• Nenhum resultado encontrado

“O estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto, ou indivíduo, de uma única fonte de

4.2 A IMPORTÂNCIA DO DESIGN PARA A COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE INTEGRAL

4.2.2 Campanhas de rebranding e redesign

4.2.2.2 O CASO INSTAGRAM: REDESIGN

- A marca Instagram

O Instagram é uma rede social de partilha de fotos e vídeos, criada em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. Permite a utilização de filtros, a gravação de vídeos e a sua partilha noutras redes como o Facebook e o Twitter.

É uma das redes sociais com mais sucesso pelo seu design apelativo e simples e pelas suas funcionalidades. Em média tem cerca de 200 milhões de utilizadores diários que gastam no mínimo 20 minutos com a aplicação, partilham cerca de 80 milhões de fotos e vídeos por dia gerando cerca de 3,5 biliões de gostos. Mantendo-se fiel na sua aparência desde o seu lançamento, este ano sofreu uma mudança drástica no seu design. Se no inicio o objetivo era a partilha de fotos, atualmente é utilizada pela grande maioria dos jovens e celebridades como meio de comunicação e de divulgação de novidades.

Inicialmente o objetivo era passar a ideia vintage conferido essas características às fotos através da aplicação de filtros. No entanto, com a evolução da Internet, das tendências digitais e da concorrência por parte de aplicações como o Snapchat, característico pelas suas funcionalidades e design moderno, foi necessário atualizar a sua imagem.

- O redesign de 2016

Com o passar dos anos e com as novas tendências no campo do design e da comunicação visual, os responsáveis acharam que era necessário atualizar o aspeto visual do Instagram. Para os criativos, o antigo logótipo tinha uma base fraca para ser convertido num ícone, era antiquado, foi por isso necessário criar um logo mais flexível, com mais atitude e mais atualizado.

Figura 48: Antigo e novo logótipo da marca

Instagram

04

DA TEORIA À PRÁTICA

De acordo com Ian Spalter, o designer chefe, a dificuldade era desenvolver algo que mantivesse a história construída até então, mas que fosse suficientemente diferente para justificar as transformações. Decidiram manter o clássico símbolo da máquina fotográfica, afastando-a do aspeto retro conferindo-lhe linhas mais modernas e elegantes e uma paleta de cores mais variada. A escolha por um design plano (flat design) sem sombras, reflexos e dimensionalidade tornou o interface mais funcional, seguindo tendências que marcas como a Apple já tinham acompanhado.

Figura 49: Novo e antigo

layout da marca Instagram

Estas alterações visuais foram também aplicadas às restantes aplicações da família Instagram – Layout, Boomerang e Hyperlapse – com a utilização do mesmo gradiente e criando novos ícones, estabelecendo assim características próprias que unificam a marca e a tornam mais coesa, através de um redesign simples e eficaz. O facto de utilizarem as mesmas particularidades levaram a que pessoas que não sabiam da existência destas aplicações passassem a associá-las ao Instagram e a utilizá-las com a mesma frequência.

O estilo tipográfico manteve-se, alterando apenas o “I” de Instagram, mas o layout da página sofreu alterações: deixou de ter o azul como cor predominante e apostou num aspeto mais “clean” baseando-se no preto e no branco realçando as fotos e vídeos como sendo os únicos elementos com cor. De acordo com Mackey Saturday, um dos designers que trabalhou na criação da nova identidade visual, desenvolveu-se “um logótipo que é mais refinado, durável, e que posiciona a marca para a expansão. Olhamos para o passado para inspirar o futuro (...), mantemos o carácter importante da fonte original, e colocamos a marca numa posição única e proeminente tanto na paisagem atual como no futuro”.

Figura 50: Antigos e novos logótipos da família Instagram

04

DA TEORIA À PRÁTICA

92

Figura 51: Mudança do

lettering

- o impacto

Embora este redesign seja recente e ainda não hajam números significativos para provar se foi um sucesso ou não, as opiniões dos utilizadores começaram a surgir imediatamente após as mudanças. Num primeiro momento a grande maioria das reações à nova imagem do Instagram foram negativas, houve uma rejeição imediata, não tanto pelo novo aspeto, mas pelo facto de terem mudado o que era familiar e pelo choque de cores. Segundo a psicóloga social, Heidi Halvorson, esta reticência deveu-se ao facto de se confiar no que é mais duradouro. As pessoas não gostam de mudanças, criam facilmente ligações emocionais com as marcas e até mesmo com os seus logótipos, por isso gostam de sentir que fazem parte. Uma mudança inesperada pode ser vista como uma “traição”.

Embora as transformações do Instagram tenham sido só do ponto de vista estético, criaram muito alvoroço pelo facto dos utilizadores acharem que não era necessária qualquer mudança, muito menos uma que tirasse as características básicas, dificultando a identificação instantânea da aplicação pela nova imagem. As semelhanças com as aplicações da Apple também não foram bem recebidas por utilizadores de outras marcas.

Figura 52, 53, 54: Algumas reações à nova marca Instagram

04

DA TEORIA À PRÁTICA

Entidades e marcas como o The Guardian corroboraram as opiniões menos positivas chegando mesmo a afirmar que o novo layout foi “como se a câmara tivesse sido assassinada e tivessem desenhado a giz o seu contorno. Assassinada ao pôr-do-sol!”. The New York Times defendeu a mesma posição ao publicar um artigo intitulado de “The Great Instagram Logo Freakout of 2016”.

No entanto, estas opiniões negativas não são preocupantes uma vez que a aplicação é usada tantas vezes e por tantas pessoas que eventualmente acabarão por se habituarem e adaptarem à nova imagem por uma questão de uso e repetição. O facto da forma de utilização não ter sido mudada e a experiência se manter a mesma, facilitou a aceitação por parte dos utilizadores. Na comunidade dos designers, de uma maneira geral a nova imagem foi bem recebida pela sua simplicidade, modernidade e enquadramento com o público-alvo.

De um ponto de vista mais concreto, esta aplicação que chegou aos 400 milhões de utilizadores no verão de 2015, não tem notado qualquer abrandamento no número de instagramers e nas interações diárias. O objetivo do Instagram era acompanhar a era digital e refletir as novas prioridades, uma vez que deixou de ser uma simples aplicação de partilha de fotos e vídeos e tronou-se uma comunidade social que quer destacar e dar cor às criações dos seus utilizadores.

- conclusão

A necessidade de modernização para acompanhar as últimas tendências tecnológicas e digitais, levaram o Instagram a apostar num redesign mais ousado.

Neste caso, ao contrário do que aconteceu com o rebranding da EDP, a aceitação não foi imediata chegando mesmo a haver críticas negativas e muita reticência por parte dos utilizadores. No entanto, olhando pelo ponto de vista do designer, temos que concordar que, uma vez que o Instagram já tinha mudado os seus objetivos, era necessária uma nova imagem.

Gostos à parte, este caso é mais um exemplo da importância do design para a comunicação de uma marca, pois através de uma nova “cara” percebemos imediatamente outros sentidos e experiências que esta aplicação permite. Enquanto antigamente associávamos o Instagram ao vintage, ao retro e à ideia de álbum fotográfico, agora vemos uma marca moderna, uma comunidade aberta que permite muito mais que a partilha de fotos, permite criar relações, desenvolver laços emocionais. Tornou-se uma autêntica rede social.