• Nenhum resultado encontrado

O ADIAMENTO DE INCORPORAÇÃO

No documento Serviço militar (páginas 31-34)

ção do Serviço Militar inicial da sua classe, serão dispensados de incorporação e de matrícula e farão jus ao Certificado de Dispensa de Incorporação, a partir daquela data.

Os residentes em municípios tributários, julgados aptos em seleção e que não tenham sido designados para incorporação ou matrícula por excederem às ne- cessidades e os julgados "Incapaz B-1" ou "Incapaz B-2", receberão o respectivo Certificado imediatamente após a sua inclusão no excesso do contingente. (art 95 Regulamento da Lei do Serviço Militar )

Os conscritos julgados incapazes “B-1” ou “B-2" poderão requerer ao Co- mandante da Região Militar, por uma única vez, reabilitação, instruindo o requeri- mento com documentos que comprovem estarem capazes e aptos para o Serviço Militar

3.2 O adiamento de incorporação

O cidadão que se alistar para o Serviço Militar Obrigatório, poderá requerer adiamento de incorporação por ser candidato, estar aprovado ou matriculado em curso de formação de médicos, farmacêuticos, dentistas ou veterinários. O referido adiamento encontra-se amparado e regulado pela Lei do Serviço Militar, Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964.

A lei supracitada dispõe que poderá ter a incorporação adiada quem esti- ver matriculado ou que se candidatar à matrícula em Institutos de Ensino destinados à formação de médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários, até o término ou in- terrupção do curso. Aqueles que tiverem a incorporação adiada e concluírem os res- pectivos cursos, terão a situação militar regulada em lei especial. Os que não termi- narem os cursos, terão prioridade para matrícula nos órgãos de Formação de Reser- va ou Incorporação em unidade da ativa, conforme o caso.

Sobre o adiamento de incorporação, o Regulamento da Lei do Serviço Militar, Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, estabelece as condições para

os candidatos e estudantes obterem os respectivos adiamentos, sobre as quais passa-se a discorrer.

Poderá ter a incorporação adiada 1 (um) ano ou 2 (dois) anos, aquele que se candidatar à matrícula em Institutos de Ensino, oficiais ou reconhecidos, destinados à formação de médicos, dentistas, farmacêuticos ou veterinários, desde que aprovados no 2º ano do Ensino Médio, quando da seleção da classe a que pertencer.

Se na época da seleção já estiver matriculado em Institutos de Ensino, oficiais ou reconhecidos, destinados à formação de médicos, dentistas, farmacêuticos ou veterinários, poderá obter adiamento por tempo igual a duração do curso ou até a interrupção do mesmo.

O candidato à matrícula nos Institutos de Ensino destinado à formação de médicos, dentistas, farmacêuticos ou veterinários, que não obtiver aprovação em nenhum desses Institutos, concorrerá, com prioridade, à incorporação, nas Organizações Militares da Ativa, com a primeira classe a ser convocada.

Os estudantes MFDV, após concluírem os cursos terão a situação regulada em legislação especial, a Lei de Prestação do Serviço Militar pelos Estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária e pelos Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários, Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967.

Os estudantes MFDV, que interromperem o respectivo curso terão prioridade, em igualdade de condições de seleção, para matrícula em órgãos de Formação de Reserva ou para incorporação em Organização Militar da Ativa, com a primeira classe a ser convocada, conforme o caso. Durante o período de adiamento e incorporação, os estudantes deverão apresentar-se anualmente ao órgão do Serviço Militar, a fim prorrogar a data de validade do CAM, registrada na ocasião da concessão do adiamento.

O Regulamento da Lei do Serviço Militar, incumbe os diretores dos Institu- tos de Ensino de remeter aos comandantes de RM, em cujos territórios tenham sede, relações dos alistados que concluírem os respectivos cursos ou forem desliga- dos antes de os concluírem contendo: nome, filiação, data e local de nascimento, número, origem e natureza do documento comprobatório de situação militar.

A Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967, ao tratar do adiamento de incorpo- ração reafirma o previsto no Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966. A Lei nº 5.292, apresenta em seu art 8º, § 1º, o seguinte detalhe: Os estudantes regularmen- te matriculados nos IEMFDV, com adiamento por tempo igual ao da duração do cur- so, e que terminado o tempo de duração normal, necessitarem de novo adiamento para a conclusão do curso deverão requerê-lo, anualmente.

Conforme o PGC/2011, o Comando da Região Militar poderá conceder o adiamento de incorporação para o médico que comprovar aprovação em concurso para residência ou curso de especialização. Tal medida visa permitir um crescente aumento de profissionais qualificados no processo seletivo, melhorando a qualidade do Serviço de Saúde das Forças Armadas. Poderá também a critério do Comandan- te da Região Militar, solicitar o adiamento da residência junto ao Conselho Nacional de Residência Médica. Conforme a resolução nº 01/2005, de 11 Jan 05, do Conse- lho Nacional de Residência Médica, garante a vaga do médico residente que presta- rá o Serviço Militar Obrigatório por período de 01 (um) ano.

Os requerimentos de adiamento deverão dar entrada nas JSM e serem remetidos por meio do canal de comando, quando for o caso, ao Comando da Regi- ão Militar, o qual analisará cada caso, deferindo ou não os pedidos, observada a ne- cessidade de pessoal para o serviço de saúde.

Os prazos para concessão de adiamento de incorporação no ano de 2010/2011, são os descritos no quadro abaixo:

DATA LOCAL OBSERVAÇÃO

04 Jan a 30 Jun 10 (*) JSM / CSM Entrada do requerimento na JSM 05 Jul a 08 Out 10 (*) CS / JSM (**) Encaminhar o interessado à JSM

Até 28 Jan 2011 (***) SSMR Data limite requerimento para MFDV

(*) Período em que o convocado deverá dar entrada no requerimento de solicitação de adiamento de incorporação.

(**) As CS deverão encaminhar os conscritos interessados na obtenção de adiamento de incorporação às respectivas JSM, para o requerimento correspon- dente.

(***) Data limite para requerimento de adiamento de incorporação para o MFDV que apresentar declaração de que foi aprovado no concurso ou está cursan- do Residência Médica ou comprovar que está freqüentando curso de “Pós-gradua- ção” ou similar, e comprovação para os matriculados em Instituto de Ensino Técnico, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação. (MINISTÉRIO DA DEFESA, 2009)

No documento Serviço militar (páginas 31-34)

Documentos relacionados