• Nenhum resultado encontrado

O Novo Modelo de Classificação de Apps para a Avaliação Formativa – supressão

3.4. Conceção/Definição das Características Ideais para Ferramentas Digitais para

3.4.2. O Novo Modelo de Classificação de Apps para a Avaliação Formativa – supressão

Dada a crescente proliferação de clubes de programação e robótica e até as atividades de criação de apps, debruçamos agora a nossa pesquisa sobre as várias plataformas digitais indicadas pelo Ministério da Educação e da Ciência de Portugal, sob

128

alçada da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). No capítulo quatro foram excluídas do nosso estudo as plataformas digitais, dando-se prioridade às aplicações para dispositivos móveis, esta linha de pensamento mantém-se. Abre-se exceção no estudo das plataformas digitais indicadas pela ERTE, dado que, de um modo geral, são plataformas com algumas especificidades. Isto é, apresentam outras possibilidades como efetuar: registos nacionais, encontros, concursos, certificações, intercâmbios internacionais, entre outras. Direcionamos esta pesquisa a fim de encontrar orientações para uma utilização pedagógica e didática racional, eficaz e eficiente das infraestruturas, equipamentos e recursos educativos, como se propõe a ERTE. Mas, sobretudo, para identificar as reais potencialidades dos recursos educativos no que se refere ao apoio efetivo dado ao aluno no desenvolvimento da metacognição, isto é, o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas. Inerentemente, buscamos apps ou novas ferramentas incluídas nas app existentes que preencham as lacunas identificadas no nosso Novo Modelo de Classificação de apps para a Avaliação Formativa, particularmente, buscamos aquelas capazes de satisfazerem as necessidades identificadas nas subcategorias Avaliar e Criar.

Os projetos e as iniciativas da ERTE são, presentemente: eTwinning, SeguraNet, eSafetyLabel, CO-LAB, Clubes de Programação e Robótica, Apps for Good, EduScratch, Laboratórios de Aprendizagem, Code Week, Webin@rs, Mentoring Technology Pedagogy, Programação e Robótica no Ensino Básico, Blogues Edu, Jornais Escolares, Conta-nos uma história, Rádios e Televisões Escolares na Net, Portal das Escolas, Ambientes Educativos Inovadores, TEACHUP, SYSTEMIC e Teachers TryScience. Na tabela 20, Correspondência de Projetos e Iniciativas da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) com as lacunas do Novo Modelo de Classificação de Ferramentas de Avaliação Formativa, explicita-se a nossa pesquisa.

Tabela 20 - Correspondência de Projetos e Iniciativas da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) com as lacunas do Novo Modelo de Classificação de

Ferramentas de Avaliação Formativa

Identificação Objetivos/finalidades Novo Modelo de

Classificação de

Ferramentas de Avaliação Formativa

eTwinning

O eTwinning tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

129 SeguraNet

O projeto SeguraNet tem por missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet e dos dispositivos móveis na comunidade educativa.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

eSafetyLabel

O projeto eSafety Label (Selo de Segurança Digital) é uma iniciativa europeia (European Schoolnet) dirigida às escolas que visa promover e certificar práticas de segurança digital.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

CO-LAB

O projeto CO-LAB visa proporcionar oportunidades de desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem colaborativas em contextos reais, permitindo descobrir o que potencia este tipo de trabalho e quais as aprendizagens realizadas.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Clubes de Programação

e Robótica

O projeto Clubes de Programação e Robótica tem o objetivo de efetuar o registo de Clubes de Programação e Robótica (CPR), existentes nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas dos ensinos público e privado de Portugal. Também promove, anualmente, o concurso Clubes de Programação e Robótica.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Apps for Good

Apps for good é um projeto que pretende desafiar os grupos de alunos apoiados por professores, a assumir o papel de Problem Solvers e Digital Makers, ao longo de todo o processo de criação de uma App que contribua para a resolução de um problema da comunidade escolar.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

