• Nenhum resultado encontrado

O “Cristalville” hoje: localização e indicadores sociais

3. ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONDOMÍNIO DE LOTES EM BELÉM: O CASO

3.1 FRAGMENTOS HISTÓRICOS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO DA CIDADE DE BELÉM

3.2.1 O “Cristalville” hoje: localização e indicadores sociais

O “Condomínio Cristalville” se localiza no bairro de Val-de-Cães177, nos termos da

Lei Municipal 7.806/1996, localizado na denominada “Área de Transição” do Município de Belém178. A sua localização atual é ilustrada pelo mapa da figura 1, fornecido pela Companhia

de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém – CODEM. Vale salientar que toda a área ilustrada pelo mapa está compreendida dentro da Segunda Légua Patrimonial.

Segundo o mapa da CODEM (figura 1), o Cristalville é identificado como uma área de domínio pleno que advém da porção maior de terra de propriedade da Construtora FREIRE MELLO LTDA. Seu terreno está compreendido no Lote “A” da antiga Fazenda Val-de- Cans179, cuja propriedade original o mapa identifica ser de RAIMUNDO ZENO FERREIRA.

Imediatamente ao norte do Condomínio, encontra-se o lote “B” da Fazenda, identificado como de propriedade de JOÃO ROSO CARDOSO DANIN. No lote “B”, segundo o mapa, é possível identificar que estão parte da área do Estádio do Mangueirão, bem como partes das áreas do Conjunto Habitacional Catalina e do Pantanal. A leste, dentro do lote “A” da Fazenda Val-de-Cans, estão o Condomínio Água Cristal e o Residencial Felizcidade, os quais são identificados como originários do mesmo lote “A”. A oeste está o Aeroporto Internacional de Belém, situadas em propriedade da Aeronáutica. A sul, está uma

177Existe divergência quanto ao nome do bairro. Segundo Ferreira, a terminologia original seria “Val-de-Cans”, dada pelo Governador Lauro Sodré, em 1985, quando, impressionado com uma multidão de negros com cabelos brancos, que assistiam sua comitiva passar de barco em frente à localidade, exclamou que aquilo era um verdadeiro “val-de-cans”, ou seja, um verdadeiro vale de cabelos brancos. O nome “Val-de-Cães” seria ligado à II Guerra Mundial, adotado pelo jornal nazista “Volkischer Beobachter”, ao publicar vários artigos insultuosos ao Brasil, e que alardeava o bombardeio futuro do “Val-de-Cães”, para desalojar os cães americanos que usavam a base aérea de Belém na Guerra. (FERREIRA, Olavo Guimarães. Val-de-Cans. 1ª ed. Belém: CEJUP, 1989). Essa dissertação adotará o termo “Val-de-Cães”, nome segundo a Legislação do Município (BELÉM. Lei nº 7.806, de 30 de julho de 1996. Delimita as áreas que compõem os bairros de

Belém e dá outras providências. Disponível em:

http://www.belem.pa.gov.br/segep/download/leis/lei_bairros.pdf. Acesso em 19.06.2015).

178Segundo Trindade Jr., a Área de Transição do Município de Belém recebeu tal denominação em função da construção dos primeiros conjuntos habitacionais do tipo BHN na década de 60 do Século XX, consolidando- se na década de 70. O autor também observa haver nessa área grandes terrenos institucionais que definiram o estrangulamento da expansão metropolitana, devido à pouca ocupação e baixa densidade populacional (TRINDADE JR., op. cit., p. 139-140).

179Adota-se o termo “Val-de-Cans” para designar a antiga Fazenda em razão de os documentos obtidos junto às instituições públicas assim a designarem, em sua maioria.

grande área da Marinha, que foi desapropriada pela Companhia Port of Pará.

Figura 1 – Mapa da região em que se localiza o Cristalville. Fonte: CODEM, 2015.

