• Nenhum resultado encontrado

Fogura 8: Plano de Ação Educacional

3.4 Integrando as Dimensões através das Tecnologias da Informação e

3.4.2 Novo Projeto Editorial do Conexão Professor

O Portal Conexão Professor42, desenvolvido em 2009, é uma ferramenta que disponibiliza informações para professores e divulga as ações escolares, oportunidades de formação e objetos de aprendizagem, dentre outras funcionalidades. Apresenta, também, os principais projetos desenvolvidos pela SEEDUC/RJ e escolas do Estado.

Cabe destacar, porém, que na forma atual disponibilizado na rede internet não há muita interação entre instituição e público leitor. As escolas enviam informações sobre eventos da escola. Assessoria de Comunicação Social da instituição recebe as informações e as publica de acordo com a disponibilidade de espaço editorial do Portal que, no projeto de 2014, limita-se a quatro ou cinco matérias por dia.

Neste Plano de Ação, propõe-se que o Conexão Professor passe a ter mais espaço para produção dos professores e divulgação das atividades escolares, possibilitando, com isso, maior interação e diálogo entre SEEDUC/RJ e educadores. O projeto editorial para o Conexão Professor apresenta-se atualmente apenas como veículo de comunicação institucional, reprisando as mesmas notícias veiculadas no site oficial, embora com linguagem mais pedagógica por se destinar ao público de professores.

O tratamento dado a esse portal é baseado nas técnicas do jornalismo on- line, não havendo um escopo pedagógico marcante, apesar de ter sido criado em 2013 um espaço para disponibilização dos currículos mínimos, por disciplinas. Além de algumas atividades autorreguladas preparadas especificamente para uso do professor, disponibilizando objetos de aprendizagem e links para recursos didáticos.

No novo projeto editorial, esse veículo de comunicação virtual passará a apresentar mais espaço para publicação de notícias sobre as escolas e comunicação assíncrona (fóruns), com a participação de docentes articulistas, que atuam na produção e elaboração de textos temáticos. Para atender aos princípios de perpetuidade, conectividade, parceria, disponibilidade é necessária essa abordagem de valorização das ações dos servidores, dando voz e protagonismo a eles.

42 Site publicado pela Assessoria de Comunicação Social da SEEDUC-RJ destinado à divulgação de programas da instituição e veiculação de notícias de destinadas aos professores. Disponível em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/>. Acesso em: 05 maio 2013.

A atualização do Portal Conexão Professor deverá ser diária e deverá estar sob a Assessoria de Comunicação Social.

Com isso, o Portal poderá abrigar uma área destinada à produção colaborativa, em formato de uma revista, com espaço fixo para veiculação de matérias especiais, seções com entrevistas, dicas, sugestões pedagógicas, artigos sobre temas educativos, espaços para reflexão, divulgação de pesquisas e artigos produzidos pelos professores, além de fóruns temáticos.

Propõe-se, ainda, a criação de um Conselho Editorial que receberá os materiais dos professores-colaboradores interessados, avaliando-os e validando-os segundo critérios estabelecidos previamente. Cada disciplina contará com professores articulistas, selecionados pelas equipes de produção formada pelo editor do Portal Conexão Professor (Assessoria de Comunicação Social) e um membro da Subsecretaria de Gestão e Ensino e da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, que escreverão editoriais semanais. Além de ampliar a interação entre professores, gestores e Secretaria de Educação, também prevê disponibilização de um fórum bimestral, que pode ser formatado como uma modalidade de formação continuada, descentralizada, que oportuniza a participação de profissionais da educação da rede pública estadual, profissionais da educação e comunidade escolar.

Cada grupo deverá ter um coordenador do Fórum por escola. Os interessados podem participar apenas de um grupo, dividido em Blocos F1 (Diretores) e F2 (professores), F3 (alunos) F4 (pais). A coordenação desses espaços será dos Agentes de Formação de cada polo da Escola SEEDUC-RJ, visto que ele terá mais condições de incentivar a participação de todos os atores educacionais por estarem mais próximos das escolas.

Os multiplicadores que atuam nos Núcleos de Tecnologia (NTEs) nas áreas de abrangências dos respectivos pólos da Escola SEEDUC/RJ farão a administração do curso no que tange à inscrição e mediação dos fóruns. Os Diretores Regionais, administrativos e Pedagógicos devem participar ativamente como mediadores dos Fóruns e incentivadores da participação dos servidores no âmbito das suas regionais.

No quadro 18 a seguir encontra-se, resumidamente, o escopo da ação aqui descrita, sua periodicidade, local de realização, atribuições e profissionais envolvidos em cada.

Quadro 18: Ficha Técnica: Fóruns na Revista do Portal Professor43 Periodicidade: Bimestral

Locais: Escolas, Núcleos de Tecnologia e Polos de Escola SEEDUC-RJ Atribuições:

Diretores: Divulgam e fomentam a participação dos profissionais e coordenam os fóruns juntamente com os tutores dos NTEs.

Orientadores de Gestão: Elaboram relatórios estatísticos sobre as participações e os resultados dos grupos de estudos das escolas nas quais realiza o acompanhamento.

Agentes de Formação: Compilam os dados de participação e entregam os trabalhos e as avaliações. Isso é feito por servidores ligados aos pólos de Formação Escola-SEEDUC/RJ e da Escola SEEDUC-RJ.

Coordenadores dos Fóruns: Elaboram os temas, a avaliação e a certificação de participação nos fóruns.

A Escola SEEDUC/RJ exerce, então, diferentes princípios do modelo de UC. Caso a instituição implemente a ação de um novo projeto editorial para o Conexão Professor, criará oportunidade de aprendizagem, desenvolvendo parcerias entre os diferentes públicos na participação dos conteúdos e oportunizando a aprendizagem em diferentes meios, ampliando, desse modo, os atores sociais que dele participam, atuando a partir do princípio da conectividade.

Nem os fóruns e nem as atividades de análise, seleção e publicação de artigos, bem como produção de entrevistas, matérias e reportagens especiais vão gerar custos à SEEDUC-RJ, uma vez que as equipes serão parte integrante das áreas.

Documentos relacionados