• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4. Análise Bibliométrica

4.2 Análise por Autores

4.2.4 O Contributo de Autores Chave

Tomando por suporte toda a evidência abordada nas seções precedentes, afigura-se importante responder à seguinte questão: quais os autores mais influentes na área de estudo que focamos neste trabalho – empreendedorismo? Não é surpreendente que métricas distintas ofereçam respostas diferentes a esta questão dado que assumem critérios alternativos de resposta. Não obstante essa dificuldade, selecionamos três autores e procuramos abordar, de modo mais abrangente, o seu contributo neste domínio. O mais inquestionável dos autores escolhido é M. Wright, uma vez que se posiciona na posição cimeira entre os autores de referência no que respeita ao número de artigos, número de citações, 2VU, 7FG, K e M − 3WQ80. Adicionalmente,

escolhemos D. Shepherd, pois exibe o valor mais elevado de ℎ@, e S. Zahra, o qual obtém o

valor mais elevado em 2FG e em ./0NOPQ.

Com base nesta seleção, efetuámos uma análise mais detalhada do seu percurso e contributo, o qual sintetizamos seguidamente.

4.2.4.1 Mike Wright

Mike Wright é professor de empreendedorismo, pertencente ao Departamento de Inovação e Empreendedorismo do Imperial College London, Reino Unido. Porém, num momento anterior esteve vinculado à Nottingham University Business School tendo escrito mais de 50 livros e 400 artigos em revistas académicas e profissionais sobre management buy-outs, venture

72

relacionados. Tem ainda como afiliação The Centre for Management Buy-out Research do qual é diretor. Este foi o primeiro centro dedicado ao estudo de private equity e buy-outs, estabelecido por si na Nottingham University Business School mas que, em 2011, se transferiu também para o Imperial College London.

De realçar que Wright foi classificado como nº1 mundialmente para publicações em empreendedorismo académico e em empreendedorismo. É ainda editor da Strategic

Entrepreneurship Journal e membro do BVCA Research Advisory Board.

No que respeita às suas temáticas de estudo, lidera a investigação sobre finanças e governance no Enterprise Research Center e os seus interesses de investigação incluem empreendedorismo, family businesses, finanças empresariais e governance.

No que concerne ao artigo mais citado de Wright, este intitula-se Strategy in emerging

economies e foi escrito em colaboração com Robert E Hoskisson, Lorraine Eden e Chung Ming

Lau, no decorrer do ano de 2000. Este artigo atingiu já as 3555 citações.

4.2.4.2 Dean Shepherd

Dean Shepherd é uma das figuras mais emblemáticas na área do empreendedorismo, sendo detentor de MBA e doutoramento obtidos na Bond University, Austrália. Atualmente, exerce o cargo de Professor Catedrático na Mendoza College of Business, pertencente à Notre Dame

University, lecionando na área do empreendedorismo. No que respeita ao seu percurso, foi

ainda professor de diversas unidades curriculares direcionadas para a vertente do Empreendedorismo, tais como empreendedorismo estratégico e liderança empreendedora na

Kelley School of Business, Indiana University, EUA.

Em 2012, a Jonkoping University, na Suécia, premiou-o com um doutoramento honoris causa e no ano seguinte foi a vez da Technische Universität München, na Alemanha, fazer o mesmo. Além disso, destaca-se sobretudo pelas inúmeras investigações que tem levado a cabo, ao longo dos anos, abordando diversos conceitos e temáticas relacionadas com a tomada de decisão dos agentes económicos, atuação face às oportunidades existentes e aos recursos disponíveis, aprendizagem decorrente da experiência e imprevisibilidade do fracasso e alavancagem de recursos cognitivos.

73

Dean Sheperd é ainda editor da Journal of Business Venturing e tem publicado artigos académicos/científicos nas principais revistas de empreendedorismo, gestão estratégica, gestão das operações e psicologia. Conta com mais de 20 livros publicados.

Relativamente ao artigo de Shepherd que alcançou um maior número de citações, este foi o

Entrepreneurial orientation and small business performance: a configurational approach,

escrito em parceria com Johan Wiklund e publicado no ano de 2005. Este artigo pertence ao 20º volume da Journal of Business Venturing e conta com 2467 citações.

4.2.4.3 Shaker Zahra

Shaker Zahra é um professor de estratégia e diretor da Carlson School of Management, na Universidade de Minnesota. Adicionalmente possui funções de direção académica no Gary S.

Holmes Entrepreneurship Center. Doutorou-se em Business Adminstration pela University of Mississipi e obteve um MBA em gestão pela National University.

A sua área de investigação está vocacionada para o desenvolvimento de capacidades empreendedoras em indústrias globais, o “entrepreneurial knowledge” e a missão do empreendedorismo corporativo na criação, absorção e conversão do conhecimento. Zahra faz uma análise detalha desde a criação de uma indústria, a sua evolução e as fontes de inovação adotadas como consequências do fenómeno de empreendedorismo.

Este autor é detentor de um vasto currículo, com destaque para os cinco doutoramentos honoris

causa, atribuídos pela Stockholm School of Economics, Jonkoping International Business School (ambas na Suécia), Ghent University (Bélgica), University of Messina (Itália) e Universidad de Olavide de Seville (Espanha). Conquistou, em 2014, o prémio de Global Award for Entrepreneurship Research, “Best paper” pelo Journal of Management Studies, entre

outros. As suas investigações já foram destacadas pelo New York Times, Financial Times, USA

Today. Os seus artigos estão traduzidos em mais de dez línguas. Apresenta 12 livros

publicados.

No que diz respeito às suas investigações, estas encontram-se publicadas nas principais revistas de empreendedorismo, entre as quais: Academy of Management Journal, Academy of

Management Review, Academy of Management Executive, Strategic Management Journal, Journal of Management, Journal of International Business Studies, Journal of Management Studies, Journal of Business Venturing, Journal of Organizational Behavior.

74

O artigo mais citado de Zahra foi escrito em cooperação com Gerard George, denomina-se

Absorptive capacity: A review, reconceptualization, and extension e integra o volume 27 da Academy of Management Review. Este apresenta cerca de 9379 citações.

Documentos relacionados