• Nenhum resultado encontrado

Notas sobre os elementos de cena ou uma possível leitura de grandma/adelaide

4.1 “NOVO VELHO”

5 POR UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DO ENVELHECER

5.1 GRANDMA/ADELAIDE: NOTAS SOBRE A ESTILÍSTICA DAS FOTOGRAFIAS

5.1.1 Notas sobre os elementos de cena ou uma possível leitura de grandma/adelaide

Fazendo uma análise comparativa das duas edições, percebemos que as fotografias do Flickr seria uma espécie de álbum de família, o título já aponta nessa direção: grandma -vovó, avó, vó- o que indica uma intimidade, familiaridade. Somando-se a isso a própria estrutura do álbum do Flickr remete a álbuns físicos no qual se pode organizar na ordem de preferência, colocar títulos e descrições. São nas descrições, aliás, escritas em inglês na sua maioria, que Ivánova coloca o ano, o local, especifica parentes, amigos, animal de estimação, declara seu amor, admiração pela avó e são através delas que percebemos que as fotografias não seguem uma cronologia, por exemplo, tem fotografia datada 2009 antes das de 2006.

A edição do álbum tem fotografias de festa comemorativa, de amigos, de parentes, foto do quarto, da gata de estimação, ações de rotina como cozinhar, descansar, ler, cuidar da casa ainda que com encenações, e uma sequência de três fotos onde a Adelaide está ao telefone, o que remete a retrato familiar da década de oitenta quando a telefonia residencial começou a se popularizar e as famílias faziam registros em posse desses equipamentos o que

atribuía um certo status na época (Figura 9). O álbum diz respeito ao familiar, à memória, à documentação do universo particular de Adelaide e seu modo de vida.

Fonte: flickr.com/photos/adelaideivanova

No projeto adelaide, as fotos também não são dispostas de acordo com o ano em que foram tiradas. É composto, sobretudo, pelas fotos em que as performances são mais evidentes fazendo referência, como vimos anteriormente, à Adelaide artista de circo itinerante. Cada foto separada do conjunto pode produzir sentido e pungir, entretanto, elas em sequência constroem uma narrativa potente e o modo como Ivánova montou a história produz sensações inusitadas, evidenciando o humor, a alegria, e não deixando de mostrar que também existe a doença na velhice, na vida e que ainda assim se vive e se tem vida para viver apesar da idade avançada. Ivánova faz usos do jogo, do brincar, da diversão, na montagem da série o que pode ser observado nos acessórios, nos artefatos, na bola de futebol e no próprio modo de organizar a sequência.

Além da estratégia do jogo de ocultar, e mostrar partes do rosto ou ele inteiro (outro artifício do qual cria ritmo), que denotam uma presença e uma ausência, outro recurso imagético é intercalar performances com objetos que remetem tanto ao carnaval - máscara de la ursa, indumentária de caboclo de lança, óculos de drinks- quanto à época natalina o que reporta ao tempo, o momento de reencontro da avó com a neta como também o da experiência estética.

O carnaval também remete à liberdade e liberação das normas, valores, hábitos, todas as pessoas estão em posição de igualdade. Oliveira (2007), sob ressonância de Bakhtin (1997), argumenta que o carnaval é uma experiência vivida em que o princípio primordial é a liberdade se localizando nas mediações entre a vida e arte. Desse modo, “o carnaval é

libertação temporária da verdade dominante e da ordem vigente, a abolição provisória de todas as realizações hierárquicas, privilégios, regras e tabus” (OLIVEIRA, 2007, p.80-81).

Ora, a experiência estética de Adelaide tem a ver com esse imbricamento da vida e arte, e assim como o carnaval, suspende o estado habitual e a ordem. O carnaval alude, também, ao próprio processo delas, visto que é da natureza do carnaval se enfeitar, se fantasiar, transformar-se em personagens, ser gato, ser flor, ser brincante, bem como é expressão de uma cultura, do lugar de onde nasceram e vivem as autoras. Assim, partiram do que possuíam, das suas referências e se muniram desses artigos usuais do carnaval (fotografia 25 e 26 a seguir), natal e do dia-a-dia para criar e se reinventar.

Fotografia 25 – Sem título

Fonte: adelaideivanova.com

Em três fotografias Adelaide performa majestades (fotografias 26 e 27), como pode ser observado nos usos de vestimentas (caboclo de lança), adereços, pintura na testa e na expressão corporal dela sentada elegante como sentam as rainhas, as majestades, em seus tronos. Em uma das fotos usa acessório no cabelo com adorno de serpente popular no carnaval e que faz referência à Cleópatra, a rainha do Egito. Nas raras descrições do álbum Flickr, ou em seu Blog ou Instagram, Ivánova se refere à avó como “rainha”, “queen”, como forma de expressar sua admiração, amor e exaltar a importância de Adelaide em sua vida,

bem como comparar e brincar com denominação dada as “rainhas do pop”, “as divas” como Madonna, Lady Gaga e Beyoncé, afinal, tal e qual as outras, Adelaide é queen. Como pode ser visto na Figura 10 (extraída de uma publicação do blog de Ivánova36) em que Ivánova faz uma montagem e trocadilho com os nomes de Adelaide e Beyoncé as comparando.

Fotografia 26 – Sem título

Fonte: adelaideivanova.com/projects/adelaide/

36 Ver a postagem de 25 de agosto de 2014, disponível em: <http://vodcabarata.blogspot.com/2014/08/bom- dia_25.html>.

Fotografia 27 – Sem título

Fonte: adelaideivanova.com/projects/adelaide/

Fonte: vodcabarata.blogspot.com

No referente ao uso repetido de foto em sequências diferentes, podemos observar como isso sobrevém a seguir: Adelaide está no centro da foto com expressão séria, na boca um canudo que a auxilia se alimentar (como medida de segurança para evitar engasgo ou derrubar o iogurte por causa do acesso no seu braço assim como pelas limitações motoras), segurando a garrafa pequena com a mão canhota de unhas vermelhas - que sugere que mesmo enferma continua vaidosa-, e acomodada em uma poltrona de hospital ao lado de um suporte para soros. Na sequência dessa foto, no álbum, está o antúrio com enfeite de natal vermelho enquanto no site a seguinte é Adelaide majestosa acomodada numa poltrona trajando uma vestimenta de caboclo de lança (conhecido também como guerreiro de ogum), segurando a longa lança de madeira com a mão esquerda e na boca uma flor.

Na primeira sequência (Figura 11) pressupõe-se uma ausência pela doença, supostamente um tempo maior de internamento enquanto na segunda (Figura 12) sugere uma superação, um embate vencido, uma presença aguerrida, e ao mesmo tempo brincante, onde o Iogurte e o suporte de soro cedem lugar ao cravo vermelho e a guiada: símbolos de proteção37.

37 Os caboclos saem protegidos tanto pela lança, "a guiada", quanto pelo ritual de purificação, "o calço espiritual". Antes de sair no primeiro dia, o grupo bebe um preparo, feito pelo mestre, contendo uma flor dentro do copo com mais três pingos de vela. Após autorização do mestre, muitos saem com uma flor na boca ou no chapéu para a "defesa", “para fechar o corpo". BARBOSA, Virgínia. Caboclo de Lança. Pesquisa Escolar

Fazendo referência, assim, aos altos e baixos de uma vida complexa, num momento a enfermidade, no outro a melhora, a força, a superação.

Figura 11 – Sequência 1 – Flickr

Figura 12 – Sequência 2 – Site

5.2 FOTOGRAFIA PERFORMADA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E UM MODO DE