EduScratch

O projeto EduScratch tem como meta principal fomentar o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas, através da criação de histórias, jogos e animações.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Laboratórios de Aprendizage

m

A iniciativa Laboratórios de Aprendizagem tem como objetivos divulgar aos professores, às escolas e a outros agentes

educativos, as orientações e os recursos produzidos pela EUN no decorrer do desenvolvimento de projetos-piloto de âmbito europeu, apoiando a construção, a exploração e a implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, com o apoio das TIC.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Code Week

Code Week é um evento que realiza a exposição de projetos e produtos na área da Programação e Robótica, aberto às escolas e empresas, que queiram partilhar o seu saber, experiência e novidades nesta área.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Webin@rs

Webinar caracteriza-se pela realização de conferências em linha dirigidas à comunidade escolar, cobrindo diversas temáticas relacionadas com a sua missão.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

130 Mentoring

Technology Pedagogy

O projeto MENTEP centra-se na necessidade de inovar através da utilização das TIC e de melhorar os níveis das competências digitais dos professores. Deste modo, propõe-se a investigar o potencial de uma ferramenta de autoavaliação on-line para capacitar os professores no desenvolvimento das suas competências de Ensino (TET), ao seu próprio ritmo.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Programação e Robótica

no Ensino Básico

O projeto de Programação e Robótica no Ensino

Básico disponibiliza o acesso a um sistema de acompanhamento e apoio presencial e on-line, através da realização de diversos eventos regionais, e de uma comunidade de prática que visa disponibilizar um conjunto de recursos educativos digitais.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Blogues Edu

O Catálogo de Blogues Educativos destina-se a todos os docentes que queiram publicar e divulgar o seu blogue revelando trabalho realizado com os alunos.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Jornais Escolares

A plataforma Jornais escolares da Direção-Geral da Educação, tem como objetivo apoiar e divulgar boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos. Pretende-se ainda, dotar os docentes, os alunos e as escolas de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Conta-nos uma história

O concurso Conta-nos uma história! pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Rádios e Televisões Escolares na Net

O projeto Rádios e Televisões Escolares na Net (RTEN) promove várias atividades ao longo do ano destacam-se os encontros nacionais de rádios e televisões escolares, a formação prática e teórica, a monitorização e o apoio ao que de mais relevante se vai fazendo no terreno, e a troca de experiências.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Portal das Escolas

O Portal das Escolas visa apresentar os recursos educativos. Estes estão organizados da seguinte forma: os mais recentes; os mais votados; os mais vistos.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

131 Ambientes

Educativos Inovadores

Os Ambientes Educativos Inovadores, também conhecidos como "Salas de Aula do Futuro” (SAF) têm vindo a ser inaugurados em diversas escolas portuguesas e pretendem constituir-se como laboratórios de aprendizagem, espaços de inovação, para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias, nomeadamente Project-Based e Inquiry-Based Learning.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

TEACHUP

O TeachUp (Teacher UPskilling) é um projeto experimental sobre políticas educativas, que tem como objetivo estudar a aquisição de competências no novo papel dos professores.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

SYSTEMIC

O projeto Europeu SYSTEMIC tem o objetivo de aumentar o interesse dos jovens europeus nas carreiras CTEM e proporcionar aos professores as ferramentas pedagógicas adequadas para ensinar temas CTEM de forma mais atraente.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Teachers TryScience

Teachers TryScience é um site para professores. Este site oferece aulas gratuitas e envolventes, juntamente com estratégias e recursos de ensino, que são projetados para despertar o interesse dos alunos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Além disso, o site apresenta ferramentas de colaboração para permitir que os professores discutam e compartilhem práticas instrucionais eficazes.

Não satisfaz as lacunas identificadas.

Efetivamente, não se identificou qualquer app ou plataforma digital que satisfizesse as lacunas do nosso modelo. Chamamos à atenção para o facto dos projetos

Apps for Good e EduScratch assumirem como suas funções a resolução de problemas,

aparentemente, parecem, assim sendo, satisfazer uma das lacunas do nosso modelo. Porém, ambas estão, sobretudo, voltadas para a construção de apps.

3.4.3. O Novo Modelo de Classificação de Apps para a Avaliação Formativa –