• Nenhum resultado encontrado

Novos Recursos e Alterações no Cliente PowerExchange do PowerCenter

Este capítulo inclui os seguintes tópicos:

¨ PowerCenter 9.0.1 - Novos Recursos e Alterações no Cliente PowerExchange do PowerCenter, 26 ¨ PowerCenter 9.0 - Novos Recursos e Alterações no Cliente PowerExchange do PowerCenter, 29 ¨ PowerCenter 8.6.1 - Novos Recursos e Alterações no Cliente PowerExchange do PowerCenter, 32 ¨ PowerCenter 8.6 - Novos Recursos e Alterações no Cliente PowerExchange do PowerCenter, 36

PowerCenter 9.0.1 - Novos Recursos e Alterações no

Cliente PowerExchange do PowerCenter

Esta seção descreve os novos recursos e alterações do PowerCenter 9.0.1 relacionados ao Cliente PowerExchange do PowerCenter (PWXPC).

Novos Recursos na Versão 9.0.1

O PowerCenter 9.0.1 apresenta os seguintes novos recursos para o PWXPC:

Procedimentos Armazenados do DB2 para i5/OS e DB2 para z/OS como uma

Fonte

Agora você pode executar os procedimentos armazenados do banco de dados DB2 para i5/OS e DB2 para z/ OS como SQL de substituição para uma fonte de dados.

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Comunicação de Rede Assíncrona Avançada e Processamento de Tempo de

Espera

O PowerExchange 9.0.1 usa a comunicação de rede assíncrona para as operações de envio e recebimento de dados entre um cliente e um Ouvinte do PowerExchange. Com a comunicação assíncrona, o

PowerExchange usa threads distintos para o processamento de rede e o processamento de dados, de forma que o processamento de rede seja substituído pelo de dados.

Para detectar tentativas de conexão malsucedidas ou falhas de conexão, o PowerExchange oferece estes tipos de tempo limite:

¨ Tempos limite de conexão. Os tempos de espera de conexão são usados para detectar uma tentativa de conexão malsucedida.

¨ Tempos limite de pulsação Durante períodos de inatividade, os threads de rede do cliente PowerExchange e do Ouvinte do PowerExchange enviam e recebem dados de pulsação. Se nenhum dado, incluindo dados

de pulsação, for enviado ou recebido em um intervalo de 300 segundos, um tempo de espera de pulsação é decorrido.

¨ Tempos de espera de operação de rede. Quando uma única operação de rede excede o número especificado de segundos, um tempo de espera de operação de rede é decorrido.

Decorrido um tempo de espera, o PowerExchange finaliza a conexão ou a tentativa de conexão e emite uma mensagem de erro de tempo de espera.

Você não pode configurar tempos de espera de pulsação. O PowerExchange habilita automaticamente os tempos de espera de pulsação para sua comunicação de rede.

Você pode configurar tempos de espera de conexão e operação de rede. Use qualquer um dos seguintes métodos para configurar esses tempos de espera:

¨ Serviço de Integração do PowerCenter. Por padrão, o PowerExchange usa um valor de tempo de espera de conexão de 180 segundos e os tempos de espera de operação de rede não são habilitados.

Você pode usar o atributo de conexão Substituição do PWX para substituir os padrões de tempos de espera de conexão e operação de rede.

¨ Cliente do PowerCenter. Por padrão, o PowerExchange usa um valor de 180 segundos como tempos de espera de conexão e operação de rede. Você pode digitar um valor diferente nas caixas de diálogo

Importar do PowerExchange e Visualizar Dados do PowerExchange.

¨ Navegador do PowerExchange. Por padrão, o PowerExchange usa um valor de 180 segundos como tempos de espera de conexão e operação de rede. Você pode digitar um valor diferente no campo Tempo

de Espera de Operação de Rede da caixa de diálogo Preferências.

Nota: Com o PowerExchange 9.0.1 e posterior, a instrução TIMEOUTS no arquivo de configuração

DBMOVER não tem efeito.

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter e Guia do

Navegador do PowerExchange.

