• Nenhum resultado encontrado

O Cérebro

No documento Exploração Vocacional (páginas 41-46)

3 Biossensores Cognitivos

3.5 O Cérebro

O cérebro é o órgão principal e central do sistema nervoso de todos os seres vivos vertebrados e também de alguns invertebrados. Geralmente localizado na cabeça e protegido pelo crânio, próximo dos factores sensoriais primários: Visão, Audição, Equilíbrio, Paladar e Olfacto.

O cérebro do ser humano contém cerca de 100 biliões de neurónios, cada um ligado por mais de 10.000 conexões sinápticas. Tudo arquitectado para que o cérebro seja o servidor como estrutura física da mente, uma vez que este gera comportamentos que promovem o bem-estar do indivíduo.

Este órgão é “particularmente complexo e extenso. É imóvel e representa apenas 2% do peso do corpo, mas recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombardeado pelo coração.” [Wikipedia, 2012b] Divide-se em dois hemisférios: esquerdo e direito e cada um está associado a uma determinada área funcional.

“O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, e é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes refutem essa afirmação,

24

comprovando que existem partes do hemisfério esquerdo destinados a criatividade e vice-versa. Nos canhotos as funções estão invertidas. O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localizam-se duas áreas especializadas: a Área de Broca, o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke, o córtex responsável pela compreensão verbal.”

[Wikipedia, 2012b]

3.5.1 Divisão das funções cerebrais

Os dois hemisférios em que o cérebro está dividido têm um foco fundamental quando correlacionados com a aprendizagem.

Em geral os hemisférios esquerdo e direito do cérebro processam informações de diferentes maneiras. Um indivíduo tende a processar a informação através do seu lado dominante. No entanto, o processo de aprendizagem e de pensamento é reforçado quando os dois lados do cérebro participam de uma forma equilibrada.

Algumas das diferenças que existem entre os hemisférios esquerdo e direito:

 O hemisfério esquerdo é mais analítico, e consequentemente usa mais a lógica. É mais direccionado para a área das matemáticas e ciências, sendo mais detalhista e estratégico, porém também mais prático e seguro.

 O hemisfério direito é mais global e por isso usa mais os sentimentos, imaginação, percepção espacial, intuição, pensa por associações e processamento paralelo.

Voltado para a filosofia e religião, acredita, aprecia, fantasia. Apresenta possibilidades em detrimento de certezas.

3.5.1.1 Linear vs. Holístico

O lado esquerdo do cérebro processa a informação de uma forma linear. Começa pela parte até chegar ao todo. Organiza as peças de uma forma lógica, e consegue tirar conclusões. O lado direito do cérebro no entanto começa com a resposta: primeiramente vê o total e só depois os detalhes.

3.5.1.2 Sequencial vs. Desorganizado

O lado esquerdo é mais sequencial, organizado e gosta de planear tudo com um seguimento lógico. Pelo contrário, o lado direito do cérebro é aleatório, tem a capacidade de mudar de uma tarefa para outra. Devido ao lado direito ser mais trapalhão, os indivíduos com este lado dominante, devem fazer listas e programações.

Exploração Vocacional

25 3.5.1.3 Simbólico vs. Concreto

O lado esquerdo do cérebro usa mais um pensamento por símbolos, como letras, palavras e notações matemáticas. O lado direito do cérebro, por outro lado, quer que as coisas sejam concretas, quer ver, sentir, ou tocar o objecto real.

3.5.1.4 Lógico vs. Intuitivo

O lado esquerdo segue processos lineares, de forma sequencial e lógica. Usa cada parte da informação para resolver um problema de matemática ou experiência científica. O lado direito do cérebro usa a intuição. Pode saber a resposta certa para um problema matemático, mas não ter a certeza de como se obteve o resultado.

3.5.1.5 Verbal vs. Não-verbal

O lado esquerdo do cérebro tem muita facilidade em expressar-se por palavras. Enquanto o lado direito do cérebro tem mais dificuldades em encontrar as palavras certas apesar de saber o que querem dizer.

3.5.1.6 Realidade vs. Fantasia

O lado esquerdo do cérebro lida com as coisas reais. Preferem saber as regras e segui-las. O lado direito às vezes não é consciente de haver algo errado. O lado direito é mais criativo.

