão ser organizadas de acordo com a NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002) e devem seguir os modelos e exemplos abaixo:

- Livros:

AUTOR (ES).Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização,revisão crítica, tradução etc).Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.KAUSTKY, Karl. A questão agrária.Tradução de C. Iperoig. 3. ed. São Paulo: Proposta, 1980. 329 p.

- Dissertações e teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)- vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver).

CLEPS JÚNIOR, João. Dinâmica e estratégias do setor agroindustrial no cerrado: o caso do Triângulo Mineiro. 1998. 291 f. Tese (Doutorado em Organização do Espaço) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP /Rio Claro, 1998.

- Capítulos de livro:

AUTOR (ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo.SAQUET, Marcos A. O território: diferentes interpretações na literatura italiana. In: RIBAS, Alexandre D.; SPOSITO, Eliseu S.; SAQUET, Marcos A (Org.). Território e

desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2004. 171 p. p.121- 147.

- Trabalhos apresentados em congressos:

AUTOR (ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho. MARIA, Luciene X. de; CLEPS JÚNIOR, João. As novas definições do arrendamento e da parceria de terras no Triângulo Mineiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, XVII, 2004, Gramado. Anais... Gramado: UFRGS/PPGG/Instituto de

- Artigos de revistas

AUTOR (ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo.RUA, João. Globalização, desenvolvimento e espaço rural: algumas reflexões sobre o estado do Rio de Janeiro. Geo UERJ Revista do Departamento de Geografia, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-30, 2º sem. 2003.

- Informação obtida via CD-ROM:

AUTOR. Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte.

Notas.CIDE. Anuário Estatístico do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM.

- www: AUTOR (ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso. MOARES, Antonio Carlos R. de. O território brasileiro no limiar do século XXI. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2000.

O artigo deve ser encaminhado para o Editor da Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, por meio eletrônico, que o submeterá a dois membros do Conselho Científico para fazer a avaliação do mesmo quanto a originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.

Ao enviar os trabalhos para publicação, o (s) autor (es) está (ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais da Revista CAMPO- TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária e, além disso, assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade.

A Revista CAMPO-TERRITÓRIO : Revista de Geografia Agrária não reterá os direitos autorais de artigos não publicados e, nesse caso.

Os artigos deverão ser enviados via eletrônica para o endereço da Revista: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio

Anexo 2 – Normas da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) Qualis B1