• Nenhum resultado encontrado

Parte II Intervenção pedagógico-didática

Capítulo 1 – Enquadramento do Estágio Pedagógico do ano letivo 2018/2019

1.1. O contexto da experiência

O Estágio Pedagógico teve a duração de um ano letivo e realizou-se na FLUP. Antes de mais, vale a pena salientar que na proposta educativa desta instituição existe uma vasta oferta de cursos de línguas estrangeiras tanto europeias como não-europeias, a saber: alemão, árabe, chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português64, russo, sueco, turco65.

Os cursos de PLE lecionados nesta instituição são destinados a cidadãos estrangeiros com idade igual ou superior a 16 anos e estão organizados em dois semestres de 60 horas letivas cada (duas aulas de duas horas por semana66). O primeiro semestre

funciona entre outubro e fevereiro e o segundo, abrange o período entre fevereiro e junho, sendo que a inscrição no 2º semestre não implica a inscrição prévia no primeiro.

64 Pelo termo “português” compreende-se o curso CAPLE na FLUP.

65 Informação disponível em:

https://sigarra.up.pt/flup/pt/CAND_GERAL.CONCURSOS_CAND_ABERTOS_VIEW?pv_tipo_curso_s igla=&pv_apr_tipo_cur=S; acesso em: 19.01.2020.

66 Anote-se que a partir do ano letivo 2019/2020 as aulas do curso de PLE na FLUP passaram a ter duração de uma hora e meia, com a frequência de três vezes por semana.

Tendo em conta o Quadro Europeu Comum de Referência (daqui em diante: QECR67) (2001, pp. 47-48), o curso abrange 6 níveis de proficiência diferentes: iniciação

(A1.1 e A1.2.); elementar (A2.1. e A2.2.); limiar (B1.1. e B1.2.); vantagem (B2.1; B2.2.); autonomia (C1.1. e C1.2.); mestria (C2.1. e C2.2.) e a colocação dos candidatos nos diferentes níveis é feita na FLUP através de um teste de diagnóstico a que os estudantes se submetem antes da inscrição no curso de PLE.

Figura 1 – Apresentação dos Níveis Comuns de Referência (QECR, 2001, p. 48)

Refira-se que o interesse no CAPLE na FLUP é geralmente muito alto (o que se pode verificar através do número de inscrições), devido ao facto de a maior parte dos estudantes realizarem em Portugal permanências ao abrigo de vários programas de intercâmbio universitário (Erasmus+, Santander, bolsas do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua) e outros acordos bilaterais com Portugal, ultrapassando 150 matriculados nos dois semestres68.

O Estágio Pedagógico foi desenvolvido em duas turmas distintas de nível B, uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano letivo de 2018 / 2019. Vale a pena notar

67 O QECR fornece uma base comum para a elaboração de programas de línguas, linhas de orientação curriculares, exames, manuais, etc., na Europa. Descreve exaustivamente aquilo que os aprendentes de uma língua têm de aprender para serem capazes de comunicar nessa língua e quais os conhecimentos e capacidades que têm de desenvolver para serem eficazes na sua atuação. A descrição abrange também o contexto cultural dessa mesma língua. O QECR define, ainda, os níveis de proficiência que permitem medir os progressos dos aprendentes em todas as etapas da aprendizagem e ao longo da vida (Conselho da Europa, 2001, p. 19).

68Refira-se que no ano letivo 2018/2019 nos cursos de PLE estiveram matriculados num total de 197 estudantes, maioritariamente inscritos no curso anual (primeiro e/ou segundo semestre), sendo o curso intensivo de verão de menor frequência; informação disponível em: https://sigarra.up.pt/flup/pt/fest_geral.fest_list?pv_num_pag=2&pv_numero_de_estudante=&pv_nome= &pv_estado=1&pv_curso_id=12821&pv_em=2018&pv_ate=&pv_1_inscricao_em=&pv_ate_2=&pv_tip o=&pv_tipo_de_curso=&pv_area_form_cont_id=&pv_observacoes=&pv_ramo_id=&pv_ano_curr_min= &pv_ano_curr_max=&pv_email=&pv_n_registos=20&pv_estatuto_id=; acesso em: 04.07.2019.

que a minha participação nas aulas do primeiro semestre consistiu somente nas observações (15) com o fim de me poder familiarizar com o ambiente e as atividades letivas na sala de aula, enquanto no segundo semestre a minha participação revestiu a modalidade de interação-ação, compreendendo as minhas observações (15), as regências (6) e a observação dos cursantes nas provas do exame escrito (1) e oral (1).

Através de múltiplas atividades lúdicas e gramaticais, mediante as quais os estudantes estavam expostos ao longo do segundo semestre tanto na forma individual como em grupo, pretendi que as intervenções no Estágio Pedagógico consciencializassem os estudantes sobre as regras da colocação pronominal na frase em português e desenvolvessem as capacidades gramaticais no âmbito dos clíticos e o seu uso, tanto na língua falada como na escrita.

Merecem referência aqui também os diferentes espaços em que decorreu o Estágio na FLUP: no primeiro semestre, as observações tiveram lugar na sala do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos (DEPER) e no Departamento de Estudos Germanísticos (DEG), enquanto no segundo semestre as aulas tiveram lugar na sala 309.

É de sublinhar que durante todo este período me encontrava sob a tutela do Professor Doutor Luís Fernando de Sá Fardilha. No decorrer do estágio houve sempre consultas (i.e. comentários relacionados com os grupos a observar, consultas relativas aos materiais que iam ser utilizados por mim) e posteriores comentários a respeito das Unidades Letivas lecionadas.

Realce-se aqui também que tanto as observações como posteriores comentários tocantes aos grupos a observar são instrumentos de consolidação e motivação para o desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica, estabelecendo o progresso constante do estagiário ao longo da sua Prática Letiva.

Quanto às Unidades Didáticas do Estágio Pedagógico, as três compostas por duas Unidades Letivas cada, foram lecionadas no segundo semestre e sujeitas à avaliação prevista no Regulamento de Estágio69.

69 Informação disponível em:

https://sigarra.up.pt/flup/pt/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=515376&pv_cod=19aOcaATfaEa; acesso em: 19.01.2020.

A primeira regência decorreu nos dias 12 e 15 de março; a segunda regência decorreu nos dias 14 e 17 de maio; e a terceira regência decorreu nos dias 7 e 11 de junho. Cada Unidade Letiva teve a duração de duas horas (120 minutos).

1.2. Caraterização dos grupos de estudantes

Documentos relacionados