3.5.2 O Cortex Cerebral

“No cérebro há uma distinção visível entre a chamada massa cinzenta e a massa branca, constituída pelas fibras (axónios) que entreligam os neurónios.” [Wikipedia, 2012b] Por sua vez, a substância cinzenta do cérebro, o córtex cerebral, é dividida em quatro áreas chamadas de lobos “cada uma com funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem. O lobo frontal fica localizado na região da testa; o lobo occipital, na região da nuca; o lobo parietal, na parte superior central da cabeça; e os lobos temporais, nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas.

26

Figura 3 – Lobos cerebrais

Os lobos parietais, temporais e occipitais estão envolvidos na produção das percepções resultantes daquilo que os nossos órgãos sensoriais detectam no meio exterior e da informação que fornecem sobre a posição e relação com objectos exteriores das diferentes partes do nosso corpo.” [Wikipedia, 2012b]

3.5.2.1 Lobo Frontal

“O lobo frontal, que inclui o córtex motor e pré-motor e o córtex pré-frontal, está envolvido no planeamento de acções e movimento, assim como no pensamento abstracto. A actividade no lobo frontal aumenta nas pessoas normais somente quando temos que executar uma tarefa difícil em que temos que descobrir uma sequência de acções que minimize o número de manipulações necessárias. A parte da frente do lobo frontal, o córtex pré-frontal, tem a ver com estratégia: decidir que sequências de movimento activar e em que ordem e avaliar o seu resultado. As suas funções parecem incluir o pensamento abstracto e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afectivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para acção e atenção selectiva. Traumas no córtex pré-frontal fazem com que uma pessoa fique presa obstinadamente a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma sequência de acções correta.” [Wikipedia, 2012b]

Podem ser traduzidas as seguintes características:

 Memória;

 Concentração;

 Emoções positivas.

Exploração Vocacional exterior depois de terem passado pelo tálamo: há zonas especializadas em processar a visão da cor, do movimento, da profundidade, da distância, etc. Depois de percebidas por esta área - área visual primária - estes dados passam para a área visual secundária. É aqui que a informação recebida é comparada com os dados anteriores que permite, por exemplo, identificar um cão, um automóvel, uma caneta. A área visual comunica com outras áreas do cérebro que dão significado ao que vemos tendo em conta a nossa experiência passada, as nossas expectativas. Por isso é que o mesmo objecto não é percepcionado da mesma forma por diferentes sujeitos. Para além disso, muitas vezes o cérebro é orientado para discriminar estímulos. Uma lesão nesta área provoca agnosia, que consiste na impossibilidade de reconhecer objectos, palavras e, em alguns casos, os rostos de pessoas conhecidas ou de familiares.” [Wikipedia, 2012b]

Deste lobo pode concluir-se que as características principais são:

 Capacidade de aprendizagem; primária é estimulada. Tal como nos lobos occipitais, é uma área de associação - área auditiva secundária - que recebe os dados e que, em interacção com outras zonas do cérebro, lhes atribui um significado permitindo ao Homem reconhecer o que ouve.” [Wikipedia, 2012b]

Dos lobos temporais sobressaem as características:

 Regulação emocional;

 Processamento auditivo;

 Reconhecimento de palavras;

 Leitura;

 Memória pela linguagem.

28

Lobos Parientais

“Os lobos parietais, localizados na parte superior do cérebro, são constituídos por duas subdivisões - a anterior e a posterior. A zona anterior designa-se por córtex somatossensorial e tem por função possibilitar a recepção de sensações, como o tacto, a dor e a temperatura do corpo. Nesta área primária, que é responsável por receber os estímulos que têm origem no ambiente, estão representadas todas as áreas do corpo. São as zonas mais sensíveis que ocupam mais espaço nesta área, porque têm mais dados para interpretar. Os lábios, a língua e a garganta recebem um grande número de estímulos, precisando, por isso, de uma maior área.

A área posterior dos lobos parietais é uma área secundária que analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela área anterior ou primária, permitindo-nos a localização do nosso corpo no espaço, o reconhecimento dos objectos através do tacto, etc.” [Wikipedia, 2012b]

Podem ser apontadas, pra este lobo, as características:

 Capacidade de resolução de problemas;

 Matemática;

 Gramática complexa;

 Atenção.

No documento Exploração Vocacional (páginas 41-46)

Documentos relacionados