Particionamento de Gravação para Sessões de Movimentação de Dados em

Massa

Você pode usar o particionamento de passagem nos pontos de partição de gravação para sessões de movimentação de dados em massa que tenham destinos do VSAM ou de arquivo sequencial. As partições de gravação processam somente inserções SQL.

Use partições de gravação para melhorar o desempenho da sessão. As partições de gravação processam dados para um ou mais destinos simultaneamente. Se você habilitar o processamento de descarregamento para a instância de destino, ele também será executado nas partições de gravação da máquina do Serviço de Integração do PowerCenter. O processamento de descarregamento pode ainda melhorar o desempenho quando os recursos do sistema de destino estão restritos.

Você pode especificar algumas propriedades de sessão e substituições no nível de partição. A propriedade de nível de sessão Estratégia de Partição do PWX determina o número de conexões para o destino em relação às propriedades de sessão e substituições em nível de partição.

Para obter mais informações, consulte o Guia de Movimentação de Dados em Massa do PowerExchange e

Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Alterações de Parâmetro e Opção na Versão 9.0.1

O PowerExchange 9.0.1 apresenta as seguintes alterações nas instruções de configuração DBMOVER:

Parâmetros do Arquivo de Configuração DBMOVER

Os parâmetros a seguir do arquivo de configuração DBMOVER são novos ou foram alterados:

ENABLE_AUTOCOMMIT={N|Y}

Novo. Essa instrução controla se o PowerExchange confirma os dados no destino toda vez que o buffer

de dados torna-se cheio durante uma sessão de movimentação de dados em massa.

CUIDADO: Evite usar essa instrução se possível. Definir ENABLE_AUTOCOMMIT=Y altera a

confirmação padrão e o comportamento de reversão das sessões do PowerCenter. Em seu lugar, reduza o valor da propriedade de sessões Intervalo de Confirmação ou ajuste o banco de dados com base nas mensagens de erro.

TIMEOUTS

Obsoleto. Essa instrução é ignorada no PowerExchange 9.0.1 e posterior.

WRT_ERROR_HANDLING={N|Y}

Novo. A instrução indica se um método alternativo de gerenciamento de mensagens de erro retornadas

do Ouvinte do PowerExchange deve ou não ser usado nas sessões de movimentação de dados em massa que usam o particionamento de gravação quando o atributo de conexão Modo de Gravação está definido como Confirmar Write On.

Especifique Y somente nas seguintes condições: ¨ O particionamento do gravador está habilitado.

¨ O atributo de conexão Modo de Gravação está definido como Confirmar Write On. ¨ Os dados de entrada para as partições do gravador contêm muitos erros.

Se você especificar WRT_ERROR_HANDLING=Y e definir a conexão Modo de Gravação como

Confirmar Write Off, essa instrução será ignorada.

No PowerCenter, você pode substituir a definição WRT_ERROR_HANDLING em uma sessão de movimentação de dados em massa que tenha partições de gravação. Especifique a definição

WRT_ERROR_HANDLING no atributo Substituição do PWX na conexão do aplicativo PWX NRDB Em Lotes.

Para obter mais informações, consulte o Manual de Referência do PowerExchange.

Atributos de Conexão do Aplicativo NRDB Em Lotes

Você pode configurar os seguintes atributos novos ou alterados nas conexões do aplicativo NRDB Em Lotes do PWX:

Substituição do PWX

Novo. Especifica a seguinte substituição para usar um método alternativo de gerenciamento dos erros retornados do Ouvinte do PowerExchange nas sessões de movimentação de dados em massa que usam o particionamento de gravação quando o atributo de conexão Modo de Gravação está definido como

Confirmar Write On:

WRT_ERROR_HANDLING=Y

O método alternativo pode ser mais eficiente quando o atributo de conexão Modo de Gravação é definido como Confirmar Write On e os dados de entradas para as partições de gravação contêm muitos erros. Não especifique essa substituição, a menos que essas condições existam.

Se você especificar WRT_ERROR_HANDLING=Y e definir a conexão Modo de Gravação como

Confirmar Write Off, essa instrução será ignorada.

Você pode também especificar a instrução WRT_ERROR_HANDLING no arquivo dbmover.cfg, na máquina do Serviço de Integração do PowerCenter.

