• Nenhum resultado encontrado

Notas finais dos alunos na avaliação final.

Nota final na avaliação

Histograma 11: Notas finais dos alunos na avaliação final.

A primeira questão da avaliação foi composta por três sub-itens: o primeiro sub- item propunha ao aluno uma escala de cinco itens para auto-avaliação de desempenho em

42 Acreditamos que os alunos que se encontram neste grupo, com notas iguais ou superiores a cinco,

matemática, seguido de questão acerca do número aproximado de faltas do aluno às aulas de física elétrica, e finalmente uma avaliação, via nota de zero a dez, para a dedicação e preparação para a avaliação. Descrevemos abaixo as características dos alunos com notas maiores ou iguais a cinco e dos alunos com notas inferiores a cinco na referida avaliação final com relação ao gênero, auto-conceito em física, auto-conceito em matemática, auto- conceito em preparação para a avaliação e assiduidade.

Questão 1:

a) Como você avalia suas notas em matemática?

Boas Regulares Ruins

b) Nas últimas duas semanas, quantas aulas de física elétrica você faltou (aproximadamente)?

c) Que nota, de zero a dez, você se daria em dedicação e preparação para essa avaliação?

Os alunos com notas superiores ou iguais a cinco tinham o seguinte perfil: - 66,7% eram meninas

- 73,3% se julgam entre regulares e bons em física

- Absolutamente todos se julgam entre regulares e ruins em matemática, sendo apenas 20% se julgando regulares.

- 80% destes alunos são assíduos e não faltaram nenhum dia de aulas e nenhum deles faltou mais de duas aulas.

Os alunos com notas inferiores a cinco tinham o seguinte perfil: - 56,3% eram meninas.

- 53,6% se julgam entre regulares e bons em física. - 99% se julgam entre regulares e ruins em matemática. - 40,5% faltaram pelo menos um dia de aula.

- 20,5% se auto atribuíram notas maiores ou iguais a sete de preparação para a avaliação.

Comentário sobre os resultados estatísticos da questão 1: Nenhum dos valores encontrados acima permitiram estabelecer diferenciação estatisticamente significativa entre os dois sub- grupos de sujeitos considerados. Mas de uma forma geral, notamos que as meninas demonstraram melhor desempenho que os meninos e que, independentemente do resultado nas avaliações, a maioria dos alunos se julgaram entre regulares e bons em física, enquanto que praticamente todos os alunos, independentemente das notas, se julgaram entre regulares e ruins em matemática. A combinação de assiduidade e dedicação, como já era esperado, relacionou-se a maiores notas na avaliação final.

Estes resultados nos deram um panorama sobre o que pensam os alunos que participaram da pesquisa.

A partir da segunda questão da avaliação final, precedemos da seguinte maneira: 1o) Procuramos identificar padrões de repostas dos alunos, que iam desde a resposta formalmente correta até a respostas muito distantes da resposta correta.

2o) Para fins de testes estatísticos, ao final dos comentários sobre cada questão, classificamos esses padrões de respostas como corretos (C), intermediários43 (I) e errados

(E).

3o) Realizamos o teste Qui-quadrado cruzando as respostas do tipo “C”, “I” e “E” de cada questão da avaliação, citadas acima, com as respostas de todas as questões do questionário. Por exemplo, através do teste qui-quadrado, cruzamos os padrões de respostas encontradas na segunda questão da avaliação com os padrões de respostas de todas as questões do questionário, procurando encontrar alguma relação significativa entre estes padrões de respostas. Depois, repetimos este procedimento com todas as questões da avaliação.

4o) Relacionamos os conceitos envolvidos em cada questão da avaliação, discriminados na TABELA 2 (Pág.53) , com os precursores conceituais envolvidos em cada questão do questionário, discriminados na TABELA 1.1 (Pág.50).

A segunda questão da avaliação teve um índice de respostas corretas da ordem de 60%.

Questão 2:

Ao lado vemos uma partícula eletrizada negativamente e isolada de qualquer outra carga elétrica. Represente o vetor campo elétrico gerado por esta carga em cada um dos pontos indicados baixo.

43 Julgamos como intermediários os padrões de respostas bem próximos a resposta cientificamente corretos,

que poderão ser constatados pelo leitor através dos exemplos de respostas dadas pelos alunos mostrados mais à frente.

-

• • • • •

A maioria dos alunos conseguiu representar os vetores campos elétricos com módulo direção e sentido coerentes, ou seja, direção radial, sentido apontando para a carga (já que a carga geradora era negativa) e com o módulo decrescente com a distância. Encontramos seis padrões de respostas para essa questão:

1 – respondeu corretamente.

Aluno(a): 135 Aspectos do desenho que o atribuem esta classificação:

- Todos os vetores com direção radial, diminuindo de intensidade com o aumento da distância à carga.

2 – Representa direção e sentido corretamente, mas não leva em conta a relação do módulo do vetor com a distância do ponto à carga geradora.

Aluno(a) 197 Aspectos do desenho que o atribuem esta classificação:

Comentário: Este tipo de representação pode ser interpretado como a falta de relação entre a intensidade do campo e a intensidade da força aplicada sobre um corpo ali colocado.

3 – Sente a ausência de cargas elétricas [cargas de prova] nos locais indicados pelos pontos. E quando representava essas cargas, indica a força elétrica e o vetor campo elétrico nos pontos indicados.

Aluno(a): 57 Aspectos do desenho que o atribuem esta classificação: - desenho de uma outra carga próxima à carga geradora

4 – Representa os vetores apontando para baixo, como se fosse o gravitacional apontando para um chão imaginário44.

Aluno(a): 110

44 Esta representação só aparece uma vez, com o(a) aluno(a) No 110. Este tipo de representação foi

identificado em alunos entre 8 e 9 anos, num trabalho de Nardi (1991), sobre desenvolvimento do conceito de campo com estudantes de 6 a 17 anos de idade, quando lhes pediu para representar ,através de um desenho, o campo gravitacional terrestre.

Aspectos do desenho que o atribuem esta classificação:

- todos os vetores campo elétrico apontam param um suposto chão, lembrando a representação do campo gravitacional próximo à superfície terrestre.

Comentário: Acreditamos que, nesta representação, o aluno cria um chão imaginário abaixo da figura mostrada. Além disso, os pontos geométricos que ali estão apenas para localizar onde devem ser representados os vetores, parecem ser compreendidos como pontos materiais, ou partículas.

5 – Representa os vetores como se fosse uma carga elétrica positiva.

Aluno(a): 36 Aspectos do desenho que o atribuem esta classificação: - todos os vetores com direção radial e sentido para fora. 6 – Representa os vetores com sentidos aleatórios.

Aluno(a): 94 Aspectos do desenho que o atribuem esta classificação: - Vetores com direções radiais, mas sentidos aleatórios.

Distribuição de pontos da questão 245: Categorias de resposta Avaliação da resposta Pontuação atribuída 0 deixou em branco 0,0 1 Correta 1,0