• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II: METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO

2.2 O contexto da investigação

A coleta de dados por meio de observação das aulas foi realizada em uma escola da rede pública estadual de ensino fundamental, localizada em uma cidade de porte médio no noroeste do Estado de São Paulo. O motivo da escolha desta escola foi o perceptível engajamento e compromisso das duas e únicas professoras de língua inglesa que trabalham conjuntamente, uma vez que uma delas ministra aulas apenas para as quintas e sextas séries, e a outra para as sétimas e oitavas, o que possibilita que elas desenvolvam um trabalho contínuo.

É relevante mencionar, porém, que antes de se fazer a opção definitiva por esta escola, o grupo (coordenadoras, mestrandas e graduandas) havia feito tentativas de trabalhar com professores de língua inglesa de outras escolas. Porém, em razão do grande número de profissionais de ensino de inglês disponíveis nestas outras escolas, observou-se um desencontro de agendas e um descomprometimento entre os professores e as escolas, fato que poderia comprometer o desenvolvimento do projeto.

Desta feita, quando o grupo apresentou-se para as professoras do presente contexto e detectou o empenho das mesmas, percebeu-se que poder-se-ia desenvolver um trabalho com mais êxito se fossem focadas apenas as duas professoras em questão, posto que elas demonstraram, naquele momento, maior interesse em discutir sua prática.

No contexto escolhido, segundo relato da própria professora participante, a clientela é heterogênea e os alunos que freqüentam a escola não fazem parte apenas da comunidade na qual ela está inserida. Outros alunos residentes em diversos bairros optam por esta escola em virtude da qualidade do ensino e da maior segurança nela encontrada.

O livro didático utilizado faz parte da coleção Read and Learn6 e foi escolhido pelas professoras e coordenadora da escola que, após considerarem o seu conteúdo e preço, decidiram adotá-lo. A grande maioria dos alunos possui o livro, sendo que alguns deles o compram, outros fazem fotocópia por não terem condições financeiras para adquiri-lo. De acordo com os autores do livro, ele apresenta as quatro habilidades lingüísticas (ler, ouvir, falar e escrever) de maneira integrada, valorizando a construção de sentido por meio da interação entre os participantes, embora a coleção privilegie a leitura, na qual o aluno é instruído sobre as estratégias de leitura adequadas aos seus objetivos. Os textos são ilustrados e os alunos devem utilizar elementos da linguagem não-verbal para antecipar e melhor compreender a linguagem verbal. Aspectos gramaticais relevantes para a construção de textos coesos e coerentes são sistematicamente trabalhados.

A compreensão oral é trabalhada como habilidade de apoio para o desenvolvimento das outras habilidades, principalmente a leitura, com a apresentação de textos que se encontram no Livro do Aluno. Devido à pequena carga horária das aulas de inglês, as atividades de produção oral são sugeridas ao longo das unidades, porém elas devem ser trabalhadas de acordo com as possibilidades, os interesses e as necessidades de cada turma. A produção da escrita é desenvolvida de maneira integrada às outras habilidades e funciona como uma forma de consolidação dos conhecimentos de estrutura e vocabulário. Grande parte dos exercícios propostos deve ser realizada por escrito.

Ao trabalhar com as quatro habilidades (com ênfase na leitura), na realização das atividades, os alunos são levados a utilizar estratégias de aprendizagem e de raciocínio crítico, para que desta forma, conjuntamente com o professor, o aluno construa o seu conhecimento. A metodologia do livro didático focaliza a interação professor-aluno na construção do

conhecimento comum. Pretende-se que o aluno torne-se cada vez mais autônomo e co- responsável pelo processo de ensino e aprendizagem.

A língua portuguesa é utilizada nos enunciados que seriam de difícil compreensão caso tivessem sido redigidos em inglês, na compreensão e aquisição de vocabulário.

O livro apresenta 16 unidades agrupadas em quatro grupos de quatro e ao final de cada bloco, há um Flashback (unidade de revisão), um Vocabulary Study (estratégias de estudo e aprendizagem de vocabulário) e um Thinking about Learning (reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem). No final de cada livro há um Vocabulary com significado em português da maior parte das palavras usadas no respectivo livro.

As unidades se iniciam com figuras ou ilustrações relacionadas ao seu título, que promovam discussões sobre o tema a ser explorado, trabalhado na língua materna. Depois, o áudio deve ser colocado, sem que os alunos acompanhem o texto escrito. Primeiramente, eles devem tentar compreender ou identificar alguns aspectos, forçando-se, desta maneira, a compreensão oral. Somente depois desta tentativa os alunos poderiam acompanhar o texto e verificar suas respostas, ouvindo o texto novamente, na seção chamada Ready to read. Em seguida, na seção Read and Learn, os alunos devem responder perguntas relacionadas ao texto. A seguir, a gramática é apresentada no Focus on Grammar, na qual os conteúdos gramaticais são trabalhados levando os alunos a tirar suas conclusões sobre regras e aplicá-las em exercícios contextualizados. Após, em Crazy Daisy and Silly Billy, há um tirinha humorística para ler e rever vocabulário e estruturas gramaticais. Em seguida, em Read and Learn a bit more, há a compreensão de textos autênticos com temática relacionada à da unidade, que se encerra com Project, propostas de projetos de pesquisa relacionados ao tema da unidade para os alunos desenvolverem em grupos, que devem escolher um projeto a cada quatro unidades.

Na escola em questão, trabalham-se apenas dois volumes da coleção, pois apesar de ser constituído por 16 unidades, as professoras dividem o conteúdo da seguinte maneira: o primeiro volume é utilizado nas quintas (unidades 01-08) e sextas séries (unidades 09-16) e o segundo, nas sétimas (unidades 01-08) e oitavas (unidades 09-16). Ou seja, cada série trabalha com apenas oito unidades de cada livro e o trabalho das professoras é seqüencial.

Documentos relacionados