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Propriedades de Sessão

Se você usar o particionamento de gravação nas sessões de movimentação de dados em massa que tiverem destinos do VSAM ou de arquivos sequenciais, especifique a seguinte propriedade de nível de sessão:

Estratégia de Partição do PWX

Alterado. Essa propriedade de nível de sessão agora se aplica às partições de gravação e também de leitura. Se você especificar essa propriedade para uma instância de destino, ela controlará o número de

conexões para o destino em relação às propriedades de sessão de nível de partição especificadas. Digite uma das seguintes opções:

¨ Conexão Única. O PowerExchange cria uma conexão única com o destino de dados. Qualquer substituição especificada para a primeira partição será usada para todas as partições. Se você especificar substituições para outras partições que sejam diferentes daquelas da primeira partição, a sessão falhará com uma mensagem de erro.

¨ Controlada por Substituições. Se as substituições especificadas forem as mesmas para todas as partições, o PowerExchange criará uma única conexão com o destino de dados. Se as substituições não forem idênticas para todas as partições, o PowerExchange criará várias conexões.

Além disso, você tem a opção de especificar as seguintes propriedades de nível de sessão e partição, com base no tipo de destino:

¨ No nível de sessão, você pode especificar as seguintes propriedades de sessão para conjuntos de dados do VSAM:

-Inserir Somente -Opção Truncar Tabela

¨ Para partições individuais, você pode especificar as seguintes propriedades de sessão, incluindo substituições, para destinos do VSAM ou de arquivo sequencial:

-Substituição do Nome do Arquivo -Inserir Substituição SQL

-Pós-SQL -Pré-SQL

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter e o Guia de

Movimentação de Dados em Massa do PowerExchange.

PowerCenter 9.0 - Novos Recursos e Alterações no

Cliente PowerExchange do PowerCenter

Esta seção descreve os novos recursos e alterações do PowerCenter 9.0 relacionados ao Cliente PowerExchange do PowerCenter (PWXPC).

Novos Recursos na Versão 9.0

O PowerCenter 9.0 apresenta os seguintes novos recursos para o PWXPC:

Transformações de Procedimento Armazenado do DB2 para z/OS

Você pode usar as transformações de Procedimento Armazenado para procedimentos armazenados do DB2 para z/OS em um mapeamento do PowerCenter. Use as transformações do Procedimento Armazenado para ler ou gravar operações de movimentação de dados em massa e CDC.

É necessário criar e configurar uma fonte de dados ODBC antes de importar o procedimento armazenado do DB2 para z/OS.

Depois de configurar a transformação de Procedimento Armazenado em um mapeamento, use o Serviço de Integração do PowerCenter para executar a sessão.

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Comunicação de Rede Assíncrona Avançada

O PowerExchange usa a comunicação de rede assíncrona em todos os sistemas operacionais para a maioria das operações de envio e recebimento entre um cliente e um Ouvinte do PowerExchange. Com a

comunicação assíncrona, o PowerExchange usa threads distintos para o processamento de rede e o processamento de dados, de forma que o processamento de rede seja substituído pelo de dados. Para detectar tentativas de conexão malsucedidas ou falhas, o PowerExchange especifica vários tipos de tempos de espera, incluindo o de pulsação. Durante períodos de inatividade, os threads de rede do cliente e do Ouvinte do PowerCenter enviam e recebem dados de pulsação. Se nenhum dado, incluindo de pulsação, for enviado ou recebido durante o intervalo de tempo de espera, será gerado um tempo de espera de pulsação e a conexão é finalizada.

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Suporte a Particionamento Avançado para Sessões de Movimentação de

Dados em Massa

O PowerExchange 9.0 oferece os seguintes aprimoramentos de particionamento para sessões de movimentação de dados em massa:

¨ Você pode usar um particionamento de passagem sem substituições de SQL para sessões de movimentação de dados em massa que incluem uma das seguintes fontes de dados descarregadas: conjuntos de dados VSAM, sequenciais e de descarregamento do DB2 para z/OS.