Dentro da área da Marinha, ao sul estão: a) a área do Parque Amazônico, definida pelo Decreto Municipal nº 52.735, de 09.03.2007; b) o Shopping Bosque Grão-Pará180; c) um

condomínio de incorporação promovida, segundo o mapa, pela Construtora FREIRE MELLO LTDA, cuja pesquisa em sites de internet identificou como “Cidade Cristal”181. Ao sul da área

de propriedade da Marinha, estão as Terras da Empresa de Navegação da Amazônia S/A –

180“O Shopping será construído em terreno de 123 mil metros quadrados, localizado a apenas 10 minutos do centro de Belém. Vizinho a dois importantes condomínios residenciais horizontais da Cidade – o Água Cristal e o Cristal Ville, o Bosque Grão-Pará pretende propiciar em seu entorno a atração de novos investimentos, criando, assim, uma nova centralidade na capital paraense. Será âncora do maior empreendimento imobiliário a ser erguido na cidade nos próximos anos, a Cidade Cristal, um projeto de condomínios empresariais, comerciais e residenciais de alto padrão, construído e projetado pelo Consórcio Água Cristal, capitaneado pela Construtora Freire&Melo, empresa com larga tradição no Pará” (Shopping Bosque Grão-Pará Belém, Um shopping como Belém sempre quis. Disponível em: http://www.bosquegraopara.com.br/paginas_dinamicas.php?chave=empreendimento. Acesso em 19.06.2015).

181“O Bairro Cidade Cristal é um dos maiores empreendimentos urbanísticos do Brasil, desenvolvido dentro da região metropolitana de Belém. Um verdadeiro bairro planejado e que foi criado dentro dos mais modernos conceitos de bem-estar para a família. Um lugar onde será possível morar, trabalhar, estudar e se divertir em seu entorno, sem necessitar de carro para cumprir essas atividades do dia a dia” (FREIRE MELLO 2014, Cidade Cristal: Bairro planejado com o que há de mais moderno para o Bem-Estar da Família. Disponível em: http://freiremello.com.br/para-morar/cidade-cristal/. Acesso em 19.06.2015).

ENASA, o Parque Ecológico de Belém (Parque Gunnar Vingren, definido pela Lei Municipal nº 7.539/1991, e que fica compreendido nas terras da ENASA), áreas do Banco Nacional de Habitação – BNH e dos Correios, Exército e Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB-PA.

Dentro do contexto da Região Metropolitana de Belém – RMB, o condomínio Cristalville está inserido em área de elevado índice de desenvolvimento humano. Essa afirmação se baseia em dados obtidos junto à Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará – FAPESPA182, uma fundação pública vinculada ao Governo do

Estado do Pará, e que tem por objeto o amparo e o fomento a pesquisas com vistas a auxiliar na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Segundo dados obtidos junto à FAPESPA, o Cristalville faz parte de Unidade de Desenvolvimento Humano – UDH de Val-de-Cães: Condomínio Cristal Ville / Vila Naval do Marex. Os dados da FAPESPA mostram que, na UDH do Condomínio Cristalville, verificou- se um aumento do Índice de Desenvolvimento Humano Metropolitano – IDHM no ano de 2000 para o ano de 2010, de 0,860 para 0,930, sendo a renda (0,966) o fator que mais contribui para esse índice, seguido da longevidade (0,930) e educação (0,895). O índice é maior que a média do Município de Belém (0,746) e RMB (0,729), e ocupa a 6ª (sexta) posição entre as 251 (duzentas e cinquenta e uma) UDH's de Belém. Os mesmos dados mostram um crescimento na população, de 599 (quinhentas e noventa e nove) pessoas em 2000 para 1.357 (mil, trezentas e cinquenta e sete) em 2010, com média de crescimento de 8,52% ao ano, superior à média do Município (0,85%) e RMB (1,43%). Os demais indicadores sociais também mostram que a população residente na área desfruta de um bom índice de qualidade de vida.