¨ Em todas as demais fontes de dados em massa não relacionais, você pode usar o particionamento de passagem com substituições de SQL deslocadas. Se você não especificar substituições com essas fontes de dados, os dados serão lidos somente na primeira partição.

Para obter mais informações, consulte o Guia de Movimentação de Dados em Massa do PowerExchange e

Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Fluxos de Trabalho que Acessam um Serviço do Ouvinte do PowerExchange

Nos sistemas Linux, UNIX e Windows, você pode criar um Serviço do Ouvinte do PowerExchange como um serviço de aplicativo no domínio Informatica. O Serviço do Ouvinte do PowerExchange gerencia um Ouvinte do PowerExchange.

Quando você executa um fluxo de trabalho que usa um Ouvinte do PowerExchange sob controle do domínio Informatica, o PWXPC estabelece conexão com o Gerenciador de Serviço para comunicar-se com o Ouvinte do PowerExchange. Usando um Serviço do Ouvinte do PowerExchange, você pode definir nós de backup que poderão executar o Ouvinte do PowerExchange se o Ouvinte do PowerExchange no nó primário tornar-se indisponível.

Para obter mais informações, consulte o Guia do Administrador do PowerCenter e o guia Interfaces do

PowerExchange para o PowerCenter.

Alterações de Parâmetros e Opção na Versão 9.0

O PowerCenter 9.0 e o PowerExchange 9.0 apresentam as seguintes alterações para conexões do PWXPC e instruções DBMOVER:

Conexões do PWXPC

Você pode configurar o seguinte novo atributo em todas as conexões relacionais e de aplicativo do PWXPC:

Substituição do PWX

Novo. Especifica os valores de substituição de conexão do PowerExchange, separados por ponto-e- vírgula, incluindo estas substituições:

¨ TCPIP_ACT_TIMEOUT=activity_timeout; ¨ TCPIP_CON_TIMEOUT=connection_timeout

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Conexões do Aplicativo de Movimentação de Dados em Massa NRDB

Você pode usar o processamento de descarregamento para conjuntos de dados sequenciais do z/OS e conjuntos de dados do VSAM, quando usado como destinos de dados e também como fontes de dados. Você pode configurar o seguinte atributo nas conexões do aplicativo de movimentação de dados em massa NRDB:

Processamento de Descarregamento

Novo para destinos de dados. Especifica se deve ou não ser usado o processamento de

descarregamento para mover o processamento de dados em massa do PowerExchange do sistema de origem ou destino para a máquina do Serviço de Integração do PowerCenter.

Para habilitar o processamento de descarregamento com destinos de dados, selecione um dos seguintes valores:

¨ Filtrar Antes ¨ Filtrar Depois

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter.

Propriedades de Sessão

Se você usar o particionamento de leitura nas sessões de movimentação de dados em massa, poderá especificar a seguinte propriedade de nível de sessão:

Estratégia de Partição do PWX

Novo. Controla o número de conexões para a fonte de dados em relação às substituições de sessão de nível de partição especificadas. Digite uma das seguintes opções:

¨ Conexão Única. O PowerExchange cria uma única conexão com a fonte de dados. Quaisquer substituições especificadas para a primeira partição serão usadas para todas as partições. Se você especificar substituições para outras partições que sejam diferentes das substituições para a primeira partição, a sessão falhará com uma mensagem de erro.

¨ Controlada por Substituições. Se as substituições especificadas forem as mesmas para todas as partições, o PowerExchange criará uma única conexão com a fonte de dados. Se as substituições não forem idênticas para todas as partições, o PowerExchange criará várias conexões.

Para obter mais informações, consulte Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter e o Guia de

Movimentação de Dados em Massa do PowerExchange.

Parâmetros do Arquivo de Configuração DBMOVER

As seguintes instruções DBMOVER são novas, foram alteradas, tornaram-se obsoletas ou são ignoradas no PowerExchange 9.0:

DISABLE_PARTITIONS

Novo. O PowerExchange 9.0 apresenta a instrução DISABLE_PARTITIONS aos usuários que desejam

desabilitar o suporte ao particionamento avançado para sessões de movimentação de dados em massa. Se você digitar Y para essa instrução, o PowerExchange reverterá para o comportamento pré-9.0 o particionamento de passagem relativo aos conjuntos de dados de descarregamento do DB2, VSAM e sequenciais descarregados. Se você especificar a mesma ou nenhuma substituição SQL para cada partição, o PowerExchange lerá os dados de origem várias vezes em vez de apenas uma vez. Se o atributo de conexão Threads de Trabalho for definido com um valor maior que 0, vários threads de trabalho serão usados na sessão.

A instrução DISABLE_PARTITIONS é especificada para manter a compatibilidade reversa em casos especiais. Em todos os demais casos, a Informatica recomenda que você use o padrão. O valor padrão é N, que habilita o particionamento avançado.

NODE

Alterado. A instrução NODE agora inclui um parâmetro SERVICE_NAME que identifica o nó e o Ouvinte

do PowerExchange no nó como estando sob controle de um Serviço do Ouvinte do PowerExchange no domínio Informatica.

TCPIP_ASYNC

Ignorado. O PowerExchange 9.0 agora usa a comunicação de rede assíncrona em todas as operações

de envio e recebimento de dados entre um cliente e um Ouvinte do PowerExchange. O PowerExchange ignora a instrução TCPIP_ASYNC.

TIMEOUTS

Obsoleto. O intervalo de tempo de espera de conexão, anteriormente especificado no primeiro parâmetro

da instrução TIMEOUTS, agora é de 60 segundos, a menos que você especifique um valor diferente com o atributo de conexão Substituição do PWX. O primeiro parâmetro na instrução TIMEOUTS não tem efeito.

Os valores de tempo de espera de envio e recebimento, que anteriormente você podia especificar no segundo e terceiro parâmetros da instrução TIMEOUTS, foram substituídos por um valor de tempo de espera de atividade. Um tempo de espera de atividade ocorrerá se nenhum dado, diferente de pulsação, for enviado ou recebido no intervalo especificado.

Por padrão, os tempos de espera de atividade não são habilitados, e o PowerExchange usa o processamento de pulsação para detectar tempos de espera de envio e recebimento. Serão especificados tempos de espera de atividade se você optar por eles além dos tempos de espera de pulsação. Para manter a compatibilidade reversa, o PowerExchange usa a instrução TIMEOUTS do arquivo de configuração DBMOVER e o valor TCPIP_ACT_TIMEOUT do atributo de conexão Substituição do PWX para determinar o intervalo de tempo de espera de atividade.

Para obter mais informações, consulte o Manual de Referência do PowerExchange e Interfaces do

PowerExchange para o PowerCenter.

Atributo de Conexão Relacional de Movimentação de Dados em Massa do

DB2 para i5/OS

Você pode configurar o seguinte atributo nas conexões relacionais PWX DB2i5OS:

Tamanho do Array

Novo no DB2 para i5/OS. Especifica o tamanho do array de busca do DB2, em número de linhas, para

operações de movimentação de dados em massa do DB2 para i5/OS que usam o método de acesso do DB2. O tamanho do array pertence a instruções FETCH de várias linhas do DB2 que o PowerExchange usa para ler os dados das tabelas de origem do DB2.

Os valores válidos vão de 1 a 100000. O padrão é 25.

A Informatica recomenda que você digite um valor não superior a 100 nas conexões relacionais do DB2 para i5/OS.

PowerCenter 8.6.1 - Novos Recursos e Alterações no

Cliente PowerExchange do PowerCenter

Esta seção descreve os novos recursos e alterações do PowerCenter 8.6.1 relacionados ao Cliente PowerExchange do PowerCenter (PWXPC).

Para obter mais informações, consulte o Guia de Movimentação de Dados em Massa do PowerExchange,

Interfaces do PowerExchange para o PowerCenter e os guias do CDC de seus sistemas.

Novos Recursos na Versão 8.6.1

O PowerCenter 8.6.1 apresenta os seguintes novos recursos para o PWXPC:

Processamento de Descarregamento de Dados em Massa

Por padrão, o PowerExchange executa processamento em nível de coluna no sistema em que os dados em massa residem. Você pode usar o processamento de descarregamento para distribuir o processamento em

Documentos relacionados